Ícone do site resumov

VISUALIZE OS ESTUDOS DO DIA SEGUINTE (e supere barreiras)


Nós já falamos de como planejar os estudos e como deixar tudo pronto pro dia seguinte. Hoje, a gente vai falar sobre como sentir isso tudo acontecendo, sentir o que você colocou no papel virando realidade.

Quando as pessoas falam de visualização, elas falam de imaginar ter uma mansão, um carro, coisas muito distantes e muito no futuro. Elas esquecem que o que faz mesmo acontecer isso tudo isso que você quer, é o dia a dia, é ação que você faz hoje.

Primeiro passo

Então, hoje a gente focar na visualização do dia, na visualização do estudo, do que é preciso pra você cumprir seus sonhos no dia a dia. Tem até uma frase do Jim Carrey falando que você não pode visualizar e ir comer o sanduíche. Logo, você tem que visualizar e ir fazer a ação.

Então, você planejou seus estudos, deixou tudo pronto, o que você vai fazer de cada matéria, de cada horário. Qual vai ser mesmo o estudo? Vai ser estudar provas antigas? vai ser ver matéria nova? vai ser ver a apostila? videoaula? qual vai ser o estudo?

Logo, você anotou tudo isso pra cada matéria. Se você ainda não fez, faz lá.

Segundo passo

O segundo passo vai ser ver isso no papel e em cada etapa que você colocou, você vai fechar os olhos e vai imaginar isso acontecendo, vai sentir isso acontecendo. É importante, na visualização, que você sinta. Logo, não é só pensar, é sentir. Por exemplo, sentir pegando o papel, pegando na caneta, sentir como vai ser estudar aquela matéria. Isso vai fazer com que diminua a resistência de estudar aquela matéria.

Vamos pegar, por exemplo, física. Física, mecânica… super difícil. Agora imagina você estudando esse assunto feliz, aprendendo, se divertindo. Imagina isso, como seria estudar, fazer uma questão, conseguir fazer e aprender. Assim que vai ser a visualização do dia anterior, onde você vai imaginar isso tudo acontecendo.

Não precisa ser todas as matérias, só aquelas mais difíceis pra você, aquela que você tem um friozinho na barriga só de pensar você fazendo aquilo. Às vezes é uma prova antiga, ou começar a fazer as provas antigas e ter medo de errar alguma questão, etc.

A ideia não é achar que o que você visualizar e imediatamente vai acontecer. Por exemplo, você visualizar que vai acertar toda a prova… não é isso! A ideia é visualizar você tendo desafios e superando eles, superando de uma maneira positiva.

Dessa forma, vamos imaginar que tem uma questão que você não sabe resolver. Qual vai ser a sua atitude? Vai ficar pensando que não consegue de jeito nenhum ou vai tentar descobrir como resolver, achar uma resolução ou uma aula de como resolve isso?

Essa resposta positiva que é importante. Portanto, pensar no que pode dar errado e pensar como resolver isso.

Mudando crenças

Um outro exemplo é estudando matemática. Você sabe que com certeza vai ter questões que você não vai conseguir resolver, então você já vai pensar que quando você não conseguir, vai ver resolução naquele site ou vai ver videoaula, até mesmo uma resolução em vídeo no youtube. Essa é a ideia.

Isso vai pouco a pouco mudando crenças como:

Ah, isso é impossível, isso eu não consigo!

em:

Eu estou conseguindo, está dando certo, vou conseguir fazer isso!

Essa é a ideia, mudar essas crenças de um lado pro outro e ao mesmo tempo fazer que você sinta no dia seguinte comi uma ideia que já aconteceu, que você está só terminando um trabalho que você já começou.

É legal focar nessa visualização dos atos e das ações que você pode fazer no dia a dia. Se depois de um tempo você achar que está legal, aí você pensa mais na frente. Contudo, é sempre melhor focar nas ações que você pode fazer hoje. Senão pode correr o risco de virar aquelas pessoas que só pensam muito lá na frente e vão comer um sanduíche.

O efeito da visualização é fisiológico, ele acontece no seu corpo. É como você está sonhando e não sabe que está sonhando, mas o seu coração bate rápido e solta cortisol na corrente sanguínea, você fica tenso e estressado, mas era só um pesadelo. Depois você acorda e vê que não foi nada, mas seu corpo reagiu como se fosse.

Da mesma forma acontece com crenças. Então, quando você acredita em alguma coisa ou acha que é um perigo, acontece o mesmo. Por exemplo, quando você erra muitas questões de um mesmo assunto e de uma vez, isso gera um monte de resposta do tipo:

Nossa, não vou passar, não vai dar certo!

E você sente isso no seu corpo, no seu coração, na barriga. Essa questão de visualizar de uma nova forma, de já se preparar pra erros e pensar em qual vai ser a sua resposta de uma forma positiva, vai te ajudar a lidar com isso de uma forma melhor, de uma forma mais construtiva e ficar menos nessa parte mental de pensar no pior.

Então, qual é a ideia? Se naquele vídeo do planejamento gente falou que você precisa planejar tudo certinho e depois preparar, pegar o pen drive com a prova, imprimir na papelaria, voltar pra casa… Aqui a gente vai preparar o psicológico.

Enquanto você está no caminho indo levar o pen drive pra imprimir, você está pensando que no dia seguinte você vai pegar aquela prova, sentar na sua mesa e vai resolver. Pense no dia seguinte, na ação real que você vai fazer e principalmente as matérias mais difíceis.

Quero que você me conte o que achou dessa ideia e como foi aplicar isso. Hoje, no fim dos estudos, você vai planejar os estudos do dia seguinte, vai preparar todo o material, tudo o que vai precisar pra estudar no dia seguinte e vai passar um tempinho (5 min) pensando e visualizando as atividades mais desafiantes do dia seguinte.

Pense quais são os desafios que vão aparecer naquela matéria e como você vai resolver, por exemplo. Pense qual seria o dia ideal de estudo e visualize esse dia.

Me conta como foi a experiência e depois faço um vídeo sobre isso com perguntas de vocês.

Por hoje é isso, continue indo atrás dos seus sonho, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau.