Ícone do site resumov

Técnicas de estudo: quadro horário X ciclo de estudos


Técnicas de estudo

Se você tem dúvidas sobre técnicas de estudo, como organizar o tempo de estudo, como ter um estudo mais eficiente, este post é pra você. Chegou a hora de começar a falar sobre isso. Pra isso fazer seguir o seguinte roteiro:
  1. Como se concentrar ao máximo nos estudos:
    1. Estudo por horas líquidas
    2. Método pomodoro
    3. Como fazer intervalos
  2. Como organizar a ordem das matérias a estudar:
    1. Quadro horário x ciclo de estudos
    2. Quantas horas estudar em um ciclo
    3. Como adaptar o ciclo de estudos na preparação de medicina, ENEM, ITA/IME.

Concentração TOTAL: Estudo por horas líquidas

Já teve a sensação de passar uma tarde inteira estudando mas parece que não aprendeu nada?
Se eu te contasse que de 1 hora de estudo você deve estar estudando mais ou menos 30 minutos você  acreditaria?
Essa é uma das tristes verdades da vida de estudante que ninguém percebe. As pessoas contam “uma tarde de estudo” ou um “dia inteiro de estudos”
quando querem se referir a 2 horas de estudo líquido  à tarde ou umas 4 ou 5 horas líquidas no dia inteiro.
Mas o que é essa hora líquida?
É o tempo que você está efetivamente:
Hora líquida é o tempo que você vai estar concentrado na matéria que vai cair na sua prova.
É mais fácil a gente ver o que não está contido na hora líquida:
De todos esses tempos, o pior é o tempo perdido nas redes sociais.
Aquela olhadinha no Facebook dura meia hora, e aquela foto que você postou no Instagram e fica checando quem amou toda hora roubou o seu estudo. Isso sem contar o bate papo nonstop no WhatsApp.
Proponho que você realmente cronometre o tempo que passa estudando. Assim você vai saber quanto tempo realmente está estudando. Se descobrir que estuda pouco, desligue seu celular, ou deixe no silencioso.

Existem vários aplicativos que fazem isso pra você. Existe um aplicativo chamado Aprovado, nele você :

  • Insere as matérias que estuda
  • Liga e desliga o cronômetro em cada sessão de estudo
  • O app dá várias estatísticas de estudo por dia, por semana, por mês.
  • O app dá número total de horas estudadas em cada matéria.
O objetivo é fazer com que as horas de estudo sejam de estudo mesmo, para que você tenha mais tempo de descanso ou de lazer depois.
Vamos pensar em um exemplo.
Vamos pensar na Joana, digamos que Joana vai pra escola de manhã e estuda em casa ou na biblioteca de 14 às 20 todo dia. Será que ela estuda muito ou pouco?
Tudo depende das horas líquidas. Se ela faz muitos intervalos pra lanchar, se vive falando no WhatsApp, vai no banheiro com as amigas, se passa um tempão decidindo o que estudar, etc etc, então não, ela não estuda muito.
Talvez fosse melhor reservar algumas horas pra descansar, bater papo, fazer exercício físico e depois estudar pra valer.
Aí entra desligar o celular, fazer intervalos com tempo pré determinado, se desligar de tudo e focar na matéria, e tudo bem fazer alguns intervalos pra checar as redes sociais. Desde que seja no intervalo.
Sei que é difícil! Mas o mais difícil é não passar nas faculdade desejada, ou ter que passar mais uns 2 anos estudando.
Cada vez que você interrompe o seu raciocínio para ver WhatsApp, email ou rede social o fio da meada se quebra e você vai precisar de uns 10 minutos para voltar à atenção plena.
O ideal então seria intercalar períodos de estudo intenso concentrado com períodos de intervalo e descanso. 
O mais fácil é o método pomodoro, você passa 25 minutos dando o gás nos estudos e 5 minutos de intervalo, para se alongar ou checar as redes sociais.

Esse método pomodoro pode ser variado na sua rotina. Pode ser que você consiga estudar 40 minutos,  1 hora ou mais sem interrupção, quanto maior o tempo de estudo mais você vai ficar desesperado pra ver o celular. Por isso recomendo começar com períodos curtos de estudo intenso. Mas os jedis estão entre nós, se você é um desses parabéns. Se não, experimente o pomodoro mesmo:
  1. 1o bloco 25 minutos de estudo
  2. 1o intervalo –  5 minutos de intervalo
  3. Repete 3 ou 4 x o ciclo (25 min + intervalo de 5 min)
  4. Faça um intervalo de 15 a 30 minutos.
Então digamos que na prática você estudou:

Além de se concentrar no tempo, esse método dá um senso de urgência. Porque nesses 25 minutos você tem que ter chegado em algum lugar. Ou lido várias páginas do livro, ou resolvido algumas questões de provas antigas. Alguma coisa precisa ser feita nesse tempo. E assim você se torna seu próprio Coach. Analisa seu desempenho e elabora métodos de ataque ao adversário (a procrastinação, as redes sociais, os grupos do whats,  cada um tem um ou uns).

Então quero deixar essa dica forte das horas líquidas.

Agora vamos falar daquele famoso quadro horário e uma alternativa melhor.

Ciclo de estudos ou quadro horário

Vamos ser sinceros, quadro horário só dá certo quando o dia é perfeito. Quando todas as atividades se encaixam na rotina planejada. E se você tiver dentista justamente na hora que era pra fazer redação? Já era a redação da semana?

Nos dias em que você tem compromissos extras, ou o ônibus demorou muito, o quadro horário vai pelo ralo, infelizmente.  Uma opção é aceitar que nem sempre tudo dá certo e seguir em frente, ou tentar fazer um quadro horário mais flexível. Existe um outro jeito de organizar os estudos. 

O quadro horário é muito rígido,  às vezes mais atrapalha do que ajuda. Quando a gente não consegue seguir bate um desânimo.

O ciclo de estudos é um método criado pelo prof Alexandre Meireles e focado em estudo de alto desempenho para concursos públicos.

Nele você organiza as matérias em uma ordem de estudos, um ciclo, então se não puder fazer a redação enquanto fazia profilaxia dos dentes não tem problema. Você pode fazer no próximo horário de estudos que não vai bagunçar em nada sua planilha linda.

Funciona assim:

É preciso estabelecer uma ordem das matérias a serem estudadas, seguindo algumas diretrizes:

Você estudaria as disciplinas na ordem  que escolher. Dou alguns exemplos abaixo para estudar para o ENEM ou vestibulares e ITA e IME.

Ciclo de estudos padrão para ENEM/vestibulares – opção 1 pouca duração para cada matéria

Ordem Ciclo de estudos Minutos
1 Química 60
2 Português 30
3 Matemática 60
4 Biologia 45
5 História 45
6 Física 45
7 Geografia 45
8 Redação 60
9 Inglês 30
10 Filosofia/Sociologia 30
Total 420
Total em horas 7

No quadro coloquei redação, mas você não precisa fazer uma redação por dia, 1 ou  2 por semana é uma quantidade ótima. No exemplo abaixo retirei a redação e aumentei a quantidade de minutos para estudar em cada disciplina. Assim, seria necessário organizar um período de 1,5 horas de redação na semana 1 ou 2x.

Depois você pode atribuir horas para as matérias mais importantes

Seu ciclo de estudos teria uma duração total. Talvez você consiga estudá-lo por completo (todas as matérias) a cada 2 dias.

Ciclo de estudos padrão para ENEM/vestibulares – maior duração para cada matéria

Ciclo de estudos Minutos
1 Química 90
2 Português 60
3 Matemática 90
4 Biologia 60
5 História 60
6 Física 60
7 Geografia 60
8 Inglês 60
9 Filosofia/Sociologia 60
Total 600
Total em horas 10

Aqui aumenta o tempo de estudo de cada disciplina, isso tem:

Ciclo de estudos padrão para o ITA/IME 

Ciclo de estudos Minutos
1 Química 90
2 Português 24
3 Matemática 90
4 Inglês 21
5 Literatura Br 15
6 Física 90
Total 330
Total em horas 5,5

Aqui colocamos o peso maior nas disciplinas de exatas, colocamos português, literatura d inglês pra dar um descanso pro lado esquerdo do cérebro (envolvido no raciocínio matemático). Assim, você descansa de ver tantas exatas, estuda um pouquinho das letras (o que no fim do ano vai contribuir muito pra sua nota) e estuda com mais concentração e foco.

Sério, a ideia inteira desss post é fazer você estudar super concentradx.

Com esse ciclo não quer dizer que você precisa estudar só 5,5 horas por dia. Você pode fazer 1 ciclo e um pedaço do outro. Por exemplo, digamos que você estudou 1 ciclo e parou no 2o ciclo em matemática. No outro dia é só continuar da matéria onde você parou. Viu como é simples?

Ciclo de estudos padrão para medicina Fuvest / medicina Unicamp 

Aqui a ideia é colocar maior peso nas disciplinas da 2a fase: biologia, física e química

Ciclo de estudos Minutos
1 Química 90
2 Português 60
3 Matemática 60
4 Biologia 90
5 História 60
6 Física 90
7 Geografia 60
8 Inglês 30
9 Filosofia/Sociologia 30
Total 570
Total em horas 9,5

Dicas gerais para os estudos

Os cursinhos e online vieram revolucionar como se estuda. Agora não é mais necessário tirar dúvida com o prof do colégio, e dá pra aprofundar muuito com as aulas.

Uma estratégia TOP é:

Como usar cursinhos online na preparação

Eu recomendo o Kuadro e o Descomplica. Eu consigo recomendá-los porque já usei e tenho certeza que ensinam muito bem.

O Kuadro tem a vantagem da assessoria pedagógica (que ajuda a aprofundar os estudos) e dos simulados. Fiz um post sobre o Kuadro, eles estão aprovando muitos alunos em todas as turmas.

Descomplica por outro lado não tem simulados mas as aulas são ótimas, os professores são sensacionais.

Acho que vale a pena conciliar aulas no cursinho presencial com esses cursinhos online. Ou mesmo fazer só o cursinho online.

E se você só estuda de casa, você não perde nada, acho que para quem tem disciplina o melhor é escolher um dos dois e estudar de casa mesmo. Assim, você não perde tempo com deslocamento, conversa com colegas (você vai ter muito tempo pra isso quando passar), ou se arrumando, tendo um crush… Deixa essas coisas pra faculdade 😉

Enfim, é isso! Você achou que dá pra seguir essa ideia do ciclo de estudos?

Estou terminando de escrever o Ebook GRÁTIS “Como passar em Medicina na USP“.  Ele tem similaridades com este post, mas vou além mostrando como aplicar as técnicas de estudo em cada matéria. Se você quiser receber no seu e-mail gratuitamente, deixe seu e-mail nos campos no fim da página ou entre no fórum. Eu odeio spam, tanto que só envio e-mail quando tenho coisa boa de verdade pra compartilhar!

Se você puder deixar um comentário sobre o que achou ou o que quer que a gente escreva no futuro, agradeceria muito.