Ícone do site resumov

SNIPER DE QUESTÕES – O Método para Passar em Medicina no ENEM e Vestibular


Sabe quando você quer chegar a algum lugar e coloca o endereço no Google Maps e ele te fala o melhor caminho? É isso que a gente vai fazer hoje para o endereço nota alta no ENEM, nota alta no vestibular que equivale a passar em medicina no ENEM ou nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Nessa aula eu vou te mostrar o mapa do caminho para passar em uma dessas 4.500 vagas de Medicina na pública pelo SISU e também Medicina na USP e Unicamp.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

        Essa é a base do método SNIPER, antes de a gente entrar, vou falar para quem é e para quem não é. Esse método é para quem quer passar em um curso concorrido como medicina e por quê? Porque quando você quer um curso concorrido você tem que aproveitar todo o seu potencial de nota, você tem que melhorar em tudo que é possível para ter aquela nota altíssima para passar nesse curso.

         Você tem que usar as melhores técnicas, os melhores métodos, as melhores estratégias de resolução, você tem que remover lacunas na melhor forma, de estudar para não esquecer, porque a concorrência é altíssima. Têm vestibulares que são mais de 300 pessoas/vaga, então para estar entre esses aprovados de medicina você tem que ter o melhor método de estudo.

         O segundo caso é para quem vai sozinho e tem uma opção gigante de aulas, de livros, de métodos e não quer se perder, não quer se perder nessa montanha de coisas que é usar um método simples, passo a passo, com prioridade para você saber qual que é o próximo passo, é também para quem está voltando a estudar, para quem ficaram 10 anos, 15 anos longe da escola e agora vai voltar a estudar os conteúdos do ensino médio para passar no ENEM ou em um vestibular.

         Você precisa pegar o jeito de estudar o mais rápido possível para entrar no bonde andando e passar logo já que é o objetivo. Outro caso é quando você já está estudando alguns anos, mas você atingiu um platô e está difícil evoluir acima disso, a gente tem que montar uma estratégia diferente para atingir outro resultado.

         Agora pra quem não é: o primeiro é para quem vai fazer cursinho presencial e quer seguir 100% curso presencial, não quer mudar nada, tudo bem você fazer cursinho presencial e adaptar como você estuda em casa, priorizar, ter outros métodos, mas se você quiser fazer cursinho presencial e seguir sem 100% o que os professores falam, seguir 100% a matéria estudada, fazer a lista do jeito que o cursinho fala, então é melhor você continuar no cursinho.

         Você pode até entrar para aprender como é o método SNIPER e decidir depois qual você fica, mas não dá para gente seguir dois mestres, então a gente tem que escolher, se você segue o cursinho 100% ou se você faz o cursinho, mas adapta para o que você mais precisa e prioriza o que mais aumenta a nota, é o que a gente fala no método, e não é para você se você está buscando uma plataforma de questões ou de conteúdos.

         O foco do SNIPER é como te mostrar, como estudar, como usar plataforma de aulas, como usar plataforma de questões, mas aqui nós não temos questões, nem conteúdos e também não é para quem quer a ‘’Fórmula Mágica’’. Eu lembro quando era criança que falavam ‘’se você dormir com o livro embaixo do travesseiro aberto, de manhã você vai saber o conteúdo’’ e não, não é assim, não existe ‘’Fórmula Mágica’’ e não é em um dia aplicando o método que você vai passar na prova.

         Tem um caminho a seguir, dá trabalho, então não é para quem quer a ‘’fórmula mágica’’. E esse método já tiveram vários aprovados nas faculdades mais concorridas do Brasil, e eu vou contar, por exemplo, a história da Luciana que passou em medicina na UECE e na UFC, com um ano de estudos, ela tinha 40 anos e decidiu voltar a estudar, ela era dentista e falou ‘’não eu vou voltar a estudar, meu sonho é fazer medicina’’ e foi estudar com três filhos em casa e conciliando uma rotina ainda de trabalho por alguns meses.

         Ela começou em janeiro e seguiu à risca todo método e passou na UFC pelo Enem e na UECE, que é estadual do Ceará e veja que foi estudando sozinha em casa, com toda uma rotina de trabalho, de família e ela conseguiu estudar com o método que simplifica tudo e agora ela está na faculdade, criou um Instagram de estudos e está nessa nova fase da vida.

         Outra aluna do SNIPER foi a Luana Monteiro que passou em medicina na USP pelo SISU e ela tinha um histórico de começar o cursinho, largar, começar e largar até que finalmente ela entrou no SNIPER e continua no cursinho e foi adaptando as dicas, foi priorizando o que aumentava mais a nota, foi montando uma estratégia e como ela fala no depoimento ela aprendeu a racionalizar o estudo e assim ela foi entendendo melhor a prova, entendendo como pode melhorar para acertar o máximo possível na prova, porque medicina na USP é super concorrido e assim, ela está na turma 108 de Medicina na USP Pinheiros.

         Nós temos o Tiago Baisch que passou na FUVEST, Medicina na USP Pinheiros, passou na UNESP, passou na UNIFESP, passou na UFMG pelo Enem e passou também na UNICAMP e ele também foi aluno do SNIPER de QUESTÕES, a gente conversava no Fórum de Dúvidas do SNIPER e ele foi adaptando a estratégia seguindo o método para passar nessas faculdades que são as mais concorridas de medicina do Brasil.

         Nós tivemos vários outros alunos que foram aprovados em medicina com o método SNIPER e vamos contar mais no finalzinho do vídeo. E de onde vem o curso? Eu estudei para o vestibular em dois momentos, aos 17 anos quando eu quis fazer ITA e tinha que estudar exatas e 10 anos depois estudando para fazer medicina na USP. Eu considero que no vestibular do ITA eu aprendi a estudar exatas em alto nível e no vestibular da FUVEST aprendi a  estudar humanas e biologia e melhorar a exatas para passar em medicina na USP e na UNICAMP.

         E quando você fala que passou no ITA, todo mundo imagina que você seja muito bom exatas, que é super fácil, que é só olhar o livro, mas na verdade quando eu comecei, era desesperador você olhar para o quadro e não entender nada, ficar com medo do professor perguntar, sentar na última carteira para ninguém perguntar nada para você, porque era muito difícil.

         Eu tive que criar um método para sair desse desespero, dessa dificuldade absurda e isso envolveu estudar algumas matérias primeiro, trocar a ordem de assuntos, como eu estudar mesmo para não se esquecer do vi, que não adiantava eu estudar cinemática, se eu não tinha base de funções, se eu não entendia gráfico, uma função do 1º grau, 2º grau.

         Não adiantava fazer a lista inteira de uma vez e assim foram vários erros que eu fui cometendo e aprendendo para mudar completamente como eu estudava e ver que exatas não precisa ser um sofrimento, que dá para montar uma estratégia, escadinha, degrau por degrau e foi isso que eu fiz, para como uma pessoa mediana conseguir passar em uma prova de alto nível, super difícil como ITA e assim eu me formei, me formei em engenharia aeronáutica, trabalhei na indústria de foguetes.

         Mas depois chegou um tempo que eu queria outra coisa, que eu não me via mais fazendo isso nos próximos 10 anos, nos próximos 20 anos e eu pensei ‘’eu quero trocar de profissão, eu quero fazer outra coisa’’ e, foi aí que eu tive ideia de fazer medicina. E foi bem em umas férias de julho em que eu estava assim ‘’nossa eu vou voltar em agosto é isso não me preenche mais isso não é bem o que eu quero fazer’’ então eu vou mudar.

         Eu fiquei com isso na cabeça ‘’tá, mas, o que eu vou fazer?’’ Até que no dia 21 de agosto quando fui tomar café da manhã e eu decidi ‘’eu vou fazer medicina, é uma coisa que eu sempre quis, eu fiquei em dúvida na época do ITA’’ o quê que eu ia fazer e chegou a hora, é um curso interessantíssimo, a profissão tem um propósito altruísta, que é você ajudar as pessoas reduzir o sofrimento das pessoas e você também é bem cuidado como profissional, você tem um bom salário, você tem segurança, então eu pensei ‘’não, eu quero ser médica, eu quero fazer medicina’’.

         Só que estávamos no dia 21 de agosto e as provas seriam em novembro, isso sem contar o ENEM porque a inscrição já tinha passado, e pensei ‘’que provas eu posso fazer? Ainda dá para fazer algumas, e como eu posso montar uma estratégia nesses três meses até a prova?’’ O que eu vou fazer para conseguir passar esse ano? E foi assim que eu separei o dia seguinte para planejar, para pensar o que eu vou fazer para analisar o edital, para analisar a prova, para ver o que caia na segunda fase, meio que aquela ideia de amolar o machado.

         Então não ia começar a estudar, sem saber exatamente um plano, um caminho do que eu ia fazer nos próximos meses e eu sabia da preparação para o ITA também que o objetivo a gente não pode pensar objetivo como passar, isso é muito amplo, muito geral, isso não tenho passo a passo, o objetivo para mim tinha que ser pegar, por exemplo, os 10 últimos anos, os 15 últimos anos de provas da FUVEST e conseguir fazer todas as questões ou assim quase todas as questões, nem que na primeira vez eu errasse, mas fizesse depois e aprendesse de verdade fazer aquelas questões no tempo certo, da maneira certa, sem lacunas, sem dúvidas.

         Eu sabia que esse era o objetivo, que eu queria chegar, e meu primo fazia cursinho, ele tinha todas as apostilas do cursinho e eu ‘’primo, me empresta aqui todas elas e a gente fez uma torre de livros, com 4 apostilas de cada matéria’’ eu fui louca vendo ‘’Nossa! como eu vou fazer isso em 3 meses?’’ Foi interessante! Foram dois dias só montando o que eu ia fazer, aquela ideia de afiar o machado antes de começar a cortar.

         Baseado nesse plano, no que eu errei, que eu errei várias coisas, no que eu aprendi com esse método, eu criei o mapa que eu vou mostrar para vocês das três fases e durante todo esse processo eu trabalhava, eu tinha que otimizar o meu tempo para eu conseguir estudar, reter na memória e estudar em alto nível, o suficiente para você fazer questões do vestibular da FUVEST.

         Eu acordava mais cedo, estudava antes de ir para o trabalho, estudava na hora do almoço, quando eu voltava, passava o fim de semana inteiro estudando, não era fácil, não vou te falar que é mágica, que do dia para a noite você vai conseguir passar em medicina na USP, não é assim, foi um trabalho mas era um trabalho que eu queria, que eu gostava, que eu vi evolução e que eu sabia que tinha um propósito por trás.

         Finalmente deu certo alguns meses depois, eu passei na USP e na UNICAMP. Eu comecei na USP, foi àquela empolgação, conhecer os colegas e no comecinho a gente fala muito sobre como passou, assim, como foi seu percurso até aqui? Qual foi o cursinho que você fez? Quantos anos você estudou? E eu vi uma coisa muito diferente do que eu tinha feito, a maioria das pessoas tinham passado quatro anos estudando, quatro anos em cursinhos, cinco anos em um cursinho, às vezes até mais, às vezes menos.

         Mas era sempre um percurso assim de vários anos, e quando contava que eu levei três meses, até a primeira fase para estudar e assim, mesmo com a base de exatas do ITA, mas comecei do zero biologia, humanas, linguagens e revisar todos aqueles conteúdos, então tinham matérias que eu não lembrava muita coisa, como física, por exemplo, alguns assuntos de matemática, e as pessoas ‘’nossa, não é possível três meses, Susane. Sério? É sério, é verdade.

         E todas essas conversas me fizeram ver que existe um problema e o problema é que as pessoas não sabem estudar, elas seguem um cursinho, elas seguem o método tradicional de estudar que demora muito, que são anos e anos para você conseguir aprender os assuntos ou que são anos e anos de conteúdo e nunca você faz prova, foram vários pedacinhos que eu fui vendo ‘’nossa, isso está errado, está errado, está errado’’ e veio à vontade de falar sobre isso, eu preciso explicar para todo mundo que não é assim que se estuda, porque aquelas pessoas, os meus colegas eram tão inteligentes ou mais que eu.

         Então não tinha nada de especial comigo, só porque eu passei em três meses, isso não tem nada de diferente, era basicamente o método de estudo e a experiência de ter estudado para o ITA, e isso é realmente o ato de aprender que é diferente, é a mesma coisa quando você aprende uma língua estrangeira e você vai aprender a segunda, aprender a segunda vai ser muito mais fácil que a primeira, porque você aprende o processo de aprender, você já entende a estrutura gramatical das línguas e você já vê similaridades e diferenças que vão te fazer aprender uma segunda língua mais rápido.

         É o processo de aprender línguas, e aqui o processo de aprender para o vestibular e na faculdade eu fui criando um blog , e eu comecei a falar como passar, como eu passei no ITA e como eu passei em medicina na USP e aquilo tudo foi me mostrando que esse é um problema que eu tinha que resolver, que eu tinha que contar para as pessoas como estudar, porque estudar não precisa ser esse sofrimento, ser quase meia década de estudos, não precisa.

         Foi ficando claro para mim que esse, talvez, poderia ser meu próximo propósito, que eu podia sair por esse caminho que também é superinteressante, que também tem um propósito legal que é mostrar como estudar e eu comecei com o método que eu usei e assim, como que dava certo e com o tempo fui melhorando com novas pesquisas de psicologia, com o contato com os alunos, fazendo mentoria, conversando.

         Agora vamos entrar no método, de como estudar, mas antes quais são os erros mais comuns, aqueles que todo mundo faz e que faz com que o que poderia ser atingido em um ano, dois anos é alcançado em quatro, cinco ou seis anos: o primeiro erro e talvez o mais comum de todos é aquele que você quer acabar a matéria, seu objetivo é ver todos os conteúdos do curso online, todos os conteúdos do curso presencial e você esquece que quando você vai fazer a prova lá na frente, o que você vai errar mais são esses conteúdos.

         A gente precisa trocar isso, trocar em vez de focar em ver mais conteúdos, tem que focar em errar menos, em acertar mais, sabe por quê? Olha só os 5 tipos de erros, você vai errar por conteúdo, porque você não sabe ou nunca vi o assunto, mas você vai errar um assunto que você já estudou porque faltou um pulo do gato ou você vai errar por falta de atenção que pode ser um erro bobo, uma conta, algo assim, um detalhe e pode ser também algo interpretativo ou interpretou errado o enunciado ou usou dados de forma errada, um erro que podia ser evitado ou você erra porque faltou tempo, não tinha estratégia de prova, não sabia como conciliar todas as matérias ou ainda porque deu branco que normalmente vem o branco, normalmente vem de você não estar acostumado a fazer provas e  quando você vai lá no dia fazer provas, é uma coisa muito diferente e isso dá um certo desequilíbrio na hora, que vira branco.

         Esses são os 5 tipos de erros, eu acho que não tem nenhum outro tipo de erro, todos estão dentro desses cinco e a maioria das pessoas foca nesse primeiro erro, que é o de conteúdo, sendo que elas vão errar depois nos outros quatro, assim a gente não pode ficar seriamente com essa ideia de ver conteúdo e esquecer que depois você vai errar o que você já estudou, se você não tiver noção disso, o erro dois é estudar o dia inteiro ‘’não aprendo nada’’ e outra frase para ele pode ser, ‘’sigo 100% cursinho, assista todas as aulas, faço todas as listas, mas não tem um bom resultado’’.

         Qual a ideia em um cursinho, você vê matéria nova e você faz a lista, então, matéria nova, lista, matéria nova, lista, revisão esporádica e sempre essa ideia, matéria nova, uma listinha daquele assunto. Essa forma de estudar vai fazendo com que você sempre esqueça o que já foi passado e mesmo se você fizer revisão, se fizer aquele cronograma de revisão 30 dias, 60 dias, você vai esquecer também, porque é um tipo de revisão que já é comprovado que não dá bons resultados.

         Outra coisa que não é estratégico, assim você tem que lutar para deixar isso fresco na sua memória, com revisões artificiais que não funcionam ou que você não faz focando nos novos conteúdos e isso vira uma bola de neve e o que você já viu você vai esquecendo. Além disso, você não adapta para as matérias que você precisa mais, para os assuntos que mais caem, que são mais importantes pela TRI ou estuda assuntos que você ainda não tem base para entender.

         E, assim, duas coisas vão acontecendo que é você esquecendo que você já estudou e a segunda coisa que vai mal nas provas, porque você não teve um plano específico para a prova, uma estratégia de prova, uma prioridade no seu estudo e aquela que fica um ambiente muito ruim, que você não tem descanso, que é um ambiente competitivo e você não tem tempo para nada, não tem tempo para fazer prova, não tem tempo para sair dessa bolha de um estudo desnecessário, tradicional, que não é o que vai te levar a passar e assim, se você for pegar um cursinho, às vezes eu te falam ‘’nós tivemos 50 aprovados’’, mas assim são 20 mil alunos para 50 aprovados.

         Então não vá só pelo número de aprovados, tem que entender que a maioria não vai passar e aqueles que passam, muitas vezes fizeram cinco anos de cursinho, já estão nas últimas, com desgaste emocional terrível e estudando de uma forma que não é otimizada e isso com mais recente que a gente tem de como funciona o aprendizado.

         O terceiro erro é estudar só por provas antigas, tem muita gente que fala isso, estude só por provas antigas e vai ser suficiente, vai ser ótimo, você sai do cursinho, é o outro extremo, a gente tem que fugir desses dois extremos, primeiro quando você faz provas sem ter a base, você vai decorar aquela resolução específica, se cair mais ou menos parecido, você não vai conseguir transferir um conhecimento de uma questão para outra ou vai ser muito difícil porque você não tem a base que interliga as duas questões.

         Você vai decorando e quando vier uma questão mais ou menos parecida, você não vai conseguir fazer ou se conseguir vai ser sorte e assim você vai perdendo mais tempo e o método que vai te dar mais frustração, porque você não tem base para pegar aquilo, então o conhecimento é como se fosse uma árvore, tem as raízes, tem o tronco, tem as folhas, nas questões eles vão te cobrar folhas, eles vão te cobrar detalhes e para você juntar esse detalhe como seu conhecimento, você tem que ter a base.

         Tem que ter a árvore para juntar uma folha com a outra, você vai fazendo provas, vai aprendendo com a resolução, vai decorando a resolução e vai chegar um ponto que você vê ‘’Nossa, não tá dando certo, eu tenho que ter a base, e você vem com a gente no SNIPER’’ e quando você vai com base fazer provas, só fazer provas não é suficiente porque você tem que montar uma estratégia baseada no que você está errando.

         Tem matérias que você erra mais, tem assunto que você erra mais e para não repetir o mesmo tipo de erro, a mesma dificuldade, a falta de estratégia, você tem que montar uma estratégia para reduzir os seus erros, a gente não pode ficar só nessa ideia de fazer provas antigas. Um quarto erro é aquele de seguir o planejamento só do curso online, você só segue o cronograma do curso online, você não faz nenhum planejamento extra ou porque você acha que não precisa ou porque você não tem tempo para planejar ou porque você acha que nunca cumpre, então para quê que você vai fazer um planejamento?

         E esse aqui é bem o caso de quando você cria um planejamento muito complicado, muito detalhado e que realmente não tem como dar certo, mas assim, é importante ter um plano, ter um planejamento do que você vai fazer, uma linha do tempo que você vai seguir ao longo do ano, é como a ideia do Google Maps que a gente falou no começo, se você não tiver o endereço específico, um endereço final, um endereço intermediário, e assim, o caminho mais ou menos, você não vai chegar onde você quer.

         E essa ideia do planejamento, ele te dá uma ideia de estar nesse primeiro mês: onde é que eu quero ter chegado? nesse segundo mês, nesse terceiro mês e você ter uma ideia do caminho inteiro, até chegar no dia da prova. O erro cinco é começar já com todas as matérias, é quando você não prioriza matérias, quando você não prioriza assunto, que começa tudo de uma vez, que quando você pensa no ENEM tem matérias que valem mais, tem assuntos até que são mais cobrados nos questões mais simples, que valem mais pela TR, tudo isso você tem que levar em conta para montar o seu método de estudo.

         A ideia é você tem 7 horas para estudar por dia, 6 horas, 8 horas. Como que você pode aprender o máximo possível nessas horas que você tem para estudar, como que isso pode se refletir lá na prova, em acertar mais, em errar menos, o que você já viu e a gente já começa com essa ideia no começo dos estudos.

         Agora vamos entrar no mapa de como estudar para ter aquela nota alta, que você precisa, que você quer para passar em cursos concorridos como medicina, o nosso mapa ele vai ter três fases: a primeira vai ser a gente colocar o endereço no Google Maps, a gente tem que ter onde a gente quer chegar e passar não é claro, passar é muito solto, tem que ter claro o que que é passar ou qual é o seu objetivo?

         A gente pode pensar que, acertar 80 das 90 questões dos 10 últimos anos da prova, nem que você erre no começo, mas depois aprenda a fazer e nessas provas antigas você saiba muito bem até mais que isso 85 das 90 questões, que você saiba já fazer certinho, se vier uma parecida, você consegue fazer, que tem todo lado histórico que as provas não mudam abruptamente de um ano para o outro.

         Um objetivo muito bom é esse, você nas provas da faculdade que você quer fazer, no ENEM, na Fuvest, nos dez últimos anos, você saber todas as questões ou saber 85 das 90 questões e um dia de prova, e esse é o objetivo que você quer chegar, então você tem que ter clareza e essa clareza vai te ajudar no dia a dia, estudar para chegar lá, como se fosse uma jornada que você está fazendo ‘’mochileiro’’ e você sabe onde você quer chegar, você sabe qual é o seu destino, você sabe mais ou menos o caminho.

         Então monta um objetivo para você, qual objetivo que você quer? Pode ser baseado nesse, pode ser esse, pode ser algo parecido, pode ser também várias provas, em todas que você quer fazer, digamos que você vai fazer vários vestibulares, pode ser nos últimos 5 anos, dos quatro vestibulares que você vai fazer, 5 vestibulares ou nos últimos 10 anos, tem que ter uma meta audaciosa, uma meta que você saiba que você vai ter que trabalhar para chegar lá, mas você tem clareza de qual é, você sabe qual.

         O segundo ponto vai ser pensar nesse caminho que vai te levar a chegar nessas questões, a chegar em acertar 85/88 dessas 90 questões e eu sei que é muito alto, mas a gente tem que colocar o nível lá em cima, para mesmo que você não alcance, você ainda entre em uma das vagas, e é isso que eu sempre gosto muito de falar, você tem que colocar barra mais alta do nível da prova, essa é uma ideia.

         E esse caminho para chegar nas provas, ele vai ser composto pelo que? se você pegar, um corredor, um Bolt da vida, alguém que tem que correr muito mais rápido que todo mundo, como vai ser o treino dele? Qual o principal treino que ele tem que fazer? Ele pode treinar de diversas formas, ele vai fazer academia, yoga, pilates, fisioterapia, mas o principal vai ser correr, nem que ele corra mais difícil, puxando ferro como ele mostra em vídeos, mas ele vai correr porque a prova que ele vai fazer tem que ser parecido com a prova.

         E aqui para a gente o final do caminho, logo antes da prova vai ser em fazer em provas, vai ser o que a gente vai chamar de fase três, que vai ser foco nas provas, é um momento em que você faz muitas provas antigas e que você aprende com seus erros, em que você enfatiza o que precisa para acertar mais, para errar menos, e aqui na fase três além de fazer provas ou junto com as provas, você vai analisar seus erros, mas montar uma estratégia de como reduzir esses erros, vai ver quais são as lacunas que você ainda tem, que você precisa remover, para não errar essa mesma questão em outra prova.

         Você vai montar uma estratégia para enfatizar as matérias, os assuntos que valem mais, porque não adianta você estudar história, matemática com a mesma intensidade, sendo que matemática no ENEM vale muito mais e entra estratégia para você enfatizar aquelas questões mais simples, que todo mundo acerta e que às vezes você erra por falta de atenção, é a fase 3.

         Mas você está pensando ‘’nossa, mas está muito longe, não tem como eu ir direto para provas antigas e ela mesma falou que não tem como ir direto para provas antigas e agora? E eu estou no começo do caminho, qual que é o começo caminho? O começo do caminho é começar com a base, é começar com os assuntos novos, com os conteúdos novos, com algumas matérias e aqui você não precisa começar com todas as matérias de uma vez, você pode começar com as mais importantes, com aquelas que vão ser base para outras e como os assuntos novos dessas matérias, com a matemática básica ou com os primeiros assuntos de matemática, funções equações, são os assuntos que vão te dar base até para física.

         Essa fase 1, vai ser o começo dos estudos e aqui é super importante você ter uma estratégia de estudos, porque senão você se perde, tem muitos assuntos, muitas matérias e se você não perceber, você vai assistir aula em um curso e depois não entendeu tão bem e você vai ver no YouTube e outro curso ou em dois livros e tem muito material disponível, então é preciso a gente pensar ‘’tá, como que eu vou aprender isso de uma forma mais certeira, de uma forma mais rápida e como evitar o esquecimento’’.

         Então você está aprendendo como manter isso que você está estudando na memória de uma forma simples, sem ter que pensar naquelas infinitas revisões que nunca acabam e que não são suficientes, comprovadamente, como ter efeito de geração que é um assunto ajudar o outro, essa é a ideia da fase 1, é o começo, é quando você vê que falta tanto que você ‘’Nossa, como que eu vou chegar nas provas antigas? Falta tanto, mas é um caminho que vai degrau por degrau’’.

         Assim como eu fiz para o ITA e depois para a USP é um degrau por degrau e a cada dia você sobe um degrauzinho. E quando você vê em 200 dias, você está lá no alto, essa ideia da fase 1, outra parte importante da fase 1 é você pensar em momento que você vai empacar, em momento que vão ser difíceis, em matérias os difíceis, em assuntos difíceis. Qual vai ser estratégia para navegar essas águas difíceis?

         Quando o assunto for difícil o que eu vou fazer? Porque isso vai acontecer e além de ser difícil a matéria, vem para o lado emocional, você vai começar a se perguntar ‘’mas será que eu consigo aprender isso? será que eu consigo passar nessa faculdade?’’ então já saiba que isso vai acontecer, isso vai acontecer várias vezes.

         A gente só precisa montar uma estratégia de como lidar com esses momentos, para resumir, na fase 1 a gente quer aprender mais rápido, reter mais na memória e acertar mais do que você está estudando, tem artigos que analisam pessoas que estão aprendendo o assunto novo para o que acontece.

         Se o grupo de pessoas vai aprender mais rápido, se vai acertar mais e aí tem uma técnica que a lista SNIPER que aumenta a sua precisão de acertos, aumenta os seus acertos, 20% para 63% e assim é muita diferença com uma técnica você tem esse tipo de diferença. Imagina se você tiver várias técnicas que realmente funcionam, que realmente traz um resultado e você vai começando a entender o que é um método de estudo, de aprendizado acelerado, o que um método de estudo faz você ser SNIPER DE QUESTÕES.         Como que vai ser seu caminho, como vai estudar os assuntos novos, vai manter na memória, vai acertar cada vez mais o que você estuda e com o tempo você vai ver que ‘’nossa, já vi metade da matéria ou você já viu ou os conteúdos mais importantes’’ e chega a hora de começar a fazer provas antigas e essa vai ser a fase de ligação entre esta fase 1 que é foco em conteúdos novos e a fase 3 que é o foco em provas.

         Então você vai ter essa fase 2 que você vai fazer as duas coisas: estudar conteúdos novos e começar a fazer provas antigas e uma coisa interessante que começa a acontecer quando você faz provas antigas, é que você vê que o problema quase nunca é terminar o conteúdo, quase nunca é terminar matéria, tudo daquela matéria, você percebe que ainda tem erros de assunto que você pensava que sabia e assim você vai refinando a sua estratégia com as provas e vai mudando também os assuntos que você está vendo assuntos novos para incluir os mais importantes, para incluir que cai mais, é uma fase muito interessante e que muitas vezes pode ser suficiente, às vezes só com a fase 2 você já consegue passar, porque você já está focando em provas e ao mesmo tempo continua vendo os assuntos novos.

         Eu vou fazer bem legal e ela pode acontecendo de forma diferente para cada matéria, pode ser que em matemática você entra na fase 2, mas em biologia já esteja na fase 3 ou física ainda esteja na fase 1. Você vai organizando seu estudo de acordo com cada matéria, e não seguindo uma receita de bolo padrão para todo mundo, você sempre adapta para onde você está para o seu estudo porque o objetivo não é você seguir o método, o objetivo é você chegar na prova gabaritando, acertando o máximo possível essa ideia desse caminho que vai te fazer sair de onde você está, não importa se a fase 1, fase 2, fase 3, para chegar na prova e acertar o máximo possível, essa é a ideia objetivo número 1.

         Agora você entendeu como é que se estuda para passar em uma faculdade super concorrida, em um curso concorrido, tanto no ENEM quanto nos vestibulares, é preciso ir com a ideia de gabarita,r de acertar o máximo possível que ter a nota maior que você pode e existe um caminho para isso e agora você já sabe como funciona, esse caminho ele vai ter três fases e cada um vai ser bem diferente da outra, tem especificidades, tem técnicas para você seguir essa fase o mais rápido possível, aprendendo mais profundamente possível para acertar na prova.

         E se você quiser se aprofundar no método e descobrir como estudar para aprender mais rápido, para reter mais, e aquela diferença de 20 para 60%,  como montar sua estratégia de prova, como errar menos o que você aprendeu ou não errar o que você aprendeu, entre no SNIPER DE QUESTÕES, é um curso online que a gente profunda tudo isso.

         Lá você vai ter vários módulos, vai ter o modo de como estudar cada matéria, que nós vamos entrar a fundo nas técnicas de estudo desde a pesquisa até o passo a passo, de como se fosse preciso estudar quando sentar na sua mesa e você descobre o que está por trás de um estudo eficiente, de um estudo em que cada hora que você está ali estudando vai ter um resultado de questões acertadas na prova e você entende como melhorar sua retenção para você fixar mesmo que você estuda, você vai ver como montar uma prioridade, com o que mais cai, com mais importante para sua nota e essa parte é só estratégia, são os primeiros módulos em que a gente pensa mais estratégia de estudo, na estratégia SNIPER, depois nós passamos para aplicação, o passo a passo, como exatamente você vai estudar matemática, como vai estudar biologia, que vai ser diferente de história, diferente em português e cada matéria tem um método embasado em dezenas de artigos para cada tipo de matéria.

         A terceira parte vai ser colocar a mão na massa com planejamento e o legal é que desde a primeira aula você já tem acesso ao planejamento, já pode começar organizando como você vai estudar e é bem simples, aqui você tem, por exemplo, nós usamos o notion, nós também temos em PDF, se preferir. A ideia é você ir preenchendo como você vai usar, um exemplo de umas das coisa que a gente tem no curso que é a linha do tempo, aqui você consegue ver mais ou menos qual é a sua linha do tempo, você começa a matemática 1º fase 1, depois você vai para fase 2, depois fase 3 e assim você vê o seu ano inteiro com clareza de que você vai fazer em cada mês, em qual fase você está em cada matéria, como você vai estudar em cada uma dessas fases.

         Você tem clareza do seu caminho para chegar naquele acerto que a gente combinou e depois você monta seu quadro horário, você termina organização do que faltar, tem atendimento tanto embaixo dos vídeos que você vê comentários e comentários e a gente está sempre aqui respondendo ou eu ou alguém da nossa equipe e a gente sempre respondo 100% dos comentários são respondidos, com a sua dúvida.

         Você tem também acesso ao FÓRUM e você pode escrever a sua dúvida em detalhes, pode colocar print do seu quadro horário, do seu planejamento e a gente vai conversando por aqui e você tem também a opção de contratar o SNIPER com lives, que é o SNIPER DE QUESTÕES Premium, que tem acesso às lives semanais comigo ou com alguém da nossa equipe para tirar dúvidas sobre como aplicar o método SNIPER no seu estudo em algo que talvez esteja muito difícil ou alguma dúvida específica sua da sua história, dos seus estudos e a gente se fala mais nas lives.

         Elas são na quinta-feira, às 14:00 horas, você tem duas opções de SNIPER DE QUESTÕES com lives e tem o SNIPER sem lives. O SNIPER DE QUESTÕES com lives é 499.  Nos dois planos você tem acesso por 12 meses e isso vale para o atendimento, para os vídeos, para as lives. São 12 meses que nós vamos juntos para você chegar no nível de passar.

         Você pode clicar no botão aí embaixo e já entrar e já começar a ver como estudar, entre lá no módulo de como estudar cada matéria, descubra como estudar, qual é o método mesmo para você reter mais, do que você estuda para você evoluir mais rápido e eu sei você já pode estar pensando coisas como ‘’ah, mas eu não tenho tempo ou eu sou diferente dessas pessoas que passam eu preciso trabalhar ou eu preciso cuidar da casa e eu não tenho tempo para estudar’’.

         E essa foi exatamente a história do Vitor Rosa que é engenheiro, ele precisava conciliar, estudar para o vestibular de medicina, com a engenharia, então com o trabalho de engenharia que ele tinha uma história bem parecida com a minha e ele conseguiu estudar, ele começou a estudar em maio e passou em medicina na USP nesse mesmo ano e hoje ele inclusive tem um podcast e ele trabalha com a gente no SNIPER DE QUESTÕES.

         E tudo começou sendo alunos do SNIPER DE QUESTÕES aprendendo e aplicando o método para passar, você pode pensar também ‘’Ah, mas eu não tenho base, a minha escola foi muito ruim e eu não sei nem matemática básica’’ e está tudo bem, é assim mesmo, a Ana Júlia também passou por isso, ela teve um ensino médio bem ruim e mesmo assim ela foi capaz de estudar sozinho, com cursos online seguindo o método SNIPER e passou em tantas faculdades em medicina, na UNIFESP, na UEL, na UFPR e na Federal

do Rio Grande do Sul.

         A ideia é que com o método certo você evolui mais rápido, não vai ser do dia para a noite eu gosto sempre de repetir, não vai ser de uma semana ou mesmo em um mês seguindo o método SNIPER que isso vai acontecer, mas ao longo de vários meses, ao longo de um ano de estudos, você vê uma diferença enorme entre o ponto onde você começou e o ponto aonde você chega para ir bem à prova.

         E outra coisa que você pode pensar ‘’eu já faço cursinho e o meu cursinho é muito bom, é suficiente e só isso basta para passar’’ e eu discordo, eu acho que a gente não pode deixar essa responsabilidade com cursinho, a gente tem que ser ativo nesse processo de identificar o que você precisa, o que o cursinho não está suprindo e usar o cursinho como ferramenta e não como o caminho para passar. Tem o exemplo da Giovana que passou com o método SNIPER na UERJ e ela falou exatamente isso, se ela não tivesse seguido o método de fazer provas, do jeito que a gente fala de remover lacunas, de enfatizar o que ela mais precisava, talvez ela não tivesse passado na UERJ ou seja, mesmo se você fizer cursinho, é importante você entender o que é um estudo que faz você acertar na prova esse objetivo, não estudo que faz de você fazer todas as listas ou ir bem no simulado, não.

         A ideia é acertar na prova e a gente tem vários alunos que seguiram o método e passaram nas provas tanto de vestibulares , quanto no ENEM e nas faculdades mais concorridas do Brasil. E sobre o preço ele é 299 e se você dividir por 12, vai dar 24 reais por mês e 24 reais por mês, é menos de 1 real por dia. Será que em todo dia de estudos, todo dia que você for sentar para estudar, você não daria 1 real para saber como estudar, para aprender mais rápido, para usar melhor o seu tempo, imagina uma ‘’diquinha’’ que eu te dei que você usa e melhora muito seu estudo, melhora sua retenção, melhora o quanto você vai acertar no dia da prova.

         Será que não vale 1 real, nós já deixamos um planejamento pronto lá para quem segue o professor Ferretto, você vai ter organização dos módulos, das aulas, nós pegamos a mesma ordem de aulas e colocamos lá no planejamento,  no SNIPER para você só abrir e aplicar para você e só colocar na data, que você vai fazer, então fica bem fácil de seguir e de começar a usar um método SNIPER e assim nós temos outros aprovados, como a Natália Cunha que passou na Federal da Bahia, o Igor de Paula que passou na Federal dos Vales do Jequitinhonha e aqui nos resultados nós mostramos mais aprovados em medicina.

         Mas isso mostra que nos outros cursos também é possível seguir esse método e ele vai te ajudar a estudar para passar no curso que você quiser e um bônus importante para quem vai fazer SNIPER em 2021, que é o SNIPER RETA FINAL. O Sniper Reta Final é um curso que a gente vende na véspera, 2 meses antes do ENEM e outros vestibulares, só no segundo semestre por 147 e se você comprar agora, enquanto esse vídeo está aí, você pode ganhar como bônus.

         Então você entra no SNIPER DE QUESTÕES com lives ou sem lives e tem acesso ao reta final e agora em 2021. No Sniper Reta Final, a gente foca em estratégia de prova, como errar menos nas provas, como aumentar a sua nota poucos meses antes da prova, dois meses antes da prova, três meses antes da prova para ser SNIPER com que vai aumentar mais a sua nota, as matérias como aumentar, os assuntos e você tem análise de incidência detalhada do ENEM, de cada matéria junto com a estratégia.

         Dado que esses são os assuntos que mais caem no ENEM, qual vai ser a ordem que a gente vai estudar? Com base na facilidade, com base na TRI, é tudo planejado, tem nos PDF’s, tem nos vídeos e você tem acesso ao Sniper Reta Final agora dentro do Sniper de Questões e sim tem garantia de 7 dias em que você pode entrar no curso, ver os vídeos e pensar será que se aplica para mim? Se não se aplicar é só mandar um e-mail para gente pedindo seu dinheiro de volta que a gente dá e assim gente não tem nenhuma reclamação e nenhum lugar, a gente sempre cumpre isso.

         A gente leva muito a sério respeitar os alunos, dar a garantia quando for o caso, então fique despreocupado quanto a isso. Se você já quiser começar, entra no SNIPER e já veja os primeiros vídeos, já começa a aplicar nos seus estudos, monte seu planejamento e a gente está sempre aqui do outro lado no atendimento, quando você precisar da gente, no fórum, nos comentários embaixo dos vídeos, nas lives dia de quinta e eu espero te ver aqui do outro lado, de dentro do SNIPER DE QUESTÕES. Obrigada por ver até aqui. Bons estudos para você. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo preciso da habilidade que só você tem.