Ícone do site resumov

Richard Feynman sobre o porquê das coisas.


Veja a entrevista de Richard Feynman na íntegra + fotos:

 

ENTREVISTADOR:

Se você pegar dois imãs e empurrá-los, pode sentir esse empurrão entre eles. Virando-os para o outro lado e eles batem juntos. Agora, o que é isso, o sentimento entre esses dois ímãs?

FEYNMAN:

O que você quer dizer com “qual é o sentimento entre os dois ímãs?”

Tem algo aí, não tem? A sensação é que há algo lá quando você pressiona esses dois ímãs.

Ouça a minha pergunta. Qual é o significado quando você diz que há um sentimento? Claro, você sente isso. Agora, o que você quer saber?

O que eu quero saber é o que está acontecendo entre esses dois pedaços de metal?

Eles se repelem.

O que isso significa, ou por que eles estão fazendo isso, ou como estão fazendo isso? Eu acho que é uma pergunta perfeitamente razoável. 

Claro, é uma excelente pergunta. Mas o problema, quando você pergunta por que algo acontece, como uma pessoa responde por que algo acontece? 

Por exemplo, a tia Minnie está no hospital. Por quê? 

Porque ela saiu, escorregou no gelo e quebrou o quadril. Isso satisfaz as pessoas. Isso satisfaz, mas não satisfaria alguém que veio de outro planeta e não sabia nada sobre, por que quando você quebra seu quadril, você vai ao hospital. Como você chega ao hospital quando o quadril está quebrado? Bem, porque o marido, vendo que o quadril dela estava quebrado, ligou para o hospital e mandou alguém para buscá-la. Tudo isso é entendido pelas pessoas.

“Mas o problema, você vê, quando você pergunta por que algo acontece, como uma pessoa responde por que algo acontece?”
– Richard Feynman

E quando você explica um porquê, você tem que estar em alguma estrutura para permitir que algo seja verdade. Caso contrário, você está sempre perguntando por quê. Por que o marido ligou para o hospital? Porque o marido está interessado no bem-estar de sua esposa. Nem sempre, alguns maridos não estão interessados ​​no bem-estar de suas esposas quando estão bêbados e ficam zangados.

E você começa a ter uma compreensão muito interessante do mundo e de todas as suas complicações. Se você tentar seguir alguma coisa, você se aprofunda em várias direções. Por exemplo, se você disser: “Por que ela escorregou no gelo?” Bem, o gelo é escorregadio. Todo mundo sabe disso, não tem problema. Mas você pergunta por que o gelo é escorregadio? Isso é meio curioso. O gelo é extremamente escorregadio.

É muito interessante. Você diz, como isso funciona? Você pode dizer: “Estou satisfeito por ter me respondido. O gelo é escorregadio; isso explica”, ou você poderia continuar e dizer: “Por que o gelo está escorregadio?” e então você está envolvido com algo, porque não há muitas coisas tão escorregadias quanto o gelo. Não é muito difícil conseguir coisas gordurosas, mas isso é meio úmido e viscoso. Mas um sólido tão escorregadio? Porque é, no caso do gelo, quando você está sobre ele (dizem eles) momentaneamente a pressão derrete o gelo um pouco para que você obtenha uma espécie de superfície de água instantânea em que você está escorregando. Por que no gelo e não em outras coisas? Como a água se expande quando ela congela, a pressão tenta desfazer a expansão e a derrete. É capaz de derreter, mas outras substâncias são quebradas quando estão congelando e, quando você as empurra, elas ficam satisfeitas por serem sólidas.

Andando no gelo fino

Por que a água se expande quando congela e outras substâncias não se expandem? Eu não estou respondendo a sua pergunta, mas estou lhe dizendo o quão difícil é a pergunta do motivo. Você precisa saber o que é permitido entender e permitir que seja compreendido e conhecido, e o que não é. Você verá, neste exemplo, que quanto mais eu pergunto por que, quanto mais profunda uma coisa, mais interessante ela fica. Poderíamos até mesmo ir mais longe e dizer: “Por que ela caiu quando ela escorregou?” Tem a ver com a gravidade, envolve todos os planetas e tudo mais. Deixa pra lá! Isso continua e continua.

E quando lhe perguntam, por exemplo, por que dois ímãs se repelem, há muitos níveis diferentes. Depende se você é um estudante de física ou uma pessoa comum que não sabe de nada. Se você é alguém que não sabe nada sobre isso, tudo o que posso dizer é que a força magnética faz com que eles se repelem e que você esteja sentindo essa força.

Você diz: “Isso é muito estranho, porque eu não sinto uma espécie de força como essa em outras circunstâncias”. Quando você as vira para o outro lado, elas se atraem. Há uma força muito análoga, a força elétrica, que é o mesmo tipo de pergunta, que também é muito estranha. Mas você não está nem um pouco incomodado com o fato de que, quando você coloca sua mão em uma cadeira, ela a empurra de volta. Mas descobrimos que, na verdade, essa é a mesma força (uma força elétrica, não exatamente magnética, nesse caso). Mas são as mesmas repulsões elétricas envolvidas em manter seu dedo longe da cadeira, porque são forças elétricas em detalhes pequenos e microscópicos. Existem outras forças envolvidas, conectadas a forças elétricas. Acontece que a força magnética e elétrica com a qual desejo explicar essa repulsa em primeiro lugar é o que, em última análise, é a coisa mais profunda com que temos de começar para explicar muitas outras coisas que todos simplesmente aceitariam. Você sabe que não pode colocar a mão na cadeira; isso é um dado adquirido. Mas que você não pode colocar a mão na cadeira, quando analisada mais de perto, porque envolve as mesmas forças repulsivas que aparecem nos ímãs. A situação que você tem que explicar é por que, em ímãs, ela passa por uma distância maior do que normalmente. Aí tem a ver com o fato de que no ferro todos os elétrons estão girando na mesma direção, todos eles ficam alinhados, e eles aumentam o efeito da força até que ela seja grande o suficiente a uma distância, que você possa senti-la . Mas é uma força muito comum que está presente o tempo todo e é uma força básica – quero dizer, eu poderia ir um pouco mais longe se eu fosse mais técnico – mas em um nível inicial eu tenho que te dizer essa será uma das coisas que você terá que tomar como um elemento do mundo: a existência de repulsão magnética ou atração elétrica, atração magnética.

Eu não posso explicar essa atração em termos de qualquer outra coisa familiar para você. Por exemplo, se dissermos que os ímãs atraem elásticos, eu estaria enganando você. Porque eles não estão conectados por elásticos. Eu logo estaria em apuros. E em segundo lugar, se você estivesse curioso o suficiente, você me perguntaria porque elásticos tendem a se juntar novamente, e eu acabaria explicando isso em termos de forças elétricas, que são as mesmas coisas que eu estou tentando usar elásticos para explicar. Então eu enganei muito mal, você vê. Então eu não vou ser capaz de lhe dar uma resposta sobre porque os ímãs atraem um ao outro, exceto para dizer que eles o fazem. E para lhe dizer que esse é um dos elementos do mundo – existem forças elétricas, forças magnéticas, forças gravitacionais e outras, e essas são algumas das partes. Se você fosse estudante, eu poderia ir mais longe. Eu poderia lhe dizer que as forças magnéticas estão intimamente relacionadas às forças elétricas, que a relação entre as forças da gravidade e as forças elétricas permanecem desconhecidas, e assim por diante. Mas eu realmente não posso fazer um bom trabalho, qualquer trabalho, de explicar a força magnética em termos de algo com o qual você está mais familiarizado, porque eu não entendo isso em termos de qualquer outra coisa com a qual você esteja mais familiarizado.

Veja como Feynman aplica sua própria técnica. O que você achou sobre isso?

Por hoje é isso, espero que tenham gostado 🙂
Até a próxima!