Ícone do site resumov

Quem Prioriza, PASSA (livro A Única Coisa)


Você pode estudar matemática, história, química, assistir aulas, fazer exercícios, ler um livro, fazer revisão, fazer intervalo, ver aula, ler o livro, estudar outra matéria, talvez fazer o planejamento, correr, meditar, abrir o instagram ou se desesperar antes mesmo de começar. Você tem mil escolhas e ainda não são nem 9 da manhã.

Hoje nós vamos conversar sobre o livro “A única coisa”, eu vou fazer perguntas para te ajudar na coisa mais importante nos estudos, a coisa que vai fazer todo o resto ser mais fácil ou desnecessário. Para isso, precisamos entender o princípio de Pareto.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

O princípio de Pareto é o princípio que mostra que 80% do resultado é causado por 20% das ações. Você estudou 10 horas e aprendeu 10 coisas, aí o principal, 8 coisas, 80%, você aprendeu em 2 horas. Como foram essas duas horas? Com foco total, um estudo super ativo.

Para começar, o livro não é sobre como estudar, é sobre priorização. Então, pegar tudo que você tem que fazer e pegar as coisas mais importante, que vai fazer todas as outras coisas serem desnecessárias.

Pense no que é mais importante para você

A pergunta do livro é a seguinte: qual a única coisa que eu posso fazer de modo que o restante se torne mais fácil ou desnecessário? Então, pensa para você: qual a matéria que se eu melhorar, vai melhorar muito a minha nota?

Pega essa matéria e coloca mais horas, coloca ela no melhor horário do seu dia. Logo, das 8 às 10:30 de segunda a sexta, tirando wifi, celular, etc. Deixe só a matéria. Como você vai estudar essa matéria? Vai ser pelo curso online? Pelo livro? Pense em estudar ela de forma a transformar sua nota.

Conheça o Desafio Simplifica.

O que acontece quando você segue isso e você vai evoluindo nessa única coisa, é que surge esse efeito dominó. Então, você vai aprendendo e melhorando nessa matéria, vai ajudar em outra. Por exemplo, quando você fica muito bom em matemática, você deixa física e química muito mais fácil, pois melhora seu raciocínio também.

Deixe o mais difícil para de manhã

Quando você faz o mais difícil pela manhã, você vai para tarde mais tranquilo, mais leve. “Nossa, eu já fiz o mais importante”, isso faz você ficar ao longo do dia com a sensação de dever cumprido, vai fazer você estudar melhor.

No meu caso, tinha muita dificuldade em física no ITA, eu coloquei para de manhã e melhorei muito! Quando eu estudei para a Fuvest, eu não sabia nada de biologia, nada mesmo. Não sabia o que era bioma, xilema, floema, nada. Biologia era a mais importante, então eu deixei 3 horas para biologia de manhã, com intervalos.

Depois de um tempo, eu passei a estudar muito biologia e mudei a prioridade, passei para geografia, ela passou a ser a matéria que eu coloquei de manhã.

Quando eu achava que estava bem, feito muitas provas, eu vi que era a hora de estudar para a segunda fase, aí eu comecei a priorizar redação. Eu não fazia redação todo dia, fazia 3 ou 2 vezes por semana.

Essa foi a ideia do vídeo de hoje. Se você gostou, curta, deixa aí nos comentários o que você achou. E se você quiser saber mais como estudar, como estudar cada matéria, quais as melhores técnicas de estudo, entre no Sniper de Questões. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂