Ícone do site resumov

Fuvest 2018 Um fabricante de acessórios de montanhismo quer projetar um colchão de espuma apropriado


Um fabricante de acessórios de montanhismo quer projetar um colchão de espuma apropriado para ser utilizado por alpinistas em regiões frias. Considere que a taxa de transferência de calor ao solo por uma pessoa dormindo confortavelmente seja 90 kcal/hora e que a transferência de calor entre a pessoa e o solo se dê exclusivamente pelo mecanismo de condução térmica através da espuma do colchão. Nestas condições, o gráfico representa a taxa de transferência de calor, em J/s, através da espuma do colchão, em função de sua espessura, em cm.

Considerando 1 cal = 4 J, a menor espessura do colchão, em cm, para que a pessoa durma confortavelmente é

 

(A) 1,0.

(B) 1,5.

(C) 2,2

(D) 2,8

(E) 3,9

Tags – Física, Termologia, transferência de calor, calor específico, condução, análise de gráfico, conversão de unidades de medidas.

Resolução

Φ = 90 kcal/h = 9 . 104 cal/h

Φ = 90 kcal/h . 4 J ÷ (3,6.103s) = 3,6. 105 J ÷ 3,6 . 103 s

Φ = 100 J/s

Olhando o gráfico, vemos que Φ = 100 J/s está em espessura = 1,5 cm.

Resolução detalhada

O problema nos pede a “a menor espessura do colchão[…] para que a pessoa durma confortavelmente”, do enunciado temos que “[…] a taxa de transferência de calor ao solo por uma pessoa dormindo confortavelmente seja 90 kcal/hora”. Portanto, a menor espessura do colchão para que a pessoa durma confortavelmente é aquela em que a taxa de transferência de calor é de 90 kcal/hora, que podemos encontrar pelo gráfico dado.

Observe que a taxa de transferência de calor é dada em kcal/hora, no entanto no gráfico ela está em J/s. Fazendo a conversão:

Voltando ao gráfico, verificamos que para essa taxa a espessura do colchão deve ser de 1,5 cm, letra B.