Ícone do site resumov

 Às vésperas da Cúpula do G20, que teve início em 07 de julho de 2017


Às vésperas da Cúpula do G20, que teve início em 07 de julho de 2017, em Hamburgo, na Alemanha, a chanceler alemã, Angela Merkel, discursou no Parlamento e referiu se a atores políticos importantes no cenário mundial, conforme os trechos transcritos a seguir.

Quem pensa que os problemas deste mundo podem ser resolvidos com o isolacionismo e o protecionismo está cometendo um enorme erro. Somente juntos podemos encontrar as respostas certas às questões centrais dos nossos tempos  (…) Não podemos esperar até que a última pessoa na Terra esteja convencida da evidência científica das mudanças climáticas. Em outras palavras: o acordo climático  (de Paris) é irreversível e não negociável.

www.jb.com.br/pais/notícias.

Analise as três afirmações seguintes, quanto aos objetivos e ao teor desses trechos do discurso.

I. Podem ser entendidos como uma crítica à saída dos EUA do acordo sobre as mudanças climáticas construído na COP21 de 2015, em Paris, à época assinado pelo ex-presidente Barack Obama. A saída foi justificada pelo atual presidente Donald Trump, afirmando que o acordo seria prejudicial à economia americana.

II. Trata se de um elogio à recente postura de algumas autoridades do Reino Unido, o qual, em seu processo denominado Brexit , pretende proteger a economia britânica, mas sem afetar seus compromissos financeiros com o acordo de Paris de 2015 e os relacionados com as  questões estratégicas coletivas da Comunidade Europeia.

III. Faz se uma crítica direta à França, que, mesmo tendo sido a sede da COP21 de 2015, vem continuamente desobedecendo a esse acordo, pois contraria as metas firmadas de emissão de CO2  em suas atividades industriais.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Solução:

O discurso de Merkel mostra o comportamento de antiglobalização visto no Reino Unido com a aprovação do Brexit. O mesmo ocorreu nos EUA, quando o Trump revogou tratados assinados pelo ex presidente Obama. Já na França, observa-se um fenômeno pró globalização com a eleição de Macron.

Tags: Geografia, globalização, geografia humana, populacional,  política internacional, relações entre países

Letra A