Ícone do site resumov

Fuvest 2014. Prova V. Questão 85. Relação entre Vidas Secas e Capitães de Areia


Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da areia, de Jorge Amado:

I. Quanto à relação desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos, verifica-se que ambos são tributários da radicalização político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930.

II. Embora os dois livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no processo de dominação social, em Vidas secas, essa consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até ascético, o que já não ocorre na composição de Capitães da areia.

III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente.

b) I e II, somente.

c) III, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.

Resposta B

Na década de 30, surgiu no Brasil o neorrealismo modernista. Esta é uma corrente literária caracterizada pela crise econômica da época e pela radicalização ideológica sistematizada após a queda da bolsa americada en 1929 (“ilusão do capitalismo”) e após a revolução de 1930 no Brasil (regime autoritário).

A consciência crítica é densa em ambos os romances, sobretudo na análise de como a linguagem (ou ausência desta) é usada para a dominação social.

Na obra Capitães de Areia, podemos ver como o poder econômico de alguns indivíduos ou famílias é capaz de controlar a imprensa. Um exemplo disso é que apenas jornais clandestinos mostram a fuga de Pedro Bala.

Já em Vidas Secas, a família de retirantes mal consegue usar as palavras. O livro inteiro é marcado pela ausência de uma expressão linguística, e portanto, social, dos retirantes. Vemos um estilo conciso, completamente diferente da fluência do narrador de Capitães de Areia.

A afirmação III é falsa, uma vez que não há redenção social do oprimidos em Vidas Secas. Isso ocorre apenas em Capitães de Areia, em que os menores marginalizados tornam-se parte do partido comunista, e lutam para transformar a estrutura do sociedade. Além disso, Vidas Secas é um romance circular, ele com o capítulo “mudança” e termina com “Fuga”, ambos narram a fuga de Fabiano, Sinhá Vitória e os meninos fugindo da seca.

Veja como foi cobrada a relação entre Sentimento do Mundo e Capitães de Areia na prova da Fuvest de 2015.