Ícone do site resumov

ENEM 2017 Q7 – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela


PROPAGANDA

O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.

BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política, Brasília: UnB, 1998 (adaptado).

De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a

  1. reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
  2. difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
  3. imposição das ideias e posições de grupos específicos.
  4. decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra
  5. identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.

Solução

Para resolver essa questão precisamos entender o efeito manada. Este é um fenômeno biológico em que os indivíduos de uma espécie tendem a seguir o comportamento dos outros. É o famoso “maria vai com as outras”.

O trecho nos mostra que a propaganda tenta se utilizar do efeito manada.  O objetivo da propaganda é fazer com que todo mundo se sinta obrigado a seguir o grupo e comprar o produto.

Porém o objetivo da propaganda não é simplesmente fazer com que as pessoas sigam a manada (isso vai acontecer de qualquer jeito, porque é um fenômeno biológico), o objetivo é fazer com que a opinião de uma minoria passe a ser a opinião da maioria, ou induzir as pessoas a aderir às teses da propaganda, e assim fazer toda a manada a aderir à tese.

Veja os trechos sobre a propaganda:

Assim, fica claro que a propaganda busca impor uma ideia e uma posição sobre os leitores ou ouvintes. O efeito manada existe de maneira independente e só vai ajudar a espalhar a mensagem da propaganda.

Basta pensar em um exemplo. Vamos pensar no iphone.

  1. Ninguém precisa do iphone.
  2. A propaganda faz você pensar que precisa de um iphone.
  3. Todo mundo tem um iphone.
  4. Agora você PRECISA TER um iphone, senão não será bem visto pelo grupo.

Ficou fácil de entender? Fala pra gente nos comentários!

Letra C