PROPAGANDA
O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política, Brasília: UnB, 1998 (adaptado).
De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a
- reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
- difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
- imposição das ideias e posições de grupos específicos.
- decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra
- identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.
Solução
Para resolver essa questão precisamos entender o efeito manada. Este é um fenômeno biológico em que os indivíduos de uma espécie tendem a seguir o comportamento dos outros. É o famoso “maria vai com as outras”.
O trecho nos mostra que a propaganda tenta se utilizar do efeito manada. O objetivo da propaganda é fazer com que todo mundo se sinta obrigado a seguir o grupo e comprar o produto.
Porém o objetivo da propaganda não é simplesmente fazer com que as pessoas sigam a manada (isso vai acontecer de qualquer jeito, porque é um fenômeno biológico), o objetivo é fazer com que a opinião de uma minoria passe a ser a opinião da maioria, ou induzir as pessoas a aderir às teses da propaganda, e assim fazer toda a manada a aderir à tese.
Veja os trechos sobre a propaganda:
- apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria
- induzi-lo (ouvinte ou leitor) a aderir às teses que lhes são apresentadas
Assim, fica claro que a propaganda busca impor uma ideia e uma posição sobre os leitores ou ouvintes. O efeito manada existe de maneira independente e só vai ajudar a espalhar a mensagem da propaganda.
Basta pensar em um exemplo. Vamos pensar no iphone.
- Ninguém precisa do iphone.
- A propaganda faz você pensar que precisa de um iphone.
- Todo mundo tem um iphone.
- Agora você PRECISA TER um iphone, senão não será bem visto pelo grupo.
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Letra C