TEXTO I
TEXTO II
No verão de 1964 o artista Robert Rauschenberg (n. 1925) criou o termo Combine para se referir às ssuas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura
Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e Italianos no Festival dos Dos Mundos em Spoleto, na Itália. Os responsáveis pelo festiva, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito
Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que alguém quisesse se enfiar nela”.
A obra de Rauschenberg chocou o público na época em que foi feita, e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizada pela
- dissolução das tonalidades e dos contornos, revelando uma produção rápida
- exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades
- repetição exaustiva de elementos visuais, levando à simplificação máxima da composição
- incorporação das transformações tecnológicas, valorizando o dinamismo da vida moderna
- geometrização das formas, diluindo os detalhes sem se preocupar com a fidelidade ao real
Letra B