Ícone do site resumov

ENEM 2017 Q10 Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio


Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio

Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiáveis, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar O Computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e outras alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.

COSCARELLI, C. V. Linguagem em (Discurso, n. 3, set-dez 2009

A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia

  1. está repleta de informações confiáveis que constituem fonte única para a aprendizagem dos alunos.
  2. exige dos pais e professores que proíbam seu uso abusivo para evitar que se torne um vício.
  3. tende a se tornar um agente negativo na aprendizagem e na socialização de Crianças e jovens.
  4. possibilita maior ampliação do Conhecimento de mundo quando a aprendizagem é direcionada.
  5. leva ao isolamento do mundo real e ao uso exclusivo do computador se a navegação for desmedida.

Solução

Veja o trecho:

“é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem…”

Neste contexto, temos:

interferir nesse processo = direcionar a aprendizagem

Mais um trecho:

“mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar.”

mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos = ampliar o conhecimento

Letra D