Ícone do site resumov

ENEM 2017 Q28 É DESSA FLORESTA QUE SAI O CHAPEUZINHO VERMELHO, JOÃO E MARIA,


É DESSA FLORESTA QUE SAI O CHAPEUZINHO VERMELHO, JOÃO E MARIA, OS IRMÃOS KARAMAZOV, A DAMA DAS CAMÉLIAS E OS TRÊS MOSQUETEIROS.

Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras. Como elemento de Sedução na publicidade, São Paulo: Futura, 1999 (adaptado).

Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa

a) justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura.

b) incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial.

c) seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal.

d) promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura.

e) construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.

Resposta: E

A ideia é mostrar que com a celulose dessas árvores será usada para fazer livros que contam histórias infantis. O intuito da celulose seria fornecer papel para publicar as obras literárias.

Outro ponto é que a floresta passa uma ideia de sustentabilidade por ser pinheiros de replantio. E que não são desmatadas mais florestas para produzir o papel.

 

Hoje sabemos que a maior responsável pelo desmatamento é a criação de gado e a agricultura da soja (justamente para alimentar o gado).

Poderíamos pensar que na floresta lúdica da imagem ocorrem as histórias infantis, porém isso não se justifica já que essas árvores serão cortadas.

 

LETRA E