Ícone do site resumov

ENEM 2016 Q105 – A ÁGUA INVISÍVEL


National Geographic Brasil, n. 151, out. 2012 (adaptado).

Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a

  1. adotar práticas de consumo consciente.
  2. alterar hábitos de higienização pessoal e residencial.
  3. contrapor-se a formas indiretas de exportação de água.
  4. optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável.
  5. conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção.

RESOLUÇÃO

A ideia da campanha é mostrar que o consumo de água nem sempre é claro, de forma que mostra que o consumidor que quer diminuir o consumo de água precisa não apenas diminuir o uso residencial de água mas também optar por alternativas que usem menos água, como ingerir menos carne bovina por exemplo.

A ideia principal é inclusive enfatizada na parte inferior da propaganda:

“Economizar bens de consumo e evitar o desperdício também é poupar água”

LETRA A