Ícone do site resumov

ENEM 2015 Q 5 Simone de Beauvoir – O segundo sexo


Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino

Beauvoir. O segundo sexo.

Na década de 1960, a proposição de Simoe de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca
a) ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual
b) pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho
c) organização de protestos púbicos para garantir a igualdade de gênero
d) oposição de grupos religiosos para impedir os casamento homoafetivos
e) estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas.

Resposta

Mesmo sem saber quem foi Simone de Beauvoir, o candidato pode se lembrar que os anos 60 e 70 foram marcadas por manifestações e protestos públicos pela igualdade  de direitos de fato entre homens e mulheres.

 

 Vamos ver as ondas do feminimo
 A primeira onda do feminismo teve força no fim do século XIX e começo do século 20, no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. O objetivo era igualdade, principalmente na esfera jurídica:
– Liberdade de voto e participação política
– Liberdade de propriedade (sim, antes os imóveis não podiam ficar no nome das mulheres).

Essa geração foi responsável pela conquista do voto, veja o ano do sufrágio universal em cada país:

Estados Unidos 1920

Brasil 1932

França 1944

Itália 1946

Grécia 1952

San Marino 1959

Mônaco 1962

Suíça 1971

A segunda onda do feminismo começou nos anos 60, na Europa Ocidental e nos EUA e se estendeu pelo mundo. Esta geração estendeu o debate para a sexualidade, família, ambiente de trabalho, desigualdades oficiais ou não, entre outros.

 Simone de Beauvoir foi escritora e ativista feminista, ela forneceu fundamentos filosóficos para o questionamento do então papel da mulher na sociedade. O livro o segundo sexo foi um dos mais famosos, ele revela o tratamento dado à mulher ao longo da história, e é considerar um dos principais trabalhos de filosofia feminista e o marco da segunda geração do feminismo.

 Ela viveu em uma época de mudança de pensamentos, e  se preocupou em desconstruir o conceito de “feminino”, para ela este é uma construção social que existe no contexto de dominação do gênero masculino.

A terceira onda do feminismo  estende a discussão para as preocupações com violência sexual, estupro, direitos reprodutivos, preconceitos, desigualdades de salários, infanticídio, etc.

Letra C