Ícone do site resumov

ENEM 2015 Q 16 regiões de intemperismo para as condições brasileiras


Figura 1. Diagrama das regiões de intemperismo para as condições brasileiras (adaptado de Peltier, 1950).

Figura 2. Mapa das regiões de intemperismo do Brasil, baseado no diagrama da Figura 1.

FONTES, M. P. F. Intemperismo de rochas e minerais. In: KER. J. C. et al. (Org.). Pedologia: fundamentos. Viçosa (MG): SBCS, 2012 (adaptado).

De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climático?

a) Tropical.

b) Litorâneo.

c) Equatorial.

d) Semiárido.

e) Subtropical.

Solução

  Segundo a legenda, a região de intemperismo mais fraco é a que tem a cor mais fraca, cor branca.
No mapa do Brasil, esta região está localizada no nordeste, mais precisamente nas regiões mais secas, típicas do ambiente semi-árido do Sertão nordestino. Vale lembrar que essa região apresenta baixo índice de chuvas.
O intemperismo, em geral, é o conjunto de alterações físicas e químicas nas rochas ou solos, e um dos principais agentes de intempérie é a água, que pode “lavar” o solo destituindo-do de seus principais minerais e dos nutrientes necessários para as plantas.
O intemperismo do solo pode ser entendido como a alteração de suas propriedades, e o transporte de seus minerais e nutrientes feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo.
Esse intemperismo causado pela água não é um problema para o sertão nordestino, porque embora a cobertura vegetal não seja muito intensa, o regime de chuvas é bem escasso. Por isso, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica do clima semi-árido. Letra D.
Veja, abaixo alguns exemplos de intemperismo:
– Por ação do vento

– Por ação da água que sofre congelamento:

  • A água entra em rachaduras, em seguida sofre congelamento e quebra a rocha:

Veja esta questão do ENEM 2015 onde explicamos vários tipos de erosão: ENEM 2015 Q 26 Erosão circular no rio e outros tipos de erosão causada pela água.

Letra D