Ícone do site resumov

ENEM 2015 Q 109 vários recursos verbais e não verbais nas peças publicitárias


Pode aparecer onde menos se espera em cinco formas diferentes.
É por isso que o Dia Mundial Contra a Hepatite está ai para alertar você.
As hepatites A, B, C, D e E tem diversas causas e muitas formas de chegar até você.
Mas, evitar isso é bem simples. Vocé, só precisa ficar atento aos cuidados necessários para cuidar do maior bem que você tem:
A SUA SAÚDE!
Algumas maneiras de se prevenir:

• Vacine-se contra as hepatites A e B.
• Use água tratada e siga sempre as recomendações quanto à restrição de banhos em locais públicos e ao uso de desinfetantes em piscinas.
• Lave SEMPRE bem os alimentos como frutas, verduras e legume.
• Lave SEMPRE bem as mãos após usar o toalete e antes de se alimentar.
• Ao usar agulhas e seringas, certifique-se da higiene do local e de todos os acessórios.
• Certifique-se de que seu médico ou profissional da saúde esteja usando a proteção necessária, como luvas e máscaras, quando houver a possibilidade de contato de sangue ou secreções contaminadas com o vírus.
Disponível em: http://farm5.static.flickr.com.
Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado)
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que
a) o tom lúdico é empregado como recurso de consolidação do pacto de confiança entre o médico e a população.
b) a figura do profissional da saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.
c) o uso de construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de argumentação que simulam o discurso do médico.
d) a empresa anunciada deixa de se autopromover ao mostrar preocupação social e assumir a responsabilidade pelas informações.
e) o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com subjetividade no trecho sobre as maneiras de prevenção.
Resolução
A foto da médica dá um argumento de autoridade ao texto, fornecendo confiança nas informações do texto. Essa é uma estratégia de marketing.
Por isso, por exemplo, que usam imagens de dentistas em pastas de dente, embora a mulher ou homem seja normalmente apenas modelo.

Letra B