Ícone do site resumov

É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca.


É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.

SILVA, F. l. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o(a)

a) dissolução do saber científico.

b) recuperação dos antigos juízos.

c) exaltação do pensamento clássico.

d) surgimento do conhecimento inabalável.

e) fortalecimento dos preconceitos religiosos.

Resposta: D

O progresso e conhecimento em matemática, feito por Descartes, fornece um modelo copiável de fisolofia, caracterizado por quatro regras simples:

  1. Aceitar como verdade apenas o que não se pode duvidar (inabalável).
  2. Dividir qualquer pergunta em sub perguntas.
  3. Começar com os aspectos mais simples e ir crescendo em complexidade
  4. Revisar frequentemente o suficiente para rever todos os argumentos de uma vez.

Utilizando essa metodologia de produção de conhecimento, mudou-se completamente o desenvolvimento das ciência e, portanto, do conhecimento inabalável (letra D).

Vale lembrar que ele também foi o autor da filosofia dualista.

Dualismo é uma concepção filosófica ou teológica do mundo baseada na presença de dois princípios ou duas substâncias ou duas realidades opostas, irredutíveis entre si e incapazes de uma síntese final ou de recíproca subordinação. É dualista por excelência qualquer explicação metafísica do universo que suponha a existência de dois princípios ou realidades não subordináveis e irredutíveis entre si

Ou seja, aqui não se pode falar em importância maior do corpo ou da mente, esses possuem realidades opostas, de modo que não se pode comparar.

Veja o resumo no wikipedia.

Os métodos de investigação científica decorrentes da filosolofia dualista de Descartes, que se baseava na dúvida, contribuíram enormemente para o surgimento de conhecimentos inabaláveis em várias esferas do conhecimento humano.