Ícone do site resumov

Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume


Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.

TUNDISI. J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003.

A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da

a) erosão.

b) salinização.

c) laterização.

d) compactação.

e) sedimentação.

Resposta: B

A salinização é um processo que ocorre gradualmente ao longo de meses de práticas agrícolas incorretas e se caracteriza pelo aumento da concentração de sal no solo. O desvio das águas dos rios Amu Dária e Syr Dária que desembocavam no mar de Aral é um exemplo dessas práticas agrícolas incorretas. Esse desvio acarretou na diminuição do volume de água no mar de Aral. Esse fato, em consonância com o clima semi-árido, criou condições propícias para a evaporação progressiva da água do mar , diminuição do nível do mar, e aumento da concentração salina.

Em resumo, a redução da viabilidade de água doce, o clima semiárido, a evaporação progressiva da água restante, e a salinização da água restante criaram condições para o surgimento de um deserto.

Vale lembrar que questões de desertificação estão muito comuns na atualidade. O próximo passo seria a desertificação do deserto de Sahel na África, que é uma zona de transição entre o deserto do Saara e as savanas do sul. O processo de desertificação do Sahel possui os seguintes fatores intensificadores:

– Super cultivo (crescimento exagerado das lavouras principalmente para exportação)

– Campos para pastagem excessivos

– Excesso de população nas redondezas

– Erosão do solo natural e intensificada pelo homem.

 

Veja o mar de Aral em 1989 e em 2014.