Ícone do site resumov

ENEM 2013   Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial


Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

  1. crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
  2. direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
  3. delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
  4. implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
  5. reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

SOLUÇÃO

O texto fala sobre o crescimento não planejado das cidades, em resumo fala que as pessoas primeiro chegaram na cidade e depois foram-se criando condições para se habitar e viver na cidade.

Depois a questão nos pergunta qual foi a consequência para a expansão das áreas periféricas. 

Podemos pensar que com tantas pessoas chegando nas cidades, haverá o crescimento da população urbana e a procura por moradia nos centros será muito alta. Imagina todo mundo indo pra cidade de São Paulo, e querendo morar nos bairros centrais, próximo ao trabalho e aos melhores serviços. Ora, já sabemos que pela lei da oferta x demanda, quando muita gente quer uma coisa, o preço dessa coisa vai aumentar. Portanto, o preço das moradias no centro aumentará muito. O termo especulação imobiliária é só uma expressão difícil para nomear esse processo de aumento de preço nos locais mais desejados.

Esse processo tem até um nome: Suburbanização

Isso vai gerar como consequência:

Logo, podemos responder: A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

  1. crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária. (CORRETA)
  2. direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços. (INCORRETA) Porque na verdade, nas áreas periféricas quase não há serviços, é justamente um contrário. Você já viu um shopping, um supermercado, escolas no meio das favelas? Não né.
  3. delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida. (INCORRETA) As áreas periféricas são sinônimos de áreas desorganizadas espacialmente, com baixa qualidade de vida. Áreas em que ocorre muito alagamento ou deslizamentos de terras.
  4. implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores. (incorreto) Quem dera!
  5. reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.  (incorreto) Quem dera!

LETRA A