Ícone do site resumov

ENEM 2013 Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções


Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora a página – não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.

Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponível em: http://td.camara.leg.br. Acesso em 17 dez. 2012 (adaptado).

No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado

  1. populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.
  2. totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.
  3. segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.
  4. estagnacionista, que disseminava a pauperização social.
  5. fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

SOLUÇÃO

Para resolver a questão precisamos ter um embasamento do que foi o Apartheid na África do Sul.

Resumo sobre o Apartheid

O apartheid foi um sistema político e social na África do Sul, enquanto estava sob o domínio da minoria branca. Isso foi usado no século 20, de 1948 até o início da década de 1990. A segregação racial havia sido usada há séculos, mas quando a nova política começou em 1948, era rigorosa e mais sistemática.

No sistema, as pessoas da África do Sul foram divididas por sua raça e as raças foram forçadas a viver separadas umas das outras. Havia leis que mantinham a separação racial.

O sistema de apartheid na África do Sul foi banido em 1994. O último presidente sob o apartheid foi Frederik Willem de Klerk.  Depois disso, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro.

Durante o apartheid, as pessoas foram divididas em quatro grupos raciais e mantidas separadas por lei. O sistema foi usado para negar muitos direitos das pessoas não-brancas, principalmente pessoas negras que viviam na África do Sul no início dos tempos de apartheid.

  • As leis permitiram que as pessoas brancas estivessem em quaisquer áreas.
  • Os negros tinham que levar papéis especiais (passes) ou ter permissão para viver e trabalhar em áreas específicas.

O governo separou as comunidades misturadas e moveu forçosamente muitas pessoas. Muitas leis foram feitas, por exemplo:

  • pessoas de raças diferentes não podiam se casar;
  • os negros não podiam possuir terras em áreas brancas ou votar.

O fim do Apartheid foi começando em 1989 com o presidente Kirk, havia muita pressão internacional para acabar com esse sistema.

Em 1991, a ONU criou o Acordo Nacional de Paz. O objetivo do Acordo de Paz foi “pôr fim à violência política” na África do Sul.

A primeira eleição democrática foi em 27 de abril de 1994. Nelson Mandela tornou-se presidente, com De Klerk e Thabo Mbeki como deputados. Essa eleição foi considerada o fim da regra do apartheid.

Embora os sul-africanos negros tenham recebido direitos iguais por lei, ainda há desigualdades econômicas entre negros e brancos. Em 2012, a África do Sul teve seu primeiro censo em mais de dez anos. Descobriu-se que a família negra média ganhou um sexto (cerca de 17%) do que a família branca média ganha.

Esta questão de 2016 fala sobre a “lei do passe” que existia durante o regime Apartheid. Veja aqui.

ENEM 2016 Q21 – O regime do Apartheid adotado de 1948 a 1994 na Africa do Sul

LETRA C