Ícone do site resumov

ENEM 2013 Para Carr, internet atua no comércio da distração


Para Carr, internet atua no comércio da distração

Autor de “A Geração Superficial” analisa a influência na tecnologia na mente”

O jornalista americano Nicholas Carr acredita que a internet não estimula a inteligência de ninguém. O autor explica descobertas científicas sobre o funcionamento do cérebro humano e teoriza sobre a influência da internet em nossa forma de pensar.

Para ele, a rede torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.

Mais:  Carr  afirma  que  há empresas  obtendo  lucro com  a  recente  fragilidade  de  nossa  atenção.  “Quanto mais tempo passamos on-line e quanto mais rápido passamos de uma informação para a outra, mais dinheiro as empresas de internet fazem”, avalia.

“Essas empresas estão no comércio da distração e são experts em nos manter cada vez mais famintos por informação  fragmentada  em  partes  pequenas.  É  claro que elas têm interesse em nos estimular e tirar vantagem da nossa compulsão por tecnologia.”

ROXO, E. Folha de S. Paulo, 18 fev. 2012 (adaptado).

A crítica do jornalista norte-americano que justifica o título do texto é a de que a internet

A  mantém os usuários cada vez menos preocupados com a qualidade da informação.

B torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.

C desestimula     a    inteligência,     de    acordo    com descobertas científicas sobre o cérebro.

D  influencia     nossa    forma    de    pensar    com    a superficialidade dos meios eletrônicos.

E garante a empresas a obtenção de mais lucro com a recente fragilidade de nossa atenção

 

O autor fala sobre os males da internet: “Para ele, a rede torna o raciocínio de quem navega mais raso, além de fragmentar a atenção de seus usuários.”

Veja o trecho: “Quanto mais tempo passamos on-line e quanto mais rápido passamos de uma informação para a outra, mais dinheiro as empresas de internet fazem”,

Letra E