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ENEM 2013 Q102 O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos


O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo  exige — a participação  de diversos  autores  na  sua  construção,   a  redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente  com  os  textos  eletrônicos,  produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve  ser  limitado  a isso,  já que  consiste  numa  forma organizacional  que  tanto  pode  ser  concebida  para  o papel como para os ambientes  digitais.  É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente  inviáveis:  a conexão imediata, a comparação  de trechos  de textos na mesma  tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos  de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.

Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a)

A  elemento originário dos textos eletrônicos.

B conexão imediata e reduzida ao texto digital.

C novo modo de leitura e de organização da escrita.

D  estratégia  de  manutenção  do  papel  do  leitor  com perfil definido.

E modelo   de  leitura   baseado   nas  informações   da superfície do texto.

LETRA C