Ícone do site resumov

ENEM 2013 Q98Novas tecnologias Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação


Novas tecnologias

Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações.  Expressões frequentes como “o futuro já chegou”, “maravilhas tecnológicas” e “conexão total com o mundo” “fetichizam” novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo  obrigatório.  Por esse motivo  carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o “futuro” tão festejado.

Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista    controlador.    Há    perversão,    certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.

Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar, por espontânea vontade,   a   esta   relação   sadomasoquista    com   as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.

SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br.

Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).

 

Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar uma base de orientação linguística que permita alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido.  Diante  disso,  nesse  texto,  a  escolha  das formas verbais em destaque objetiva

A  criar relação de subordinação entre leitor e autor, já que ambos usam as novas tecnologias.

B enfatizar  a  probabilidade  de  que  toda  população brasileira esteja aprisionada às novas tecnologias.

C indicar, de forma clara, o ponto de vista de que hoje as pessoas são controladas pelas novas tecnologias.

D  tornar o leitor copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado.

E demonstrar ao leitor sua parcela de responsabilidade por deixar que as novas tecnologias controlem as pessoas.