Ícone do site resumov

Por que você não deve contar seus sonhos pra ninguém


Quando você tem um sonho, qual a primeira coisa que você faz? Contar para alguém, certo!? Ou pior, postar no Instagram. Hoje eu vou te mostrar porque isso não é bom, e você precisa manter em segredo, já que os estudos mostram que contar diminui sua probabilidade de atingir seus sonhos. Se você é novo aqui, seja muito bem vindo; e se você já é de casa, vamos à mais um vídeo!

O que acontece é que seu cérebro confunde contar com acontecer!

Quando você fala seu sonho você sente uma satisfação, como se você já tivesse dado alguns passos ou como se você tivesse na metade do caminho; como se contar o seu sonho e ver as pessoas falando: nossa que legal seu sonho, te fizesse mais perto de atingi- lo!

Mas isso se torna uma construção social, que é como se o cérebro tivesse acreditando nisso que você tá falando como se já fosse realidade, mas é justamente o contrário, essa sensação de já ter andado um pouco, de já estar mais perto faz com que você dê menos o gás, porque você não vai precisar fazer a ação para se sentir bem, para se sentir no caminho certo; você já tá se sentindo assim só por contar.

Foi feita uma pesquisa com 163 pessoas, divididas em quatro testes; e a ideia foi que metade das pessoas iam lá na frente contar os sonhos, e a outra metade não contava.

Depois elas tiveram uma atividade e tiveram 45 minutos para fazê- la, para alcançar ações; e adivinha só! O pessoal que não contou trabalhou os 45 minutos e quando perguntavam quanto eles tinham dado, qual foi o progresso; eles falavam que ainda faltava muito, mesmo trabalhando esses 45 minutos.

Já quem contou o sonho trabalhou muito menos, 33 minutos em média, e quando perguntados o quanto eles tinham evoluído, falaram que tinham evoluído muito, quase acabado; sendo que quem evoluiu mais foi justamente o grupo que não contou.

E aí eles viram que o cérebro confunde, de verdade, falar com o fazer! No fim o grupo que não contou para ninguém, trabalhou mais e foi mais realista com o próprio progresso; já o grupo que contou trabalhou muito menos, fez muito menos e ainda achou que foi mais longe, ou seja, você já sabe que não é pra contar para ninguém, mas provavelmente você já contou e você tá se sentindo meio mal, mas não tem problema, a ideia é que a partir de agora você não conte mais!

Ou então quando as pessoas forem entrar nesse assunto, você tenta sair pela tangente, você tenta falar de outra coisa e tenta não entrar nesse assunto para não ter essa mini satisfação de já, praticamente, ter isso alcançado.

Isso foi uma coisa que aconteceu comigo; quando eu tava estudando falei só para mamãe e eu pedi para ela não contar para ninguém que eu queria fazer ITA, porque já é difícil o suficiente, e se ficarem me perguntando como eu tô estudando e tal, vai ser pior ainda.

E aí deu super certo, ela não contou para ninguém. Mas isso eu sei que funciona para o ensino médio, mas quando você já tá alguns anos no cursinho você acaba tendo que contar, porque as pessoas perguntam o que você tá fazendo, e aí nesse momento que você pode falar assim: Ah eu tô estudando para o vestibular ainda…

Tenta não ser muito específico, fala que você tá fazendo o melhor possível, mas que você não quer entrar nesse assunto agora, e isso talvez dê certo.

Então mantenha o seu sonho lá no seu coração, proteja para ninguém ficar falando sobre isso, e às vezes é até melhor fazer isso por outros motivos também; quando você conta, algumas pessoas vão falar assim: ah não, isso é muito difícil, isso você não vai atingir, vai demorar para você conseguir isso, você não é inteligente suficiente….  

Então é melhor nem contar pra essas pessoas.

E quando que pode dar certo contar? Dá certo quando você tem alguém que tá junto com você, ou no mesmo caminho e vocês vão se ajudar, um pode cobrar do outro, pra vocês irem juntos, se ajudando, porque é um caminho difícil, quando você vai junto é melhor, quando for uma parceria é ótimo contar, mas quando for uma coisa diferente, que não tá na mesma sintonia, é melhor não contar, no Instagram então nem se fala.

Eu já tive esses momentos de não contar nada e de contar muito, e quando eu não contava nada acontecia que eu precisava escrever sobre isso, então eu tinha um caderno que eu escrevi o que eu queria fazer e eu achava muito bom, porque eu deixava fluir!

Porque dá vontade de contar, dá vontade de falar sobre isso; então a sugestão é que você tenha um caderno que você coloca esses seus pensamentos aí mais obscuros para ninguém ver, e você escreve lá o que você quer, o que você tá fazendo, como você se vê no futuro, o que que você tá passando hoje também é legal…

Então escreva isso em um caderno e deixa lá escondidinho para ninguém ver, mas no geral, é até bom você contar menos porque você cultiva essa vida interior, que é algo que não é tão valorizado, então hoje todo mundo vai para o passeio turístico e quer tirar a mesma foto, ao invés de aproveitar o momento lá e sentir o que é estar naquela história, você tá se preocupando com a legenda que você vai colocar no Instagram.

É bom sair um pouco dessa vida exterior e voltar para o interior pensando nos seus objetivos, pensando em pensamentos mais complexos, que não são colocados para fora.

Então a sugestão pra terminar o vídeo é: quando você estiver com muita vontade de contar, me conta aqui nos comentários, me conta, se você quiser, claro, qual é o seu sonho? Pelo que você tá estudando? E a gente se ajuda com a parceria daqui do canal, com as outras pessoas que também estão buscando a mesma coisa; então aqui já é um povo diferente, vai ser aquela ideia da parceria, de se ajudar, de cobrar uns dos outros…

Então essa é a ideia, me conta aqui embaixo qual é o seu sonho, não conta no Instagram, não conta para o pessoal da sua família, vamos manter em segredo. Agora aqueles favores, que são: curtir o vídeo, comentar e compartilhar com algum amigo. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! Até o próximo vídeo, tchau!