Ícone do site resumov

Por que Planos de Estudo NÃO DÃO CERTO | 5 Motivos


Você pode achar que o melhor planejamento é o completo, aquele bonitinho, detalhado, que tem tudo que você tem que fazer de hora em hora, o dia inteiro, que é importante acordar e já saber o que fazer em cada hora do dia. E aí, quando não dá pra cumprir, você acha que o problema é você, que você não consegue cumprir e as outras pessoas conseguem, que é uma falha sua e as outras pessoas são melhores nisso. Mas será mesmo? Será mesmo que todo mundo cumpre aquele cronograma gigantesco?

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Pois é, eu acho que não, e eu te convido a pensar em um cronograma diferente, mais simples, mais curto, porque o problema não é você, mas sim a complexidade do seu planejamento. Então hoje nós vamos falar 5 motivos pelos quais planejamentos falham…Já me conta aí nos comentários se você se identifica com alguns desses erros, e vamos começar.

O primeiro erro é não pensar na energia, é só pensar em quantas atividades, em quantas coisas você quer fazer, e não pensar que a gente tem uma energia cíclica, então temos momentos de alta energia, os momentos de baixa energia, depois alta energia de novo e a gente precisa sincronizar as atividades mais difíceis com esses momentos de mais energia. 

Tem um livro bem legal que se chama Envolvimento Total que ele fala o seguinte: “O número de horas de um dia é fixo, mas a quantidade e a qualidade da energia disponível para nós, não é. Gerenciar a energia, e não o tempo, é a chave para o auto desempenho.” Então assim, a gente sincroniza atividades mais difíceis com os seus melhores momentos, os momentos que você está mais disposto, que consegue memorizar mais, que consegue focar mais no que você vai estudar.

Então, por exemplo, digamos que você acorda super bem, e a sua primeira matéria de manhã é a que você consegue focar mais, que tal colocar a sua matéria mais difícil ali. Em outros momentos que você não consegue estudar, por exemplo, depois do almoço, você coloca ou uma videoaula mais simples, ou um descanso mesmo, e volta depois desse momento. E isso tudo começa observando, sabe, se conhecendo e entendendo, qual é o horário que você tá melhor, que você consegue estudar mais e quais são aqueles que bate um desânimo, que você começa a questionar: Ai, nossa, será que é isso que eu vou fazer da minha vida? Sabe, todo mundo tem isso. E aí, nesses momentos de desânimo, você vai ver uma série, você vai fazer alguma outra coisa. 

No fundo, a gente não é uma máquina, a gente não consegue cumprir esses cronogramas gigantescos o dia inteiro, a gente tem esses ciclos. O que é bom também, porque nos momentos de alto desempenho, de alta energia, você vai conseguir aprender muito mais do que se tudo fosse mediano, então analisa isso, quais são esses momentos pra você, de maneira maior energia, de menor energia e tenta colocar as matérias mais importantes, ou mais difíceis pra você, nesse momento de maior energia. E, claro que uma coisa legal de pensar é como aumentar essa energia, então com exercício físico, como eu falei nesse vídeo aqui de memorização, ou com a sua alimentação, conversar com uma nutricionista e principalmente, dormir muito bem. 

E sobre isso eu precisei testar muito, por exemplo, o que eu como no café da manhã, o que eu como no almoço, é tudo testado pra não dar aquela tristeza, sonolência depois do almoço, então tudo eu fui mexendo até achar uma combinação que pra mim funcionou, mas o que funciona pra mim, pode não funcionar pra você. Então, por isso que é legal testar, conversar com alguma nutricionista, pensar nos seus horários de atividade física e encontrar uma rotina legal pra você.

O segundo erro é ter aquele horário completo, aquele assim que você acorda e já sabe o que vai fazer em cada minuto do dia, de 8 da manhã as 8 da noite, e que você tem um horário certinho, eu vou fazer um pomodoro de 25 minutos e é aqui, 10 e 47, que eu vou sair e vou fazer 5 minutos de intervalo, e vou ao banheiro, vou beber água e volto. Você já viu esses horários? Isso é absurdo. Isso não funciona. Então, é legal ter margem pra fazer outras coisas, e às vezes você tá estudando uma matéria e… tem uma questão que você quer aprender, e aí já acabou o horário de estudar, e você quer mais 10 minutos, mais 15 minutos, você tem que poder fazer isso, você tem que poder se aprofundar. 

Ou às vezes você tá tão cansado daquela matéria, foi muito difícil, a cabeça tá fervendo, você tem que poder parar antes e ter um descanso maior, sabe, e fazer uma outra coisa, porque nem sempre dá pra gente seguir direto. Às vezes é melhor começar com menos, começar com menos do que você consegue cumprir, e a partir disso você vai adicionando. É uma sensação muito melhor você, conseguir cumprir, e assim, por mais que você saiba que você consegue mais, é melhor conseguir cumprir pouco, do que sempre passar dia após dia, semana após semana, nunca conseguindo fazer o que você escreve…vai por mim.

O terceiro erro é um cronograma que tem tudo, de todas as matérias, todos os assuntos, não tem prioridade, é assim um carnaval, uma salada mista, tem tudo ali, e é impossível de cumprir tanto na semana quanto num dia. Então, se antes a gente falou do tempo, de encher o dia de atividades, aqui é encher de matéria, encher de coisinhas, encher de, por exemplo, um dia que você vai estudar matemática, física, química, biologia, filosofia, história, é um negócio, assim, difícil, sabe e impossível. Então, às vezes, é melhor colocar menos coisas, uma ou duas matérias, por exemplo, você estuda todo dia, mas o resto você vai variando, vai intercalando. E pensa sempre que, o que você tá planejando, que você tá escrevendo ali pra fazer, é pra cumprir, não é só pra ficar no papel, então, o que é factível de cumprir, porque às vezes a gente tem uma ideia mágica de que a gente vai conseguir fazer as coisas e de que…o nosso eu do futuro vai ser mais capaz de fazer aquilo do nosso eu do presente, sendo que não, imagina você fazer isso que você anotou agora, é difícil.

E uma ideia, assim, uma sugestão, é colocar prioridades, então a primeira coisa mais importante, a segunda coisa, terceira coisa e inclusive, depois que você já tá trabalhando, e você já tem uma outra rotina, quando é uma profissão assim, mais autônoma e você define seu trabalho, é legal criar a primeira prioridade, a segunda prioridade, então, você sabe qual é a primeira coisa mais importante daquele dia, porque que você vai trabalhar aquele dia… Pra fazer essa coisa, não as outras 10, sabe, então por exemplo, nos estudos você pode colocar: a primeira coisa mais importante é fazer a lista de matemática, a segunda coisa vai ser começar eletroquímica e a terceira coisa vai ser fazer uma prova de português, então você sabe quais são as coisas que você vai fazer, você sabe os horários. 

E você vai ficar com aquela sensação de missão cumprida, sabe, e isso é tão importante, a gente quase nunca sente isso, porque a gente coloca muita coisa, e você sabe que tudo isso que eu falo é baseado em experiencia própria, experiencia própria de fazer os horários gigantescos, porque você vê aquelas pessoas super produtivas, que tem o Google Calendar cheio de 8 da manhã à 8 da noite, tudo bonitinho, os horários, os bloquinhos, e eu fico assim: Meu Deus, como essas pessoas conseguem isso? Eu não consigo nada disso… E a mesma coisa nos estudos, então eu tenho a impressão de que… esses quadro-horários, assim, esses calendários cheíssimos, na verdade, não é bem verdade, não é bem por aí, a pessoa não teve dois minutos de intervalo pra ir no banheiro no dia inteiro, ou do tipo, ela não ficou comendo alguma coisa por mais tempo, sabe… Mas vamos voltar pro vídeo.

O quarto erro vai ser o aplicativo supercomplicado de estudos, então você viu o vídeo de Notion, você viu um cronograma, e você: Agora é isso que vai salvar meus estudos. E aí você vai lá, e descobre que é bem mais complicado do que você achava, que a planilha que você tá usando é difícil de usar, é complexa e aí você pensa: Nossa, não, mas eu preciso, que é isso que vai salvar o meu planejamento. Não existe fórmula mágica. Não é um planejamento desses que vai salvar, ou não sua preparação, é o que você coloca, e o que você coloca você pode colocar no papel, então assim, muitas vezes um planejamento mais simples é melhor, um negócio que você faz no papel, numa folha A4, dá pra fazer tanta coisa, numa agenda tradicional, num aplicativo mais fácil, tipo TeuxDeux, ou To Do, ou TeuxDeux, ou o Trello… 

Deixe um sim aí, nos comentários, se você quiser um vídeo sobre como usar esses aplicativos mais simples. O TeuxDeux, ou… eu não sei se fala TeuxDeux, que é em francês, ou To Do em inglês, ou TeuxDeux… Eu só sei que eu acho bem legal como ele é feito, e aí, deixe um sim se você quiser que eu te mostre como usar para fazer quadro-horário bem simples, planejamento bem simples, ou o Trello, também. Mas assim, já vai por mim, esquece planejamento complicado ou então, usa…essa ferramenta mais difícil, por exemplo, o Notion, com menos coisas, coloque só o mínimo e aí conforme você for se acostumando, você vai deixando sua planilha mais complexa, conforme você for aprendendo a usar.

O quinto erro é ter um cronograma que não presta pra nada, é usar, por exemplo, aquele do cursinho que é o mesmo pra quem tá começando a estudar e quem tá há 5 anos no cursinho. É um cronograma que não tem as suas ênfases, que não tem o que você mais precisa, que não tem suas provas antigas, seus simulados, que não tem os assuntos que faltam ver, aquele assunto que você erra sempre. É esse cronograma que é pra jogar fora, ou planejamento, ou o que você quiser chamar, a gente precisa criar ênfases, precisa ter os assuntos que são aqueles que caem e você erra, precisa colocar mais ênfase nesses. A vezes é um assunto de química, às vezes é eletroquímica, às vezes é de física, eletricidade, e principalmente, quando acontece aquele último assunto do ano, que você já ia ver, mas aí logo depois é o Enem, aí não dá pra ver direito, aí quando vai pro ano seguinte já é de novo perto do Enem, já não dá pra ver de novo, então, esses assuntos assim, às vezes você precisa colocar no seu cronograma. Então, ou seja, a ideia das ênfases, a ideia do que é mais importante pra você, da sua estratégia… Que é uma coisa que a gente fala tanto no Sniper de Questões.

E assim, a ideia desse vídeo é te falar também, que muitas vezes não dá pra cumprir, e tá tudo bem…Que é até a ideia desse vídeo: O ano que você vai passar, então não tem problemas alguns dias você não cumprir, algumas semanas talvez, mas a gente sempre precisa planejar, a gente precisa ter uma direção, por mais que não siga 100%, tem que ter essa direção. E quando você for criar o seu, tenta criar mais simples, com ênfases no que você mais precisa, sem precisar fazer tudo.

E aí vamos resumir, né? O primeiro foi pensar na energia, a ideia de sincronizar a sua energia com as suas atividades, atividades que precisam de mais concentração, sincroniza com momentos melhores do dia, o momento depois do café da manhã, depois do cafezinho. Aí, a segunda coisa foi evitar ter cronogramas fixos, assim muito rígidos, de 8 da manhã as 20 horas da noite, ou às vezes até mais, e substituir por algo mais simples, mais flexível, inclusive, você as vezes nem precisa colocar o tempo, você pode colocar uma ordem, como o ciclo de estudos, você coloca sua ordem, a duração de cada, e depois vai fazendo de acordo com seu tempo, com seus intervalos, com como você tá com sua energia. Esse é inclusive é o que eu prefiro, o que eu sempre fiz, eu nunca consegui cumprir esse negócio de oitos horas, eu vou sentar, e vou estudar até 9:50, e aí eu vou parar 10 minutos, não, nunca deu certo pra mim, e não precisa dar certo pra você, pra você passar e, por outro lado, se dá certo pra você, continue e esqueça o que eu falei agora.

E aí, o terceiro erro foi aquele cronograma que tem tudo, todas as matérias, todos os assuntos, aí você estuda 7 matérias por dia e aquela coisa que não dá nem pra respirar, muita coisa, muita coisa. Não precisa disso, a gente pode distribuir durante a semana, estudar umas 4 matérias, 5 no máximo por dia, e ir distribuindo com outras atividades, com provas antigas. E sempre pensando que não precisa ser tudo pra hoje, o que você vai conquistar é ao longo de semanas, meses, não só hoje.

O quarto foi a questão do aplicativo complicado, vamos substituir por um planejamento mais simples, você pode até usar um aplicativo com o potencial de ser complicado, tipo o Notion, mas usar de uma forma mais simples, ir aprendendo aos poucos, e depois você usa funcionalidades mais complexas.

O quinto foi o cronograma sem ênfases, aquele cronograma que todo mundo segue, que é uma das piores coisas que você pode fazer nos seus estudos, porque não lida com as lacunas que você tem, com aqueles erros que você vai cometer, não outra pessoa, você. Então…a gente precisa montar ênfases, precisa pensar no que mais precisa, especificamente, pra você. E isso é uma coisa que a gente fala no treinamento, no Desafio Sniper Simplifica de matemática, e lá tá tudo bonitinho, os grupos, a ordem, então… Dê uma olhada lá.

Então por hoje é isso, e me conta o que você achou desse vídeo, se você já cometia alguns desses erros e assim, é experiência própria, é tudo a minha vida assim, eu vejo…Como eu falei ainda agora, né…As pessoas colocando cronogramas, assim, até outros Youtubers, e pessoas assim… Eu tenho tudo definido, o que eu vou fazer, de minuto em minuto… E eu fico: Nossa, como assim você consegue? Eu não consigo. Então…essa é a minha experiência falando pra você, e não precisa conseguir, a gente pode ter uma abordagem mais flexível, e que entenda a energia, do que tentar ficar estudando quando você não consegue, quando você tá com dor de cabeça, por exemplo. |Às vezes para, descansa, volta com mais energia, volta com gás, que as vezes o gás pra estudar é muito importante. Então essa é a ideia de hoje, eu espero que você tenha gostado, de coração, e continue indo atrás dos seus sonhos. O mundo precisa da habilidade que só você tem. E um ótimo planejamento aí pra você, supersimples, fácil e que dê pra seguir. Tchau.