Ícone do site resumov

[Podcast] Conversa com psicóloga sobre ansiedade, procrastinação e extremismo nos estudos (e a solução)


Se preferir escute no Spotify, Google Podcasts, iTunes

A neuropsicóloga Simone Domingues conta que a ansiedade pode ser positiva, quando nos impulsiona e motiva à ação. Mas em excesso, pode afetar os estudos e a saúde. 

Conversamos sobre a catastrofização, o perfeccionismo, a procrastinação, a autoestima e como sair desse padrão. Ela compartilhou algumas técnicas da psicologia como diário de pensamentos, como criar metas realistas e conversamos até como criar cenas positivas, em vez das de filmes de terror que normalmente criamos. 

Você pode encontrar a Simone no Instagram

O  novo programa de visualização do 1pause terá 30 dias de áudios de visualização da aprovação e dos estudos Serão 30 áudios, início em 01 de julho.

Eu acho que já passei por quase todos esses problemas que conversamos, principalmente a catastrofização, que é uma palavra que vou guardar a cada vez que imaginar os cenários mais horripilantes. 

Vou fazer um resumo de algumas partes importantes. 

Perfeccionismo que pode levar à paralisia, e se resolve com o feito é melhor que perfeito. E lembrar que ao fazer o feito todos os dias, em meses você tem grandes resultados. 

A procrastinação vem do ciclo: algo incomoda, você tem algum desconforto (pode ser algo difícil nos estudos, ou errar muitas questões, e isso leva a uma fuga, a um afastamento dos estudos). E com o tempo isso vira um ciclo mais e mais forte que quebra a rotina e reforça uma ideia de incapacidade. 

E ela deu a dica de ter um hobby ou uma atividade prazerosa para dar um senso de realização, e pode ser completamente diferente, pode ser um exercício físico, como correr, fazer yoga (meu caso), pode ser cozinhar, pode ser até fazer uma maquiagem linda, ou cantar, dançar, desenhar. Bom você decide. Esse senso de realização acaba passando para outras áreas. 

Espero que você tenha gostado da conversa. Me siga no instagram para mais conteúdos e conheça o Sniper de Questões. Até o próximo post 🙂