Ícone do site resumov

[Podcast] Ainda dá tempo de passar? (Tudo depende de 3 coisas)


Se preferir escute no Spotify, Google Podcasts, iTunes

Se você procura passar no ENEM ou no vestibular em um curso concorrido você está no lugar certo, aqui conversamos sobre métodos de estudos, como estudar para gabaritar, temos entrevista com os aprovados e tantas outras coisas. Eu sou Susane Ribeiro do curso do Sniper de Questões e bem-vindo ao Episódio 57. Dia sim, dia não alguém pergunta ‘’ainda dá tempo de passar?’’ e às vezes essa pergunta pode ser ‘’tenho chance de passar se começar a estudar agora ou recomeçar estudar agora?’’ porque às vezes você pode passar um tempo sem estudar ou por algum problema ou alguma coisa.

         Então sempre é uma pergunta se é possível, só que para pessoas específicas, não podemos generalizar porque possível para qualquer um é, agora para cada um, temos que analisar alguns fatores. Essa é a ideia de hoje, depende de que você passar? O que é passar? É você acertar bastantes questões, praticamente acertar tudo 80% a 90%? Dependendo do curso que você quer, como medicina, por exemplo. Esse é o objetivo e a partir disso você vai decidir se é possível ou não passar, se faz sentido estudar ou não agora, dependendo disso.

Primeira coisa

         Então vamos começar lá na frente e a resposta se é possível acertar lá na frente, tudo isso, depende basicamente de três coisas: a primeira coisa é a sua base porque dependendo da sua base, vai ser mais ou menos fácil, se você tem uma base boa, por exemplo, se você teve um ensino médio bom ou se você já estudou um pouco no ano passado, alguns anos anteriores ou se você tem alguns anos de cursinho ou até mesmo sua formação, se você fez outro curso ou estudou alguma outra coisa, se é biólogo, biomédico, se faz engenharia algo do tipo, tudo isso influencia muito a sua base e é muito importante.

Segunda coisa

         A segunda coisa é o seu método de estudo, porque mesmo se você estiver uma base maravilhosa, se o seu método de estudo for focado em teoria, for assistir aula e fazer resumo ou for ler um livro focado na teoria, vai ser mais difícil passar estudando pouco tempo, estudando mais ou menos uns três ou quatro meses, então método de estudos é muito importante se você enfatiza aulas ou leituras, é bem diferente de enfatizar questões e provas antigas ou método mais ativo, porque nem sempre podemos começar matemática direto nas provas antigas, tem todo um caminho para chegar lá.

         A ideia é ir para esses estudos ativos logo, o seu método de estudo é muito importante até em matérias, exemplo, para passar no Enem ou em medicina na USP ou em alguma faculdade mais concorrida, não tem tempo hábil para você estudar todos as matérias com a mesma quantidade de horas, você tem que pensar em algumas matérias, ter o rendimento maior, ter uma eficiência maior de seus estudos, para você estudar um terço do tempo, que é a ideia de estudar humanas e linguagens mais rápido, justamente para você ter tempo de estudar exatas que consomem mais tempo.

         Se você comparar a história com matemática, não faz sentido estudar a mesma quantidade de horas, a não ser que você seja engenheira ou que você já tem uma base muito boa em matemática, não faz sentido esse tipo de número de horas ser igual, isso tudo envolve o método de estudo, não é só estudar com questões, não fazer somente provas antigas, simulados ou assuntos que você já viu, tudo envolve o tempo que você estuda cada matéria, que horas do dia você faz isso? Se você estuda de manhã ou de noite, ‘’Que foco?’’ Isso tudo importa bastante.

Terceira coisa

         A terceira coisa vai ser o seu empenho, é como você senta para estudar ou estuda na cama (sem preconceito), como você senta para estudar com foco, sem distrações, com máximo da sua atenção, sem ficar pensando ‘’ah eu não vou passar, eu vou passar’’ ou sem ficar olhando as redes sociais, então é focado mesmo naquilo que você está fazendo, pode ser qualquer coisa, sua aula, uma questão, uma prova antiga, mas é você estar ali imerso naquilo para aprender aquilo mais rápido possível, isso importa muito quando você pensa ‘’ainda dá tempo de passar’’ porque estamos pensando no tempo para passar e pensar esse ano, quatro meses, três meses, então toda hora que você senta para estudar, ela tem que dar um retorno de aprendizado.

         Você tem uma base muito boa, vai ser mais fácil de como método certo de estudos e com bastante empenho, você conseguir passar, mas não quer dizer que sem base você não consiga, então sem base com método bom, com muito empenho é possível, o que é mais difícil é sem base, sem método de estudo e sem empenho, o que é praticamente impossível, que é quando em vez de começar a estudar fica pensando nisso ‘’será que dá tempo? será que não dá tempo’’ então ficam faltando essas três coisas: base, método e empenho.

Se importe com o que está ao seu controle

         O ideal é pensar que até segunda parte do podcast de hoje sobre o que você tem controle, sobre a sua base, sobre o que passou, sobre o que estudou o ano passado, mês passado você não tem controle, o que passou, passou, é como leite derramado, não adianta a gente chorar a base inexistente, não adianta ficar se lamentando pelo que passou, a gente pode ver que houve problemas, houve algum erro no passado, mas olhar para frente o que podemos aprender com isso e aplicar, porque se culpar ou ficar se remoendo não ajuda em nada, a gente tem controle sobre o que um empenho, que é como você senta para estudar com gás, pensando daqui para frente, pensando em dar o seu melhor todo dia nas escolhas que você faz.

         Por exemplo, ir dormir cedo para acordar cedo, estudar à noite, seja seu caso ou estudar antes de trabalhar, então o seu empenho diário e às vezes isso envolve, você não quer acordar, mas você tem que acordar para estudar, se alimentar bem, fazer um exercício físico por mais que você não queira, mas você sabe que isso vai influenciar seu aprendizado no outro dia.

         Tudo isso envolve no seu empenho para dar o seu melhor, também envolve questões emocionais, psicológicas, quando você vê que não sabe um assunto difícil e você está aprendendo e é muito difícil, isso envolve você vê que tem momentos difíceis na preparação que passam por situações, assim, ou muitos erros, mas é natural é parte do processo, tem esse empenho de continuar apesar das dificuldades e, de dar a cara a tapa em questões mais difíceis do que você sabe, em simulados que você já viu ou em provas antigas nem sempre é fácil e é preciso ter esse empenho.

         O empenho também de você abrir mão de certas coisas, provavelmente não vai dar para fazer social com todos os amigos, para fazer várias coisas que você fazia antes, de assistir filme, assistir séries, o seu tempo tem que ser precioso e a ideia é que você tem que ter controle sobre isso, mas não precisa ser de um dia para o outro, não é sair de zero empenho, sair da preguiça total para o empenho de aprovado em primeiro lugar, tudo tem um processo.

         É um processo de aprender como funciona, de ir se perdoando no caminho, porque você vai cometer erros e nós temos que ver que é normal errar em tudo, é normal você ‘’ah, eu ia estudar às 07h00min da manhã, mas o despertador não tocou e acordei às 10h00min’’ e essas coisas acontecem e apesar disso e sempre ver onde eu errei, como eu posso não errar mais e ver de uma forma objetiva para você seguir em frente, sem se deixar abater pelas coisas difíceis, já é tão difícil percurso sozinho, imagina se a gente ficar se martirizando se culpando brigando consigo mesmo.

Consiga continuar motivado vendo sua evolução

         O empenho vai crescendo com o tempo conforme você vai vendo que vai dando resultado, você vai vendo que vai aprendendo, que você está conseguindo melhorar cada dia, você vai tendo cada vez mais empenho, você vai ter mais gás, mais motivação para continuar, que é toda ideia de que a motivação vem do progresso, ela vem de você ver que está melhorando, ela não é pré-requisito para você começar, então você não deve precisar de motivação para começar a estudar, para sentar na cadeira para começar redação, você não terá essa motivação ou raramente terá, por mais que doa, por mais que não queira, mas com o tempo isso vai melhorando porque você vai vendo que está fluindo, você está aprendendo, assim, você vai tendo mais motivação com o tempo, sem se culpar, sem se martirizar, sem brigar consigo mesmo no processo.

A importância da compaixão consigo mesmo

         É toda a ideia da compaixão que isso vem de muitos lugares, mas um deles é o ‘’budismo’’, então, você não tem como ter compaixão com as pessoas, se não tem consigo mesmo e consigo mesmo é o mais difícil, então às vezes você tem um amigo ou uma amiga e essa pessoa está passando por alguma coisa e você consegue ter compaixão ajudando e quando é com nós mesmos, nós temos um pensamento que dificulta bastante ser bom consigo mesmo, logo, se você for pensar na questão do empenho e se não der para ter esse empenho todo dia, tenha compaixão consigo mesmo que isso vai ajudar no dia seguinte você voltar e dar o seu melhor.

         Deu até vontade de falar isso no outro podcast, não sei se sozinha ou convidar alguém porque isso é muito legal essa questão você vai errar de diversas formas na vida nos estudos na vida pessoal em tudo muitas vezes a gente se deixa se culpar se jogar para baixo ficar mal e não ajuda em nada é melhor ver os erros ‘’eu errei aqui’’ ou tentar não fazer isso de novo e pensar ‘’vou tentar remediar’’ e continuar seguindo a vida sem se culpar.

         Eu lembro que se aconteceu alguma coisa, eu ficava mal e passava uns dias sem estudar, e você pensa ‘’Ah, nossa, eu sou um zero à esquerda’’ nunca vou conseguir voltar ou sou completamente diferente dessa pessoa que passa, eu já não consigo eu fico enrolando e você cria esses rótulos para si mesmo que não são verdades é só um pensamento.

Analogia do machado

         Você não tem controle sobre a base, sobre o que passou, você tem controle sobre o seu empenho e também sobre seu método, então é aquela ideia que se você quer cortar uma árvore (espero que ninguém queira cortar), vamos usar somente essa analogia do machado, você pode começar com um machado cego, ficar batendo, batendo na árvore até ela cair ou você pode passar várias horas afiando, para que quando você for cortar, seja muito mais fácil em poucos golpes você consiga cortar.

         Mas essa é a ideia, a gente afia o machado ou em vez de sentar para estudar e estudar de qualquer jeito, da forma intuitiva que quase sempre está errado ‘’ah, quando estou aprendendo que é quando você lendo, que é quando você está fazendo resumo’’, você acha que está aprendendo, isso é o estudo intuitivo, mas é completamente errado então quando você senta e estuda de qualquer jeito do jeito que você já sabe, é como se você fosse cortar a árvore direto, você não afia o machado e a ideia é sempre a gente se perguntar ‘’como que eu posso estudar de uma forma melhor? Como aprender mais rápido ou ser mais certeiro nos meus estudos? porque se você pensar quanto tempo falta para prova, assim, digamos, faltam 5 meses, se você colocar 5 meses em horas, ‘’quantas horas são?’’.

         Se você pensar cada dia, tenho 7 horas líquidas, por semanas tenho 35 horas, supondo que você estuda de segunda a sexta, 7 horas por dia, em 20 semanas irão ser 700 horas, e se forem mais, vai ser mais que isso, mas pensando 20 semanas, 700 horas e cada hora que você estuda, que você passa estudando, é uma hora que diminui, é uma hora mais perto da prova, eu não estou falando isso para você ficar ansioso, é para usar cada hora da melhor forma que você puder e depois ficar com a sensação de dever cumprido, pode ser que eu passe ou não passe, mas a cada hora eu estudei no melhor das minhas habilidades, ou seja eu estudei bem.

         A ideia é usar bem o tempo que você tem até a hora da prova, e você pode pensar no seu método, por exemplo, Qual é a sua base? O que falta desde a sua base? Como se a sua base fosse um ponto A e que você quer chegar ao ponto B, que é você chegar lá na frente e acertar muitas questões. O que é preciso ir de A a B? E ir pensando nisso. Em matérias que você não sabe nada, você vai provavelmente ter que começar vendo a teoria, quando você realmente não sabe nada ou sabe muito pouco não dá para ir direto fazer questões de provas.   

Se você for uma pessoa que não sabe matemática, não viu matemática bem ou já esqueceu e vai direto fazer provas sendo que não tem base, nem de matemática básica ou de geometria plana ou de assuntos que caem bastante, então é preciso sim ver a teoria e não quer dizer que precisa ser uma coisa monótona, não um dia inteiro de teoria, mas é preciso.    

Analise o seu percurso

Então temos que analisar onde estamos e onde queremos chegar, como um GPS, um Waze, um Google Maps, em que você está em um lugar e quer chegar ao outro, e tem que calcular o melhor caminho, onde organiza a matéria, organiza o seu tempo, organiza o seu quadro horário ou algo do tipo em que você divida por dias da semana, o que você vai fazer e uma ideia sobre isso que eu sempre gosto de falar no Sniper é que é legal, é criar uma rotina, não precisa ser todos os dias iguais, mas algo parecido todos os dias ou pelo menos todo dia da semana, por exemplo, e na segunda e terça faço provas antigas, faz a prova na segunda e corrige na segunda à tarde ou terça, algo que seja parecido toda semana.

         É como se você tivesse no trem andando, você não tem que ter tanta força para continuar no seu processo, você continua meio que pela inércia, o trem já está andando, você já está lá, você já está estudando e com gás, é um meio cíclico, você sabe que tem que fazer e muitas vezes quando você está começando estudar, eu falo até para começar com matemática o dia, e todo dia ser igual, de 8:00 hs às 10:00 hs é matemática, não de sábado e domingo, mas de segunda a sexta todo dia matemática, neste horário ou de 08:00 hs às 09:30 hs, mas todo dia você já sabe o que vai acontecer e assim meio que vira uma rotina, você se acostuma com aquilo e no fim de semana você sente falta.

         Essa ideia do diagnóstico, de onde você onde está e onde quer ir e para fazer o diagnóstico, você precisa ir matéria por matéria, idealmente em uma prova antiga e analisar o que falta ou provas antigas não só uma, mas você vê o que falta ‘’ah, tem matérias que você não sabe bem que você tem que estudar vários assuntos então é uma questão de ver onde você está e montar um caminho para chegar lá e isso é algo que falamos no Sniper de Questões, onde nós montamos essa estratégia, a primeira começa com diagnóstico, ver onde você está em cada fase do estudo e a gente monta essa estratégia até chegar lá na prova,  até chegar em um alto nível de acerto nas questões de prova, ‘’qual é esse caminho?’’ Isso vai depender de cada matéria, isso depende de qual fase você está, se você já viu muitos assuntos ou se não.

Toda matéria tem sua forma particular de ser estudada

         Cada matéria é diferente da outra, você não pode estudar, por exemplo, português da mesma forma que estuda história ou da mesma forma que estuda matemática, cada coisa é diferente para otimizar, você pode estudar igual todas, mas não é otimizado, então otimização é super importante. Retomando a ideia, nós falamos sobre muito focar no que você pode fazer, a sua base não tem controle, o que passou, passou. Já o seu método de estudos você tem controle, o seu empenho você tem controle, é focar nisso e focar no que você pode fazer e colocar passo a passo porque também nada é de um dia para o outro, e esse trem começa acelerar, esse trem que você está andando você começa acelerar bem rápido e depois melhora.

Catastrofização

         Uma coisa que pode ser legal é aquele episódio que eu fiz com a Simone, psicóloga, em que falamos sobre a ‘’catastrofização’’ ou algumas questões mais psicológicas que é legal, exemplo, eu sou campeã de fazer isso, que é você, já pega o pior cenário possível e você já sabe, já tem certeza que aquilo vai acontecer e imagina os piores cenários que é ‘’catastrofização’’ então você pensa ‘’eu não vou passar’’ e como não vou passar, eu não vou passar o ano seguinte, algo horrível vai acontecer e assim você continua nessa bola de neve da ‘’coisa catastrófica’’.

         Pode ser uma ideia escutar aquele episódio em que a gente fala dessas coisas que muitas coisas aparecem nos estudos e eu espero que, quando você se fizer essa pergunta ‘’Ainda dá tempo de passar?’’ você troca isso para ‘’O que eu tenho controle aqui?’’ Você tem controle sobre o seu empenho, e sobre o seu método de estudo não adianta se perguntar, ‘’dá tempo?’’ ‘’não dá?’’ não tem como saber, nem pessoas que estão há cinco anos estudando no cursinho, por exemplo, com alto desempenho nos simulados, nem essas pessoas têm certeza se elas vão passar, ninguém tem certeza, nem quem passa na primeira fase gabaritando não tem certeza se vai passar, então essa pergunta a gente meio que joga fora, ainda dá tempo de passar, não faz sentido, já sobre o que você tem controle, sobre o seu empenho, sobre como você estuda todo dia, como você senta para estudar, sobre seu método de estudo, isso sim você tem controle.

         Fica a ideia do Sniper de Questões para você montar sua estratégia com método de estudos e outra que eu não falo tanto, é o 1Pause,  lá nós estamos com o programa de visualização, são áudios de 7 a 8 minutos em que a gente começa primeiro visualizando alguns aspectos da aprovação e são diferentes, às vezes é algo que ‘’ah, eu vi que o seu nome está lá ou outras vezes a festa logo depois que você passou você visualiza com a música tem tudo ou pode ser uma conversa com você no futuro com você daqui há 5 anos ou 10 anos e vocês conversando que é baseado naquele conto ‘’o outro’’ de Jorge Luis Borges em que a versão dele 50 anos mais velho e encontra a versão dele mais nova e eles conversam.

         Não precisa ser 50 anos, mas pode ser 5, é um diálogo interessante de ser pensar porque nós vivemos só preocupado com hoje e daqui há 5 anos o que vai ser a diferença ter feito hoje ou não?  É uma coisa que eu sempre penso e isso tem tudo no 1Pause, que a gente começa com essa visualização e não pára por aí, porque não adianta visualizar e comer um sanduíche, como fala Jim Carrey, – você tem que visualizar e depois fazer o processo que é sentar na cadeira e estudar um assunto difícil, um assunto impossível, algo que dói e você estudar lá com o máximo de concentração com foco total naquilo e, você se imagina segurando lápis, assistindo vídeo aula.

         Uma vez eu li algo sobre isso que, ‘’às vezes a gente não faz as coisas porque a gente nem imagina como é fazer’’, às vezes tem alguma coisa difícil que você quer fazer, mas nem entra na sua cabeça que pode ser possível para você fazer isso, então é um pouco disso, também tem matérias que são difíceis e você nem imagina como é estudar ela de uma forma agradável, de uma forma focada, de uma forma que você goste, então a gente começa primeiro a gente visualiza passando, depois visualiza o processo, que é estudar na sua mesa, na sua cama, onde for com foco total.        

E isso tudo tem no 1Pause,  onde você pode entrar e tem acesso por 12 meses, lá tem vários áudios não somente de visualização, mas tem o programa como tudo começou o 1Pause que era 30 dias antes da prova em que todo dia tem uma história diferente é algo bem diferente do que você já viu por aí é uma história que a gente começa e depois a meditação o exercício e respiração é bem diferente alguns são gratuitos então se você quiser testar você pode entrar digitar seu e-mail e você tem acesso a alguns áudios do 1Pause.

Essa foi a ideia do post de hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂