Ícone do site resumov

Passou em medicina na UFMG no ano que ESTUDOU MENOS | Mariana Cosas


Eu recebi uma mensagem dele em caps lock: MARIANA, SAIU A LISTA E VOCÊ ESTÁ NELA!!! Eu olhei, tomei uns 30 segundos para voltar à realidade, sai correndo para dentro de casa, comecei a gritar para os meus pais que eu passei e todo mundo começou a chorar.

Trajetória e Aprovação

Eu passei em medicina na UFMG e eu estou muito feliz de morar em BH. Foram 4 anos de cursinho, mas se contar o terceiro ano do ensino médio, são 5.

No meu terceiro ano, você poderia ter o ano normal de ensino médio ou você ia junto com o cursinho desse colégio. Eu escolhi a segunda opção. Fiz a turma de medicina, mas não passei, fiquei bem longe, tive dificuldade de conciliar ensino médio com cursinho. Fiz mais dois anos lá, mas veio a pandemia e passei a estudar em casa. No terceiro ano de estudo, foi o que a minha cabeça abriu e no quarto ano foi completamente diferente, estava no meu quarto estudando totalmente sozinha.

Foi muito difícil eu aceitar que isso traria minha aprovação, pois na minha cabeça, isso estava muito ligado a fazer grandes cursinhos, mas cheguei num ponto em que não conseguia mais evoluir e parti para outras formas de estudo.

Rotina de estudo em casa

De início, foi muito difícil, pois quando você está em casa, é o dia inteiro em um só lugar. Eu acordava às 7h, fazia exercício e começava a estudar às 9h. Se eu quisesse dar uma pausa, ia na geladeira e pegava algo fresco. Era uma rotina mais tranquila, ainda assistindo aula do cursinho no começo, mas mais tranquilo. No fim das contas, eu via quanto tempo eu gastava no cursinho, agora eu poderia fazer outras coisas, até tirei minha carta em 2021, que foi o ano que passei.

O estudo em si, eu sempre fazia questões e corrigia elas depois. Se tivesse algo que não lembrava ou por besteira, eu tentava ver a matéria para saber o motivo do erro. Na parte da tarde, fazia provas. Fiz todos os ENEM. Era 100% focado em questões e análises de erro.

Resultado

Eu estava tomando sol, pois já tinha passado todas as provas. Eu tenho um amigo que faz UFMG e falei pra ele que tinha colocado para lá. Eu falei que achava que ia dar certo, mas não queria comemorar antes da hora. Achei que ia sair às 11h da noite, mas recebi uma mensagem com ele dizendo que tinha saído a lista e que eu estava nela. Tomei 30 segundos para voltar a realidade, voltei correndo para casa gritando que tinha passado, todos começaram a chorar. Liguei para minha irmã, falei que passei e ela quase morreu do coração. Liguei para todo mundo e deu 5 minutos, minha família já estava toda em casa.

Até hoje é uma festa, pois sou a primeira médica da família, então todo mundo comprou essa briga, foi muito bom e tem sido bom até hoje. Eu recebi flores e vários presentes, foi uma delícia.

Sniper de Questões

Eu estava falando com os meus amigos, o Sniper foi a primeira plataforma que eu vi fora do cursinho, foi a primeira fonte de conhecimento diferente do que eu já tinha visto. Então, eu dou muito mérito para o Sniper, como o ponto do início da minha aprovação, fez parte do processo de aceitar que eu precisava largar um pouco as aulas e dedicar mais tempo para os meus erros. O Sniper abriu muito as portas para mim, foi a partir dos seus vídeos e do curso que eu quebrei vários conceitos que eu tinha na minha cabeça. Eu acho que é um caminho longo, mas é gratificante, foi o caminho que eu segui e me deu esse presente.