Ícone do site resumov

Para Aprender Assuntos Difíceis IMAGINE (Como Fiz no ITA)


Quando eu comecei a estudar para o ITA, cinemática e dinâmica eram impossíveis para mim. Então, eu tentava martelar a resposta na minha cabeça, eu tentava decorar a resolução, eu não imaginava, essa é a verdade.

Então, tinha uma questão de dinâmica super complicada, ia para a resolução e tentava aprender aquilo, mas eu não passava um tempo no começo imaginando o problema. É da imaginação que vem a solução, que vem realmente você entender a resolução e conseguir replicar em outras questões.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Isso era péssimo, e eu só percebi no fim do segundo ano dos estudos, quase para fazer a prova.

Uma sugestão que eu para estudar esses assuntos difíceis são o Stoodi e o professor Ferretto.

Resolva com calma

O que eu sugiro para você, quando tiver um assunto difícil, é ler com calma, pare um pouco, imagina o que está acontecendo, imagina o passo a passo. Ás vezes, uma questão tem vários problemas menores que você pode imaginar diferente.

Essa é a maior diferença de alunos ITA, pois o ITA treina muito a gente nessa habilidade de imaginar. E imaginar é sensacional, até o Einstein sabia disso! Então, relaxe, imagine, não tenha pressa de resolver rápido, sobretudo quando você está resolvendo em casa, depois você pensa em resolver rápido.

Experiência própria

Eu lembro que no ITA, eu não era uma aluna muito exemplar, eu estava na véspera da prova. Não era só eu, era muita gente que se reunia para estudar antes da prova. Era necessário aprender a matéria de um semestre inteiro em uma noite.

Como a gente estudava? A gente sempre tentava pegar um exemplo, imaginar e a partir disso, tentar resolver. Tem que ver o que está acontecendo, imaginar bastante.

Então, por exemplo, você vai estudar quantidade de movimento. Aí você imagina uma mesa de sinuca, pensando nas massas das bolas, no efeito que elas terão quando rebatidas, imaginando uma maior que a outra, bolas de massas diferentes, etc.

Às vezes, quando não der para imaginar, você pode pesquisar por simulações no youtube ou pedir para alguém para explicar. A imaginação pode ser o primeiro passo, mesmo fazendo, ainda pode ser difícil, aí será questão de repetir.

Essa foi a ideia do vídeo de hoje, estudar assuntos difíceis de uma maneira mais fácil. Espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Até o próximo post, tchau 🙂