Ícone do site resumov

Os 5 Passos do Planejamento que DÁ CERTO


Qual é a primeira coisa que vem na cabeça quando você pensa em planejamento? Eu aposto que você já pensou em Google Calendar, Notion, Trello… Ou se você prefere papel, em um caderno preenchido, um planner, uma agenda ou até um bullet journal. Mas concorda que, entre ter um caderno sem nada e um bullet journal totalmente preenchido ou um planner preenchido, existe um longo caminho? Pois é… Então, hoje vamos conversar sobre cinco etapas, desde não ter nada preenchido até ter tudo preenchido. E são princípios, algo mais fundamentais pra você incluir no seu momento de fazer o seu planejamento. Não importa se é no computador ou no papel. 

E aí nós vamos ter cinco etapas, a primeira é o método ou estratégia. A segunda são as atividades que você coloca no seu planejamento. A terceira, o tempo. Logo, como você aloca. A quarta vai ser a ferramenta, o aplicativo, site, agenda ou planner. E o quinto vai ser a análise do que está dando certo, do que não está e de como ir sempre melhorando seu planejamento. E é como se um levasse ao outro.

Método

Então, começando com o método, o método é simplesmente como você vai estudar. Assim, pensando em cada matéria, como você vai estudar cada matéria ou como você vai estudar em cada época do ano… Ou em cada época uma matéria. Porque muda quando você está começando a estudar uma matéria ou quando você já está mais avançado nela. Por exemplo, vamos pegar português… Lá no método Sniper a gente fala que o português é uma matéria que você vai direto para provas. Dessa forma, você não vai assistir aula, o método dessa matéria vai ser: provas antigas, remoção de lacunas e estudar o que você não entendeu tão bem. 

Logo, você faz uma questão de assonância e você “nossa, o que é isso?”. Então você vai lá no Google digitação “assonância”, vê um resumo sobre isso… Aí depois aparece o outro, chamado “aliteração”, e aí você vai lá e também vê o que que é… É um método baseado na questão e na sua dúvida.

Atividades

Depois de ter o método certinho, a gente entra no passo dois, que são as atividades. Então, no exemplo que eu dei pra você de português, vão ter duas atividades. A primeira é a prova antiga, como a prova antiga do Enem de linguagens de 2012. Assim, você tem a prova e você tem a correção, que às vezes pode levar até mais tempo do que a prova que você fez. Principalmente se você estiver começando e tiver muitas dúvidas. Então, você vai ter essas duas atividades: a prova e a correção. 

Aí para outra matéria, pode ser o método diferente, então pode ser ver a aula… E aí você vai ver, por exemplo, uma aula de 20 minutos e vai fazer cinco questões do assunto pra evitar que sobreaprendizado que acontece quando a gente faz muitas questões de uma vez. E o passo três pode se fazer uma Lista de Sniper, então umas 15 ou 20 questões dessa matéria com assuntos que você já viu.  

Tempo

Finalmente o passo três, que é o tempo. E o tempo, vai ser, basicamente, o período. Então, por exemplo, período, manhã ou período tarde, ou dia… Ou se você gostar de ir mais afundo no cronograma, a hora… Às vezes minuto. Oito e meia você vai estudar tal coisa. E, antes de sair preenchendo o quadro horário, é muito legal a gente ter uma noção da energia. Então, quando você tem mais energia? Quando você consegue, que você tem gás, concentração para focar nas matérias mais difíceis, mais desafiantes? Porque aí, nesse momento, você coloca essas matérias, sabe? Então, por exemplo, segunda, terça e quarta de manhã… Já quinta e sexta vai ser melhor colocar matérias mais fáceis… Então, dá uma pensada nisso antes de sair preenchendo. 

Dito isso, você vai ter a opção de sair preenchendo no Google Calendar, no Google Planilhas ou na sua agenda, no seu planner, onde você preferir, preenchendo as atividades que você colocou. Uma ideia é pegar o seu quadro-horário e colocar primeiro os intervalos. Ou primeiro, assim, a academia que você vai fazer, primeiro outras coisas e depois ir preenchendo com o seu estudo. E quando você for preencher com seu estudo, coloca primeiro as matérias mais importantes. Assim, você não corre o risco de não priorizar. Então, você vai lá colocar primeiro matemática, redação e naturezas, por exemplo. E, no tempo que sobrar, você coloca linguagens e humanas. 

Ferramenta

E aí o quarto ponto vai ser a ferramenta, então vai ser o lugar mesmo, onde você vai preencher suas atividades, seu tempo e tudo mais. Então você pode fazer, por exemplo, no Notion, você vai lá e cria seu quadro horário no Notion como a gente faz, por exemplo, no Sniper de Questões você vai mudando, vai alterando… Ou então no Google Planilhas. É legal já ter um que soma pra você as horas de estudo da semana pra você ter uma noção do que está acontecendo. E aí, se você organizou as suas atividades em um aplicativo, por exemplo, o Todoist, você consegue colocar o tempo que você vai fazer. Contudo, eu, por exemplo, sou híbrida, eu gosto de planejamento online, mas eu também gosto do papel. Então, às vezes é quase como repetir. Você pode fazer como preferir.

Análise

O quinto ponto é a análise do que está dando certo e do que está dando errado. 

Isso é legal fazer no fim da semana, tipo sexta à tarde, por exemplo, ou no fim do mês. E uma coisa é a gente ver o lado qualitativo. Ver o lado da sua intuição, o que você tá sentindo em relação ao seu cronograma, tá muito difícil, tá muito fácil. Tem momentos que é muito entediante e dá vontade de ver redes sociais, ou tem momentos que é muito difícil e você não consegue lidar.  

Pode ser tantas coisas. E fica com a mente aberta com que aparecer e que você tem que fazer. Não é porque alguém compartilha um horário super cheio na internet que você tem que seguir aquilo. Na verdade, você pode se adaptar. Sempre conversando com tantos aprovados, o que eu vejo é que no ano que eles passam é um ano que eles estudam menos e que eles ficam muito melhor, assim, de saúde mental, que eles têm mais lazer e que tem um equilíbrio que funciona. Então, essa é a ideia para o planejamento.

E a gente falou de tudo que é possível no planejamento? Não, mas a gente falou da base. E, muitas vezes, é o que é mais importante, porque é a partir dessa base que a gente cria os planejamentos mais complexos do mundo. Então, essa ideia de hoje, espero que você tenha gostado. Muito obrigada por assistir até aqui, bons estudos para você. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente se vê no próximo vídeo. Tchau.