Ícone do site resumov

O Segredo Que A Fez Passar Em Medicina Na USP Ribeirão Preto: Verena


Você começa a estudar como se tivesse alguém te observando, câmeras por todos os lados, você estuda mais e mais, cansado, sem tempo para nada e sem dormir. Você acha que quanto mais sofrer, mais vai ter chance de passar, que precisa estudar o dia inteiro…

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Verena: Oi meu nome é Verena, tenho 20 anos e passei na Usp de Ribeiro Preto em Medicina. E hoje eu vou dar dicas de vestibulares com a Susane.

Susane: A verdade é que não tem ninguém te observando, você não está no BBB. Não adianta estudar o dia inteiro, se você não está aprendendo!

Verena: No meu segundo ano, eu entrei assim “ah, eu só vou estudar, eu não vou viver”. Então, eu estudei muito no meu segundo ano de cursinho, eu ia em todas as aulas, eu fazia todos os simulados, etc. Chegava fim de semana, eu não descansava, eu estudava direto.

Eu estudava muito quantidade em detrimento da qualidade. Logo, eu estudava cansada, o que me fazia estudar uma matéria mais leve e que não era tão importante.

Susane: todas as vezes que você senta para estudar, o que importa não é o tempo, é o quanto você aprende. Então, quando sentar para estudar, se pergunte: será que você está estudando da forma mais eficiente?

Se você quiser saber como montar sua estratégia de estudo, conheça o Sniper de Questões. Com ele você descobre como estudar de verdade e com eficiência.

A Verena estudou da maneira dela, dando ênfase ao que ela mais precisava e descansando.

Verena: eu entendi que só ia ter sucesso se eu me estabilizasse emocionalmente, foi aí que eu entendi o valor da saúde mental. Não ia adiantar estar ansiosa, pois assim nada ia entrar na minha cabeça. Foi quando eu percebi isso que meu estudo deslanchou!

Susane: quando ela falou isso, eu super me identifiquei. Quando eu estudava para o ITA, eu pensava nos cientistas e imaginava eles no laboratório o dia inteiro fazendo experimentos e sofrendo. Imaginava que os estudos deviam ser assim e no meu primeiro ano foi mesmo.

Depois, eu percebi que não, que quanto mais pesado, pior você vai chegar na prova. É preciso estudar com inteligência, com equilíbrio.

Essa foi a ideia do vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Até o próximo vídeo!