Ícone do site resumov

O Que Queria Saber Quando Comecei A Estudar


O que você precisa saber para que seus estudos deem certo, ou seja, o que você precisa saber para que você não erre mais o mesmo erro sempre e que tenhas uma preparação mais fácil, mais fluída e menos dolorosa.

Este post está em formato de vídeo abaixo:

1º – Achar que o cursinho sabe de tudo.

Apesar de ir todos os dias para o cursinho, mesmo dando o máximo possível de esforço, o cursinho não conhece você, por exemplo, ele não sabe em que nível você está, se você tem ou não base. Então, não pense que o cursinho é a melhor solução, mas, eles estão tentando fazer o melhor possível para que você tenha uma aprovação mais lá na frente.  Vejamos, um professor uma lista de exercícios para uma turma de 50 alunos, mas não sabe qual o nível de cada aluno e isso acaba prejudicando os alunos que tem base zero.

E isso segue o mesmo raciocínio de estudar números complexos, se você não sabe logaritmo, trigonometria. Caso queira se aprofundar mais nos assuntos, você precisa primeiro saber a base, principalmente para matemática, física e química, mas nas humanas, você consegue outro assunto sem ter base.

2º – Os primeiros assuntos são os mais difíceis.

Você precisa saber que os assuntos de base são os mais difíceis, mas muitas pessoas pensam ao contrário, muitos pensam ‘’os assuntos mais avançados são mais tenebrosos’’. É notório que se você já viu 60% dos assuntos, é comum achar que os assuntos estão ficando cada vez mais fáceis. O começo é mais complicado, parece que não anda, mas depois tudo vai melhorando.

3º – Não precisa seguir a ordem da escola.

Alguns assuntos são pré-requisitos, que são bases para outros assuntos, principalmente em matérias de exatas, mas há alguns assuntos que você pode mudar a ordem, caso não esteja dando certo. Então, você precisa mesmo ter paciência consigo mesmo para que possas ter um bom desempenho no final de tudo.

4º – Métodos normais são ruins.

Muitas pessoas estudam pelo método tradicional, fazendo resumos, fazendo listas gigantes, fazendo questões de assuntos sem misturar, não fazendo o espaçamento. Então, para não errar o mesmo erro, você pode espaçar seus estudos, intercalar assuntos diferentes, pois assim, diferenciará um problema do outro, diferenciar assuntos ou até mesmo montar soluções. É válido aprender como estudar e isso a gente mostra no SNIPER DE QUESTÕES exatamente como estudar, como estudar cada matéria, como planejar seus estudos, como pensar em outras ordens diferentes de estudo e como transformar algo cru em algo bem feito.

5º – Se comparar não leva a nada.

Você não pode se comparar com ninguém, pois o seu modo de pensar, o seu método de estudo pode ser melhor que o do seu colega ou o seu colega pode ter estudado bem mais que você e isso acaba lhe deixando para baixo, com autoestima baixo. Você deve superar a comparação!

6º – A vida continua.

Você deve pensar que, se você não passar de primeira, de segunda, a sua vida vai acabar. Não! Não pense assim. Pense que, se você não passar, você pode aprender outras coisas e ganhar mais um ano, um ano de amadurecimento, de você ir melhor para a faculdade. É sempre bom para lazer, ficar com os amigos, ler, se divertir. Inclusive, o seu estudo fica mais produtivo.

Tente levar seu estudo com leveza, tentando melhorar, analise seus erros para que nunca tenha esse pensamento de que é tudo ou nada. Há coisas que estão fora do seu controle e mesmo com a melhor preparação, é possível que não dê certo e no final vai estar tudo bem. Aproveite cada ano para aprender novos conteúdos.

7º – Aproveite para melhorar como pessoa.

Neste último pensamento, você pode criar novos hábitos para ter mais autoconhecimento. Se você não tem hábito de ler livros, ouvir podcasts, fazer meditação, montar uma rotina de exercícios. Inclusive, no RESUMOV você pode encontrar vários podcasts gratuitos.

Muitas vezes é bom ter essa maturidade antes, para que quando esteja dentro da faculdade, você esteja com outro pensamento. Artigos mostram que, a maturidade emocional vai te ajudar a aproveitar melhor a faculdade, a ser um profissional melhor, se portar melhor com os pacientes.

Agora teremos a primeira turma do Sniper Express, que é a versão ao vivo do Sniper de Questões.
O método é o mesmo, mas em 4 aulas ao vivo você recebe o conteúdo e planeja seus estudos durante a aula junto com a turma. Essa será a turma dos fundadores do novo curso! 

As aulas serão em dezembro, nos dias 9, 16, 23, 30 às 18:30 horas.
A ideia é aproveitar dezembro da melhor forma possível: afiando o machado dos estudos, para entrar em janeiro com tudo pronto.