Ícone do site resumov

NÃO SABIA A HORA DE PARAR | 5 dificuldades ao estudar pra medicina na USP e Unicamp


Hoje eu vou contar algumas dificuldades que eu tive quando comecei a estudar para a Fuvest. Eu comecei a estudar dia 22 de agosto, a prova era em novembro. Nesse período, muita coisa aconteceu, aprendi muita coisa, mas logo no começo, eu tive uma grande dificuldade (várias). É isso que eu vou contar hoje.

Primeira dificuldade

A primeira é que mesmo antes de começar, eu fui ver as questões discursivas. Eu vi tanto a prova da primeira fase quando a segunda. Fiz isso para pensar se daria conta de estudar naquele momento. As da segunda fase me assustaram muito, até nas exatas.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Parecia um caminho muito distante ser capaz de fazer aquelas discursivas. Foi uma sensação bem ruim, mas eu sabia já de outras provas que as discursivas sempre costumam ser mais fáceis. Por mais que parecesse um monstro, eu acreditei que ia melhorar.

Então, comecei a estudar e, conforme o tempo foi passando, as discursivas eram sim mais fáceis, pois nas objetivas vão ter várias alternativas com pequenos detalhes errados, o que dificulta bastante.

Por exemplo, na primeira fase, quem passa, tira 78 pontos. Isso é 86% da prova. Já na segunda fase, essa mesma pessoa vai acertar mais de 90%. Então, não tenha medo da segunda fase.

Segunda dificuldade

A segunda dificuldade que eu tive foi biologia. Assim, eu comecei a estudar e era muita coisa, muita matéria, muita coisa para ver. Eu via que esquecia um capítulo depois de um tempo de ter visto ele.

Em biologia, era a matéria mais importante para mim, eu estudava 4 horas por dia, eu fazia tudo estudando, até enquanto comia.

Então, eu anotava coisas importantes, fazia questões, fazia mapas mentais. Fui vendo um jeito prático que deu certo para mim de como manter aquilo na memória.

Terceira dificuldade

A terceira dificuldade não foi nem tanto para a Fuvest, foi para a Unicamp. Foi quando eu percebi que caía vários tipos de textos, carta, narração, etc.

Por conta disso, fui no site da Unicamp e vi que eles tinham um guia de como responder as questões, de como fazer a redação, etc. Isso me ajudou muito, foi o meu norte.

Depois de um tempo, você percebe que a redação da Unicamp é mais fácil, só precisa entender o jeito de fazer.

Quarta dificuldade

A quarta dificuldade é não ter equilíbrio. Assim, eu consigo ser obcecada, neurótica, etc. Mas aí, o que acontece? Quando você só estuda, você tem dor de cabeça, pega resfriado… e isso não era comum antes. Eu só parava de estudar quando ficava doente.

Por isso, agora eu falo para ter equilíbrio, pois quando você está estudando e, do nada fica doente, você para e volta mais devagar.

Quinta dificuldade

A quinta dificuldade também era conciliar trabalho e estudo. Tinha dias que tinha mais trabalho e eu não conseguia estudar. Eu vi que quando precisava dar aula, eu estudava antes de ir, 2-3 antes de ir trabalhar.

Assistia uma série no sábado e uma no domingo, mas era isso. O resto era estudo.

Essa foi a ideia do vídeo de hoje. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau.