Ícone do site resumov

Não Desistiu e Passou em Medicina na UFMG: Amanda Albertini


Mais próximo aos vestibulares, eu voltei nos meus erros. Eu já tinha marcado onde estavam esses erros, como uma questão específica de matemática do ENEM 2015, eu voltava lá e refazia. Se eu acertava, seguia em frente; caso não, era ver o motivo do erro persistir e tentar não errar mais.

Conta para a gente onde você passou e o curso.

Primeiramente, é um prazer para mim estar aqui. Quando fui convidada, eu até comentei, que antes era eu vendo os vídeos e agora sou eu gravando. Então, eu fui aprovada em medicina na UFMG. Eu fiquei por muito tempo focada nas faculdades de São Paulo, eu tinha na cabeça que eu queria fazer a USP de Bauru, que é perto de onde eu morava.

Contudo, a partir do momento que eu abri minha cabeça, foi quando eu consegui passar e hoje eu vejo que a UFMG é muito adequada pra mim, mais do que eu imaginava.

Como foram os anos para passar?

Então, eu me preparei por 5 anos. Eu me formei em 2016 no ensino médio, mas eu não sai muito preparada para o vestibular. Assim, eu procurei por cursinho e a cada ano eu fui trocando de estratégia e até de cursinho, até meio perdida. Até que em um determinado período, eu comecei a ver os vídeos do Sniper de Questões, pois vi algumas pessoas falando sobre estratégia de estudo e era o que eu precisava.

Quando saiu o resultado, como foi?

Foi engraçado, pois eu tinha duas opções no SISU. A partir do momento que eu vi que tinha possibilidade de entrar na UFMG, eu comecei a desconsiderar as outras, mesmo as federais perto de casa. Eu coloquei as duas opções, uma na UFMG e outra na federal de Londrina. Meu foco era na UFMG, mesmo não estando dentro do corte, eu pensei que poderia ir para a lista de espera e estava tudo bem.

Quando saiu o resultado e vi que eu fui aprovada, pensei que não era possível

Número de acertos e notas

Ciências da natureza foram 37 e fiquei com 776,6. Em matemática foi o meu melhor desempenho, eu acertei 41 questões e fiqueo com 926,0. Em linguagens foi 35 e a nota foi 693,6. E em ciências humanas, foram 39 acertos e 712,8 de nota. Em redação eu fiz 980, que sempre foi o meu forte.

Pensando em alguém que está assistindo e não é tão bom em matemática, como é que se chega nesse número de acertos?

Eu acredito que é construção, de você ir tentando mesmo. Eu tinha dificuldade no começo, mas não negligenciei isso em nenhum momento, pois eu sabia que era importante. Eu pensava em como melhorar, pedia ajuda para professor, fazia exercício batendo cabeça, pensando como um desafio mesmo, correr atrás para conseguir superar essa dificuldade.