Ícone do site resumov

NÃO DÁ PRA PASSAR EM MEDICINA SEM ESTRATÉGIA | O Gambito da Rainha


No xadrez tem uma jogada que se chama gambito, que é sacrificar uma peça pra ter uma posição melhor algumas jogadas depois. A estratégia no xadrez e nos estudos envolve fazer sacrifícios. Descubra como montar uma estratégia para passar em medicina pra avançar no mais importante esse ano.

#GAMBITO

A ideia é ver cinco ou seis jogadas lá na frente e aceitar perder uma peça para ter vantagem lá na frente, ou seja, ter uma posição bem melhor, você virar o jogo. Você deve pensar!

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

O que é preciso para fazer o gambito?

O que eu preciso fazer agora?

O que eu preciso sacrificar agora?

O que fazer agora para estar melhor lá na frente?

Pensamos que vai dar tudo certo quando na maioria das vezes você vai conseguir avançar em algumas coisas ao excluir outras, por exemplo, para ficar bom em matemática, às vezes você tem que sacrificar tempo e estudo em uma matéria para uma matéria menos importante, como física. É uma estratégia como jogo de xadrez, olhando lá na frente, o que vai precisar? Qual a diferença?

A noção de estratégia, de perder ou ganhar algo, é difícil de entender que esta peça é importante mais lá frente, é a mesma coisa nos estudos e tenta fazer tudo com a esperança que resolva, mas você pode fazer somente o ‘’gambito’’. Ao querer fazer tudo, pense em estratégias, vamos pensar em três coisas que pode envolver gambito:

#Ponto 1 – OLHAR O QUE VOCÊ VAI FAZER LÁ NA FRENTE.

Se você vai fazer ENEM ou vestibular. O que vai fazer mais importante? Quais matérias vão ser mais importantes? O que vai contar mais para sua nota? O que é característica dos aprovados? Quem passa na faculdade que você quer? Em qual matéria costuma ser melhor? Pegue os dados e vá coletando.

#Ponto 2 – ESCOLHER O QUE PRIORIZAR.

Você pode priorizar matérias, assuntos, métodos de estudo.

#Ponto 3 – ESCOLHER O QUE SACRIFICAR (GAMBITOS).

Você pode sacrificar outras técnicas de estudo, deixar de fazer algumas coisas que são ‘’boas’’, alguns assuntos, alguma matéria para ver no segundo semestre.

Quando você pensa em medicina e vê trezentas para uma vaga, você vê que não é ser amador, mas sim, pessoas que façam olimpíadas. Uma pessoa com inteligência mediana, qual a chance de passar? É o melhor estudo, melhor método, melhor estratégia. Você precisa fazer um ‘’escadinha’’ é ver o que pode aumentar sua nota, do mais importante para o menos importante, por exemplo, em biologia, você precisa estudar ecologia.

No SNIPER DE QUESTÕES, temos o estrategiômetro, os assuntos que mais caem, o que vale mais no TRI e os assuntos mais fáceis e mais acertados no TRI. Para iniciantes, onde você está construindo sua base, está no início. No intermediário você já estudou alguns assuntos, você já sabe algumas matérias. No avançando você já estudou muitas matérias e para cada um deles.

#INTERMEDIÁRIO

Uma falta de estratégia é começar tudo do zero, começar assuntos que já viu, assistir aula de novo, fazer listas de novo, o que você já fez no passado. Se no passado você já viu muitas aulas, então vá logo fazendo questões. Começar do zero é somente se você não teve base. Você pode ir removendo as lacunas, caso você tenha tempo para estudar, por exemplo, no primeiro ano do ensino médio, tudo bem! Mas como o seu tempo é curto, não se pode mais fazer isso. NÃO COMECE DO ZERO! No intermediário você tem dois gambitos: Não ser o estudo perfeito e começar a estudar.

Vamos priorizar as matérias mais importantes, assuntos mais importantes. Isso falamos no SNIPER SIMPLICA: Gratuito – Link da Descrição. Depois você pode entrar no SNIPER DE QUESTÕES, caso seja necessário.

#AVANÇADO

Você estuda somente o que você gosta e só quer fazer provas antigas, enquanto que a redação e português estão de lado, sempre tem que equilibrar.

O outro erro é fazer provas antigas e não corrigir os erros, não remover lacunas, não ‘’tampa’’ a base. Isso tem como consequência o não aumento de sua nota. É necessário montar estratégia de provas, de questões, isso é importante para você não continuar errando. Só que para passar em um curso de medicina, tem que quase gabaritar.  A ideia é sacrificar para ir para uma posição melhor lá na frente e montar estratégia dá trabalho.