Ícone do site resumov

Mitos e Verdades nos Estudos (o 3 é Absurdo)


Olá, pessoal. Hoje a gente vai falar sobre verdade ou mentira nos estudos. Então, vamos analisar várias formas normais de estudar e vê se isso é bom ou ruim.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Primeiro ponto

A primeira forma, vai ser algo que acho que todo mundo faz, que é fazer a lista inteira. Portanto, você está estudando um assunto novo, você assiste às aulas e faz a lista de 80 questões toda, custe o que custa. A verdade é que isso não é bom, é interessante espaçar essas questões.

O que queremos não é saber o assunto hoje 100% super aprofundado, o que queremos é acertar na prova. O que vai fazer você acertar na prova? Não é saber tudo hoje, ficar trabalhando com a memória de curto prazo, mas sim chegar na prova e lembrar o que viu.

Segundo ponto

Lê o assunto da aula da manhã. Então, você tem a aula de manhã ou qualquer horário e você lê a apostila ou livro. Essa é uma das piores formas de estudar, é muito melhor pular essa parte de teoria e ir direto para as questões.

Terceiro ponto

O ponto 3 é o seguinte: será que é bom variar formas de estudo?

Então, você está estudando colisões, fazendo listas de exercícios… será que é bom fazer um flashcard ou explicar para si? Isso é ótimo, ajuda muito na memorização essa mudança de prática. Obviamente que essas técnicas não valem para todas as matérias. Flashcards, por exemplo, não ajudam muito em física.

Quarto ponto

O pomodoro é bom ou ruim? A verdade é que depende. Quando você tem problema de concentração, quando não consegue focar na matéria, quando passar 25 minutos estudando é muito difícil, nesse caso o pomodoro é muito útil.

Já se você já está acostumado a estudar essa matéria, não é nada impossível, não é necessário fazer um pomodoro. Você pode seguir nos seus níveis de energia, estudar 50 minutos e pausar, ou até 1 hora e meia.

Quinto ponto

E estudar todas as matérias por igual? Ou seja, você estuda o mesmo tempo de história e matemática. Isso está certo? Não, você precisa priorizar matérias mais difíceis, matérias que tem mais peso no seu vestibular.

Qual é a ideia?

Você precisa pensar o que é mais importante, estudar sociologia ou biologia? Precisamos entender uma escala de prioridade entre as matérias, pois imagina estudar todas as matérias iguais… muito mais complicado.

Sexto ponto

Melhorar a interpretação de texto estudando gramática. O que você acha? Não faz nenhum sentido, certo? Interpretação de texto é melhorada com interpretação de texto, com exercícios de interpretação.

Sétimo ponto

E tirar uma soneca depois do estudo, o que você acha? São muitos benefícios, melhora bastante seu aprendizado.

Se você for estudar algo difícil de tarde, tente dormir um pouco antes, vai ajudar muito em resolver os problemas. Contudo, não exagere, o ideal é dormir até 1 hora e meia.

Oitavo ponto

Verdade ou mentira que o ideal é estudar o assunto difícil em um dia e aprender nesse dia mesmo? A verdade é que não tem como aprender um assunto difícil em um dia e fica muito mais confuso aprender assim. O ideal é espaçar o estudo.

Portanto, no dia seguinte ao seu estudo, você vai ter um esforço para relembrar o assunto, isso é o que eu mais faz ter a conexão neural e fixar o conhecimento.

Nono ponto

E estudar mais tranquilo, você acha que é bom? Aquele estudo com confiança pode não ser tão bom. Por exemplo, você relê a matéria e você está ficando familiarizado com o assunto, mas não está aprendendo de fato. É muito melhor fazer testes, exercícios e provas, que te dão a sensação de dificuldade, é assim que aprende de fato.

Décimo ponto

Esse é óbvio: intercalar foco e descanso. Pois o que acontece? Você fica muito concentrado uma hora e atingi uma parte do cérebro. Porém, é necessário colocar isso para as outras partes e interligar tudo, e isso você consegue descansando.

Isso é bastante saudável, já até falei em um podcast que matemáticos usavam muito essa técnica. Eles conseguiam respostas para problemas enquanto estavam fazendo outra coisas, sem nem pensar no problema.

Essa a lista de verdades e mentiras dos estudos, espero ter te ajudado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Até o próximo vídeo, tchau.