Ícone do site resumov

Meus 10 erros nos estudos para o ITA e medicina na USP


Hoje eu vou falar sobre o dez erros que eu cometi quando estudava para o ITA, e esse vídeo é uma resposta a um comentário aqui no YouTube!

Susane, fale sobre os seus erros do passado durante os estudos. E o que você de hoje falaria para a Suzane do passado caso pudesse dar dicas para ela desde lá do cursinho?

Essa é uma dúvida do Valadão. Então vamos lá, mas já deixa o seu like e se inscreva se você é novo aqui, e vamos começar!

Eu vou dividir esses erros em erros psicológicos, que é como eu pensava na época, e erros estratégicos, que é como eu estudava.

Então começando pelos erros psicológicos, o primeiro erro era aquele desespero quando eu errava muito, então eu via um assunto na sala e depois eu ia fazer a lista de exercício e errava muito, e aquilo para mim era um sinal de que não ia dar certo, de que eu não ia aprender, que eu não ia passar; e é um raciocínio completamente errado.

Então se eu pudesse voltar lá atrás e falar para mim:

Olha, errar é bom, aprende com o que você tá errando, aprenda isso muito bem que é isso que vai te fazer passar.  

Eu teria ficado menos mal, então era um negócio que era muito pesado, era muito tenso, e eu espero que você não esteja passando por isso que isso, porque isso não é necessário, então quando você errar lembre que isso é importante, por exemplo, quando eu comecei na turma ITA eu não sabia seno/ cosseno, eu trocava de escola a cada 6 meses e eu nunca tinha visto trigonometria, então eu cheguei lá e eu errava tudo que envolvia isso, não entendia o que era, não sabia nada!

Aí depois eu fui aprender e tal, mas esse erro me ensinava, e quanto mais no começo, mais você erra besteira, mais você erra coisas que são tão fáceis, que você deveria ter acertado. Então quando eu fui fazer Fuvest, anos depois de fazer ITA, eu errava uma questão de provas e eu achava ótimo, eu gostava, porque quando eu errava por besteira aquilo era um exercício de pensar:

O quê que eu deveria ter feito para não errar besteira, então era dar uma olhada nos meus cálculos de novo, era ter mais atenção no enunciado, o que seria necessário…

Então cada erro é uma oportunidade de você se conhecer melhor para isso não acontecer na prova.

O segundo erro psicológico também, que vai ser: comparação com os outros. Quando eu caí de paraquedas lá na turma ITA, todo mundo ia passar e eu não, eu estava muito atrás, não sabia nada, e aí eu pensei:

Nossa, eu tô muito atrás, nunca vai dar certo.

E eu ficava toda hora me comparando, e é uma coisa tão ruim que te joga muito para baixo; eu só quero que você lembre que não faz sentido, porque cada pessoa tem um horizonte de tempo, e depois que você se foi forma não importa se você se formou com 23 anos ou com 26.

Às vezes, formar depois é até bom, que você já vai mais maduro para o mercado de trabalho, você vai errar menos, você vai ver o que você quer logo, então não tem problema isso e não é para ficar se comparando com ninguém.

O terceiro erro e o último psicológico vai ser a sensação de estar toda hora perdida, eu não sabia, não tinha um plano, eu tava meio que à deriva.

Essa foi a diferença completa de como eu estudei pro ITA e para a Fuvest, e essa sensação de você tá perdido, se afogando, é muito ruim, então vamos criar um plano; que vai ser agora que eu vou falar dos erros estratégicos.

Então agora, entrando nos erros estratégicos, o quarto erro vai ser ter um método de estudo errado, e isso para mim começou por escutar todo mundo, todo mundo tinha uma opinião e eu achava que aquilo era importante eu deveria fazer!

Por exemplo, estudar por livros difíceis, para mim na época foi muito difícil porque eu tentava estudar esses livros, eu não conseguia, me sentia mal, que tava perdida; e tudo alimentava esse ciclo de infelicidade, vamos dizer assim, e isso só passou depois que eu tive a humildade de falar:

isso não tá dando certo, isso não funciona pra mim.

E aí depois que eu fui descobrir esses livros melhores para mim, e isso é uma coisa que pode acontecer com você, às vezes você já tá estudando direto por uma apostila mais difícil, quando você deveria só pegar um livro melhor, especifico  pro seu o seu nível, ou um curso online, porque no curso online o professor vai te mostrar aquilo passo a passo, aí você não precisa quebrar tanto a cabeça como eu quebrei na época.

O quinto erro vai ser: não ter um plano.

Depois de um tempo eu vi que eu tinha que criar um plano, por exemplo, eu ia estudar pela “Marta Reis”, são 500 páginas, e eu decidi fazer em dois meses, então eu dividi o número de páginas por 60 dias e fui seguindo daquela forma.

Então eu tinha aquela meta por dia de páginas, eu estudava todo dia química, porque era uma matéria que eu realmente estava muito atrasada, não sabia nada, então dava assim umas 8 a 10 páginas por dia, e claro que duas páginas de exercício eram mais difíceis que 20 de teoria, mas era assim mesmo, eu tinha que todo dia fazer exercício batalhar lá naquela matéria e até que deu deu para fazer em 60 dias, e depois eu fui para as provas.

O sezto erro era de estudar em cursinho.

Eu perdia tempo esperando começo da aula, depois o intervalo, depois a piada do professor, depois tinha a viagem do professor falando de política, e tanto tempo que eu perdia durante o dia…

Isso foi no começo, no fim do ano dos estudos eu já sabia aproveitar esses tempos, então no intervalo eu ficava estudando, ou quando trocava professor tinha lá 10 minutos, eu tava estudando, eu tava fazendo alguma questão… Quando eu tava no intervalo eu tava 100% então às vezes a gente jogava truco, às vezes a gente conversava muito e era muito legal…

O sétimo erro era tentar estudar o dia inteiro!

Depois da aula eu ia para a biblioteca, por exemplo, duas da tarde, queria ficar até oito ou dez da noite estudando, e sem intervalo; depois chegava em casa e ficava desesperada, tava muito cansada eu não tinha energia nem para tomar banho e dormir, eu deitava no sofá e depois tinha que me levantar magicamente pra dormir, era muito difícil, e isso não é uma coisa necessária, não é uma coisa positiva, então a gente tem que seguir os níveis de energia que eu falei aqui nesse vídeo do “ciclo ultradiano”.

Você vai entrar em sincronia com seu corpo, vai aprender melhor, vai ficar menos estressado, porque depois de um tempo eu vi que eu estudava, por exemplo, quatro horas direto de física, na próxima matéria eu não conseguia entender, eu não conseguia ter o mesmo gás, e eu ficava lá tentando estudar só porque eu pensava que eu tinha que estudar o dia inteiro.

Então eu tava naquela crença de que se eu não estudar 15 horas por dia eu não vou passar, e foi muito ruim, tanto que até no fim do ano quando eu já tava só fazendo provas, eu já estudava bem menos, eu passeava muito mais, e foi bem melhor.

O oitavo erro é não estudar português, eu não fazia nada de português, não gostava de assistir a aula, por isso eu continuo até hoje não recomendando, mas eu não assistia aula e nem fazia as provas.

Logo, eu não evoluía tanto em português, que é uma matéria muito bonita, talvez seja uma das matérias mais úteis, porque depois que você se forma, você tem toda hora que escrever, você tem que se expressar,  você tem que falar o português correto, porque senão não dá nem para se comunicar, então eu acho que hoje eu teria estudado mais português por livros mesmo, e principalmente teria feito mais provas, porque a minhas notas de português sempre eram muito ruins, e eu teria passado com mais tranquilidade, eu acho, se eu tivesse visto mais português, que foi um erro que não se repetiu para Fuvest.

Eu vi que pra Fuvest eu teria que ficar bom em português. Na primeira fase da Fuvest, português é a matéria mais importante.

O nono erro vai ser um erro de prova, então é um erro que eu fiz até para UNESP, mais recentemente.

Eu fui fazer o vestibular da Unesp, eu fui fazer a prova de matemática, e tinha uma questão lá que eu queria fazer, tinha que fazer custe o que custar! Então eu fiquei tão focada naquela questão, eu passei mais de meia hora tentando fazer, e aí eu deixei de fazer várias outras questões, eu deixei de voltar em questões para rever o que tinha feito, para ver se eu continuava com essa mesma ideia, para rever contas…

E eu errei muita coisa em matemática, então esse negócio de você ir fazer a prova e ficar em uma questão desesperado para fazer, custe o que custar, não presta e isso foi uma coisa que eu levei comigo, eu não preciso gabaritar a prova!

Eu posso errar umas 5 questões, por exemplo, eu posso deixar umas 5 questões sem fazer, e focar nas que eu sei, claro que eu não tô falando para você não tentar, você tem que tentar! Mas não é para passar meia hora, passa uns 5 minutos, e se não der já passa pra outra, porque você quer acertar o máximo possível de questões, não aquela questão.

E o décimo erro foi não ter estratégia e nem psicológico, que é uma coisa que agora você não vai cometer, porque eu tô te contando tudo isso e você não vai cometer os mesmos erros que eu tive!

Mesmo para o Enem, para Fuvest, para o ITA… Você pode sentar aí, passar uma tarde pensando: como que eu vou estudar? Eu vou fazer isso ou não? Eu vou fazer aquilo? Então sente aí uma tarde e faça sua estratégia, crie o seu plano, porque a gente tem que planejar, se a gente for estudando de qualquer jeito ou só seguindo o plano do curso online, aquele plano não inclui provas antigas, ele supõe que você vai estudar matéria nova até semana do Enem, mas você tem que ter um tempo para estudar as provas antigas, talvez estudar o que cai.

Mas primeiro precisa pensar numa estratégia conjunta, que é uma coisa que eu falo muito no Sniper.

Então você tem que pensar nos assuntos que cai mais, pra ver primeiro; porque às vezes se você seguir só a ordem do cursinho, pode ser que um assunto importante, você deixe para estudar na véspera da prova e você não consegue aprender, e fica estressado, chega na prova e não faz aquela questão que é até mais importante; então independentemente da prova que você vai fazer tente descobrir quais são os assuntos que caem mais, faça as questões desses assunto.

No sniper a gente analisa isso, todas essas provas a gente analisa para saber quais são os assuntos que caem mais, e aqueles mais importantes para você estudar.

Eu espero que essas dicas tenham sido úteis para você, e que você não cometa esses erros que eu cometi! Então me conta aí nos comentários se você já cometeu um, ou dois, ou vários desses erros; quais erros você já teve e se ver esses erros, eu explicando dessa forma, se te ajudou de alguma forma a não cometer mais esses erros.

Eu espero, de verdade, que tenha dado uma luz aí para não fazer a mesma coisa, porque eu lembro quão estressante é, você fica em um túnel sem luz, exatamente isso. Então eu espero ter dado uma ajudinha aí para você, e até o próximo vídeo, a gente vai se falando até semana que vem! Tchau!