Ícone do site resumov

Largou Engenharia e Passou em Medicina na Unifesp – Pedro Brito


Eu que tenho que te agradecer, pois é o sonho de todo mundo que te ouve, estar aqui hoje, falando com você, fazendo essa entrevista. Eu sonhava muito com esse momento, eu me imaginava nessa entrevista e hoje estou aqui, acho que eu nem acredito.

Conta para a gente o seu nome, onde você passou, qual curso e como foi tudo isso.

Meu nome é Pedro Brito, eu passei em medicina na UFSCAR e na Unifesp. Eu sempre quis muito medicina, desde pequeno. Quando eu era criança, eu já gostava de olhar o corpo humano, eu gosta de atlas do corpo e cresci com essa mentalidade. Porém, durante o ensino médio, isso foi mudando.

Eu fiz uma prova de bolsa pra uma escola particular e lá eu vi a realidade que era o vestibular para medicina. Tendo essa noção, eu me assustei, vendo como era concorrido. Com o passar do anos, fui deixando esse sonho de lado. Quando chegou no terceiro ano, eu desisti completamente. Fiz o ENEM, não me preparei pra medicina e passei em engenharia.

Fiquei 2 anos na engenharia, eu gostei do curso e da universidade, mas eu ouvia falar de medicina, via gente falar de vestibular e ficava com aquilo dentro de mim. Assim, veio a pandemia, a universidade parou, voltei para a casa dos meus pais e pensei que era a minha chance. Sem entender direito, comecei a pesquisar e a estudar do zero durante 2020 e 2021.

Você estudou em casa?

Isso, estudei em casa. E os primeiros 6 meses que comecei a estudar, eu estava estudando em segredo, eu não contei para os meus pais, eu não tive coragem, porque eu desisti da medicina por medo e tive que voltar atrás. Então, no primeiro momento, eu pensei em não falar para ninguém e em ver no que ia dar.

Como foi a sua preparação?

Como tinha muito tempo que eu tinha saído do ensino médio, você pesquisa como estudar e se sente um pouco perdido no começo. Tentei de tudo um pouco, foi tentativa e erro. Peguei o cronograma de um cursinho, assistia aula o dia todo, fazia alguns exercícios de fixação, mas passei a acumular matéria. Eu vi que ia revisar matéria de duas semanas atrás e não lembrava nada, isso passou a me frustrar. Comecei a fazer resumo das matérias, mas não deu certo também. Então, eu fui pulando de coisa em coisa até ver algo que funcionava.

Assim, eu cheguei nos seus vídeos, que você fala bastante sobre as fases do estudo e comecei a pensar nisso. A primeira coisa que eu fiz foi pegar um simulado e acertei 100-110 acertos, eu vi que precisava 140. Eu vi também que meu caminho era bem longo, até fiquei umas duas semanas desanimado e pensei em desistir.

No entanto, eu fiz uma análise do simulado que eu fiz e decidi me guiar pelas provas antigas, principalmente aquelas matérias que eu via que tinha somente lacunas de conteúdo.

Entretanto, esse ano eu não passei. Eu fiz ENEM e Unicamp, sendo que a Unicamp foi primeiro e eu vi que não ia passar. Então, quando fui fazer o ENEM, eu desisti da prova, não cheguei nem a fazer. E, após isso, fiquei uns 3 meses de luto, sem fazer nada.

Logo após, eu pensei em tudo, vi que não podia desistir de novo e fui voltando aos poucos, estudando 1 hora por dia e aumentando. Passei a fazer exercício físico, meditação, conheci o 1pause e tudo foi melhorando.

Aprovação

Eu não lembro a data certinha, mas foi final de janeiro que saiu a nota da Santa Casa e eu não passei, ficou tudo bem, foi mais para testar. Saiu da Famerp em seguida e eu fiquei bem longe de passar, comecei a ficar mais pessimista. Mas aí saiu o resultado do ENEM e eu vi que daria para passar em alguma faculdade. Coloquei pra UFSCAR. Eu fiquei em uma vaga de entrar e só passei na lista de espera, mas no meio tempo, saiu o resultado da UNIFESP. Eu fiquei em 87 na classificação, eu estava no barbeiro e passei a gritar lá. Mesmo estando confiante, nunca cai a ficha que você passou.

Cheguei em casa e todo mundo comemorou, foi a melhor sensação da minha vida, ver que eu tinha passado, que tudo tinha valido a pena. É bem clichê, mas não tem quem pague ver o resultado do se esforço.