Ícone do site resumov

Hábitos Atômicos: O Que Ninguém Entende Sobre MUDAR HÁBITOS


Eu não sei você, mas quando eu quis mudar hábitos na minha vida, eu sempre deixava para o futuro e pensava “ah, um dia eu vou decidir comer bem, um dia eu vou para a academia todo dia”. A primeira lição de Hábitos Atômicos é que isso não acontece. Então, as mudanças que dão certo funcionam melhorando um pouco todo dia, aquela melhora tão risória que desmerecemos, como ir para academia uma vez por semana e se acostumar.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Em todos os hábitos, temos que começar aos poucos, 1% de melhora todo dia. O que vai acontecer logo que você começa, é que você vai achar que está começando muito devagar, que não vai dar certo, etc. Isso se chama Vale da Desilusão, quando você acha que não está suficiente, que acontece por conta da sua expectativa.

Nós queremos tudo para ontem, mas precisamos nos acostumar com a mudança, pois você vai ter que mudar de dentro para fora para criar um novo hábito.

A segunda parte do livro trata de quando você quer mudar o resultado, a maioria das pessoas só se preocupam com as ações que vão levar, como estudar, fazer dieta, etc. Acontece que às vezes a sua mente tem uma crença que impede que isso funcione.

Como mudamos isso? A gente tem que mudar uma coisa mais interna, muito mais que só os processos, muda a identidade.

Por exemplo, você oferece cigarro para duas pessoas que estão parando de fumar. Uma fala “não, obrigado!” e a segunda fala “não, estou tentando parar.” Qual você acha que vai voltar a fumar? A que ainda tem identidade de fumante, a segunda.

Como mudamos a identidade? Mudando as pequenas coisas. A primeira coisa é você decidir o tipo de pessoa que você quer ser e como será sua nova identidade. Não pense só nos seus novos hábitos, pense na pessoa que você vai ser.

O segundo passo vai ser provar isso para si mesmo com pequenas vitórias. Então, com pequenas ações diárias que você mostra que isso é verdade. Por exemplo, você é um estudante que tem dificuldade em física e agora decidiu que vai estudar. Você pode criar uma identidade que gosta de estudar física.

Como você vai provar isso para si mesmo? Pegando um assunto mais fácil de física, estudando esse assunto, fazendo exercícios e automaticamente você consegue aprender e ter essa nova identidade.

Toda vez que você faz um treino, você é um atleta. Toda vez que você escreve uma página, você é um escritor. Logo, toda vez que você estuda, você é um estudante em formação.

Essa foi a ideia do vídeo de hoje, me conta nos comentários quais hábitos você está tentando mudar. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂