Ícone do site resumov

Estude com a Faca nos Dentes: Difícil, Espaçado e Intercalado.


Qual a importância de estudar com a faca nos dentes? Como estudar da forma certa, com intensidade para lidar com os obstáculos, com as dificuldades que irão aparecer? Para isso, você precisa descansar, não estude o dia inteiro e tenha lazer ou fim de semana.

Este post está em formato de vídeo abaixo:

1º – Estudo precisa ser difícil!

Se o seu estudo parece estar sendo fácil, se você sente que está rendendo. Você está estudando errado! Você está perdendo tempo! Você não está evoluindo o suficiente! E isso não é estudar com a faca nos dentes. Quando estudas do jeito certo, você sente como se fosse ‘’um tapa’’ atrás do outro. Você precisa se questionar a sua capacidade, por exemplo, ‘’Será que vou conseguir? Será que sou inteligente o suficiente?’’

Se você não está se questionando, você está estudando em um nível mais baixo do que deveria. É estranho, mas a ideia é essa, ter um estudo difícil. Então, para isso, não assista aula o dia todo, não faça resumos, não faça uma lista inteira de uma vez.

Estudar com a faca nos dentes é: fazer questões antes de se sentir pronto, por exemplo, ir para os exercícios, antes de estar pronto, explicar para alguém algo que você não entendeu ou fazer questões difíceis do que você é capaz naquele momento. Isso pode doer por parecer estar tão longe, mas é um estudo difícil que faz a diferença.

Exemplo:

Há dois grupos, o primeiro teve a sensação de aprendizado e foi o que mais esqueceu. O segundo teve a menor sensação de aprendizado, que aprendeu de uma forma mais confusa e foi o que lembrou mais. O que você escolhe?

2º – Seja forte!

Não vai ser fácil, você precisa ser forte, pois terão dias que você vai estudar, estudar e não vai ter essa sensação de aprendizado e isso tende a te jogar para baixo, mas isso não pode acontecer. Terão coisas que não são estudar com a faca nos dentes, por exemplo, não dormir, não descansar, pois o sono e o descanso são essenciais para um bom estudo. É mais essa a ideia da intensidade, da qualidade, por isso tem muita gente que sai de doze horas para oito horas de estudo por dia e é um negócio muito mais intenso, muito mais difícil e que aprende muito mais em menos tempo. Então, assim, é essa ideia.

Outra ideia que ‘’não é estudar com a faca nos dentes’’, não é prática intensiva. O que é prática intensiva? Prática intensiva é a coisa mais comum do mundo. É como na escola, no cursinho, na faculdade. Todo mundo só sabe estudar se for por prática intensiva. E a forma mais comum é você fazer a lista inteira. Por exemplo, ‘‘eu vou acabar essa lista hoje, custe o que custar, porque hoje eu vou dormir com a sensação de missão cumprida, vou dar check no meu planner que eu acabei essa lista” e é a coisa mais besta que você pode fazer, porque todo esse gás excessivo que você deu nessa lista hoje, você vai perder, você vai esquecer.

Tem uma coisa que se chama “sobreaprendizado”, que é o estudo extra que você faz que não vai te dar retenção. Teve um estudo em que eles analisaram alunos fazendo três questões ou nove questões de probabilidade de um teorema que eles acabaram de ensinar. E quem fez nove questões não teve desempenho maior de quem fez três questões algumas semanas depois.

A prática intensiva é uma falsa segurança, porque você acha assim “ah, eu acabei o capítulo, eu aprendi isso”, e é aquela ideia também de que acabar a matéria vai me fazer passar na prova ou acabar a matéria vai me fazer acertar na prova. ‘’O que eu estudar aqui, eu vou acertar. E não é isso!’’

Para você pegar uma memória de curto prazo, consolidar e transformar em memória de longo prazo, você vai precisar de dias, de pelo menos horas, onde você não vai conseguir fazer tudo de uma vez. A sua memória não foi feita para você aprender um negócio em um dia, a não ser que seja muito importante para você, que é algo de vida ou morte. Mas, normalmente, os estudos não são vida ou morte, então, o seu cérebro não vai ver importância nisso, ainda mais se você vê só uma vez.

Hoje vimos a base do que não é estudar com a faca nos dentes. E lembre-se destas três coisas: a prática espaçada, a prática variada e a prática intercalada. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem.