Ícone do site resumov

ESTUDAR EM JULHO OU TIRAR FÉRIAS? (A VERDADE)


Hoje eu vou falar os prós e contras de tirar ou não férias e como lidar com os contras de cada escolha. Então, roda a vinheta e vamos conversar.

Talvez na sua escola tenha férias ou, se você estuda em casa, você está secretamente pensando em tirar algumas semanas de férias.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Olha, existem vantagens: você volta renovado, volta com muito mais energia, você cuida da sua saúde mental, então você descansa realmente.

Dessa forma, você volta com muito gás e aprende com mais facilidade, além de aproveitar mais a vida.

Aproveita também o friozinho de julho e a vida como um todo.

Contudo, também tem os contras. O principal é você não evoluir no seu planejamento, como não fazer provas antigas, não ver matéria nova, não faz revisão, etc. Isso pode ser uma coisa ruim quando você pensar, uns dois dias antes da prova, que você poderia ter estudado mais.

E uma coisa muito ruim também é a sensação de culpa por não estar estudando. Logo, às vezes você não consegue nem se divertir, nem estudar e ainda fica com essa sensação de “ai, nossa, deveria estar estudando”. Isso pode ser bem ruim!

Outro problema é que quando você tira férias, na hora que você volta a estudar, você não tem pique ainda, então é preciso de uns dias pra pegar meio que no tranco e conseguir estudar todas as horas que você estipulou.

Agora, vamos ver os pros e contras de não tirar férias.

Prós: você avança na matérias, você pode revisar mais, fazer mais provas antigas, mas vão ter 2 contras.

Contras: o primeiro vai ser em geral a saúde mental, então você não vai descansar e às vezes isso se torna em um cansaço profundo.

O outro contra é que você não recupera energia para o segundo semestre. No segundo semestre você vai precisar estudar muito mais e vai ter a prova mesmo. Portanto, é preciso que você esteja super bem de saúde, de vitalidade, de disposição e pronto pra estudar.

Então, nesse ponto, não tirar férias é muito ruim. Por não recuperar essa energia.

Agora, vou falar como lidar com esses contras.

Então, como lidar com essa falta de energia que você pode ter se continuar estudando. Qual que vai ser a ideia?

Você estudar menos que o normal. Logo, você não precisa estudar de 8 da manha até 10 da noite. Não, cria um estudo mais tranquilo. Pode ser um mais eficaz, com provas antigas, menos leitura e teoria, por exemplo. Mais direto ao ponto, que você possa terminar o em 6 horas.

No tempo livre você pode se divertir, assistir uma série, fazer um exercício, etc.

Você pode também criar um novo projeto, como criar um projeto de fazer yoga, andar de skate, fazer musculação, algo que te dê essa energia física pra fazer o projeto intelectual.

Pensa em fazer uma mini férias, por exemplo, uma ou duas semanas descansando. Uma semana em que você mude de lugar e estude em outros lugares, algo mais prazeroso.

E agora o que fazer se você tirar férias?

A primeira coisa vai ser planejar sua férias.

Então, não tire férias pra assistir série na netflix, sério mesmo. Desse jeito, você não descansa. A ideia das férias é realmente mudar tudo, revirar sua vida. Algo que te dá energia, vitalidade e saúde.

Uma ideia, caso você não possa sair ou fazer algo muito diferente, é continuar estudando, pois é melhor. Mas, se puder, tire essas férias, faça uma viagem, etc, algo que mude sua rotina.

É pra tirar as férias sem sentir culpa, pensa que você está descansando propositalmente pra depois voltar com muito mais energia, com muito mais gás.

E quando as férias acaberem e você for voltar?

Pense em criar um planejamento crescente. Portanto, no primeiro dia você estuda, por exemplo, 4 horas. No segundo, 5 horas, e vai aumentando. Pra não pegar no tranco de um dia pro outro.

E agora vou falar minha opinião pessoal. Eu acho que é legal tirar uma semana de férias, ou no máximo duas. Aproveitar bastante esse tempo, ser uma férias pra você esquecer mesmo dos livros, esquecer das provas, curtir o momento mesmo.

Se você for levar algum livro pras férias, leva algo bem leve. E caso você não leia, não se culpe caso você não leia ele.

Essa é a duração que eu acho legal, uma ou duas semanas. Quando você tira o mês inteiro, é muito tempo, pode ser muito ruim, não precisa de tudo isso. 10 dias seria o tempo ideal. Com esse tempo já dá pra você viajar, mudar a rotina, fazer algo bem legal.

Se sua escola tira o mês inteiro de férias, tira umas duas semanas para estudar em casa, revisar com listas de exercícios ou provas antigas, fazer redação, etc.

Essas foram as dicas, eu espero que tenha te dado uma luz nessa decisão tão importante. Me conta nos comentários se você vai tirar férias ou não e o que você está pensando sobre isso.

Aproveita pra curtir e compartilhar o canal com um amigo. Me ajuda a crescer o canal e ficarei muito grata. Muito obrigada por assistir!

O mundo precisa da habilidade que só você tem, tchau 🙂