Ícone do site resumov

ESTUDANTES QUE SABEM ESTUDAR (eu não acreditei no que eu vi)


Atendendo a pedidos: aqui vai o vídeo do estudante que sabe estudar.

Então, hoje a gente vai ver como estuda o estudando que sabe estudar. Vamos pegar o exemplo da Maria:

Primeiro passo

A Maria vai pra aula, assiste aula de manhã e sabe que tudo aquilo que ela tá assistindo não necessariamente faz ela está realmente aprendendo, só entendendo, que é o primeiro passo pra aprender. Ela sabe que vai aprender mesmo fazendo exercícios.

Esse vídeo está em formato de vídeo abaixo:

É como se o aprendizado do assunto fosse um quebra-cabeça e as aulas vão te dar algumas peças de lugares chave que vão te ajudar depois a completar essas lacunas com o estudo ativo.

Quando acabar as aulas, não adiantar assistir mais aulas ou ler teoria. O que vai fazer você adicionar muitas peças mesmo vai ser fazer exercícios.

Segundo passo

Em casa, após a aula, a Maria vai fazer exercícios. Não resumos, exercícios. Porém, antes de começar a lista do assunto das matérias do dia, ela pensa:

“Que legal seria se eu fizesse duas questões da matéria anterior…”.

Ou seja, em vez de começar pela lista do assunto do dia, ela faz duas questões do assunto anterior. Assim, o assunto novo já entra no cérebro sendo puxado pelo conhecimento anterior, deixando-o fresco e contextualizando.

Dessa forma, a Maria não fica só na teoria, ela vai direto para o exercícios e ela mistura exercícios de vários assuntos. Assim, fica tudo super fresco.

Primeiro princípio foi: ler não é estudar, assistir aula não é estudar.

Estudar vai ser você completar as lacunas do conhecimento, vai ser você fazer exercícios, explicando para alguém, montando casos e problemas na sua cabeça, etc.

O princípio 2 vai ser buscar a ideia geral. Então, quando a Maria vai estudar um assunto novo, ela sabe que não precisa aprender tudo de uma vez, todos os detalhes. O objetivo é pegar a ideia geral e só depois se preocupar os detalhes.

O que vai acontecer é que você vai ver a ideia geral e ir direto para a teoria. Nos exercícios, você vai ver que não sabe alguns detalhes, aí você volta na teoria e preenche essa lacuna. A teoria vai depender dos exercícios e vice-versa, é algo que cresce junto.

É como um ciclo, onde você erra questões, vai atrás desse conhecimento e acertar/erra novas questões até errar bem poucas. A base teórica vem conforme você precisa daquilo.

Sempre um pouco de teoria, um pouco de exercícios, um pouco de teoria, um pouco de exercício.

Você pode fazer um pedaço do capítulo, um pedaço de exercício, sempre intercalando; ou pode ler os títulos do capítulo (pegando a ideia geral) e já vai pro exercício, voltando quando necessário.

Esse é um método que eu utilizo no sniper.

Caso você queira saber mais sobre isso, clique aqui para ir para o treinamento gratuito.

Agora um exemplo para quem faz cursinho online. Vamos supor que você faça Ferreto, você vai fazer os exercícios de manipulação junto com o professor, sem esperar acabar a aula para fazer os exercícios.

O princípio 3 do estudante que sabe estudar é a consistência. Ele sabe que não adianta seguir essas dicas por uma ou duas semanas, tem que ser sempre, meses e meses.

Isso é o mais difícil, pois é muito fácil parar de estudar e perder o hábito.

Estude toda semana da melhor maneira possível!

A dica é começar devagar e perceber que você consegue fazer o que se propôs a fazer. Assim, vai passar a fazer metas mais audaciosas e continuar cumprindo, mudando primeiramente a sua identidade.

O princípio quatro vai ser o planejamento. Isso você pode pensar em 3 fases, que eu já falei em outros posts e vídeos.

O principal para o vestibular vai ser fazer as provas antigas. Sempre planejar com essas fases até a prova, colocando o que você vai fazer em cada mês, como você vai estudar cada matéria.

O estudante que sabe estudar é o que parou um pouco e analisou tudo, planejou. O principal para o vestibular são as provas antigas.

Agora vamos fazer um resumo. A primeira coisa é não dar tanta importância às aulas.

O segundo ponto é sempre estar fazendo revisões e relacionando os assuntos novos.

Outra dica que eu poderia deixar é ver a melhor forma de estudo pra você, mas pra isso é necessário sair da zona de conforto. Então, sempre se pergunte: Será que estou estudando da melhor maneira possível?

Espero que você tenha aprendido algo nesse vídeo e tenha se visto na Maria, pois essa é a ideia.

Dá uma olhada nos treinamentos e no Sniper de Questões. Espero que você consiga continuar estudando, pois o mundo precisa da habilidade que só você tem. Tchau 🙂