Ícone do site resumov

O Segredo do Alto Desempenho nos Estudos: ESTADO DE FLUXO


Oito da manhã, você senta para estudar matemática. Justo hoje que os vizinhos fizeram barulho, você não conseguiu dormir e está cansada… Ou está bem, não ficou cansado depois do almoço e agora, a próxima atividade, é maratona de história, sendo que você conseguiria estudar física, uma bem difícil. Será que você precisa seguir mesmo seu quadro horário? A verdade é que não, você pode seguir o seu estado mental!

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

A verdade é que os estados mentais influenciam drasticamente a quantidade de energia para completar uma tarefa. 

Digamos que você esteja super feliz, alegre, descansado. Quando você vai fazer uma tarefa difícil, ela não leva tanto tempo e você não vai gastar toda a sua energia nesse processo. Agora, compara com outro dia, em que você está super para baixo, você está cansado. Quanto tempo você acha que você vai levar para fazer uma tarefa difícil? Uma tarefa super desafiante? Bem mais tempo, certo?

Dessa forma, faz mais sentido ser trocado. Na tarefa fácil, como maratona de humanas, não importa tanto se você está super feliz ou se você está para baixo, você vai levar mais ou menos o mesmo tempo. Então, muitas vezes, para videoaulas você não precisa estar super disposto.

Curva de Flow do Mihaly

É possível pensar na Curva de Flow do Mihaly Csikszentmihaly, que é a seguinte: Tem a dificuldade da tarefa e a sua habilidade. Existe um canal no meio que é o ideal, onde você deve ficar.

acontece? Existe um canal aqui no meio, mais ou menos assim, que ele fala que é o ideal você sempre ficar aqui no meio, apesar de precisar sair dele de vez em quando.

Quando a atividade está muito acima da sua habilidade e você tem muita dificuldade, é normal sentir ansidedade e pânico. Porém, do outro lado, na parte mais fácil, por exemplo, assistindo uma videoaula, o normal é sentir tédio. Portanto, a ideia é ficar na parte do meio, nesse “Flow”, é ir mais para cima (tarefa mais difícil) quando você estiver bem e ir mais para baixo (mais fácil) quando estiver cansado ou indisposto.

Claro, isso aqui não é tudo, é preciso tentar aumentar o nível de energia, tentar dormir bem, fazer exercício físico, aquelas coisas de sempre… Mas mesmo fazendo tudo isso, a sua energia ainda varia ao longo do dia, varia na semana também.

Variar uma dificuldade mais complicada e complexa com uma atividade mais razoável é a chave para se manter no Flow.

A gente pode pensar também em termos de matéria favorita e matéria que você não gosta. Geralmente, a favorita vai ficar embaixo, nessa parte de baixo do Canal de Flow, e a matéria que você não gosta vai ficar mais acima, sempre pensando em intercalar.

Colocando o Flow na prática

Quando você está cansado, você tentar colocar um estudo mais difícil, vai te levar a esgotamento. E se você tiver mais pra baixo, quando estudar algo tranquilo, você mantém o estudo em movimento, você continua aprendendo, mesmo que menos.

Obviamente que isso possui parênteses. Se você se vê toda hora na parte mais baixa, na parte triste, é importante mudar algumas coisas. 

Questões para você prestar atenção:

Tudo isso deve ser pensado para que você consiga se manter no Flow: se você está bem, se sua rotina está te ajudando, se você varia aulas e provas, se você está descansando o suficiente, se está fazendo exercícios, etc.

Se pensarmos sobre isso na semana, você vai ver que possui mais energia na segunda e terça e ela vai caindo ao longo da semana até chegar no nível mais baixo, no sábado ou domingo. 

Assim, o erro mais comum é colocar simulado, prova antiga e correção na sexta ou sábado, que você poderia fazer no começo da semana, quando tem mais energia. Entretanto, não é para mudar toda sua vida por isso, mas perceba como está sua energia, talvez a sua dificuldade em manter o estudo esteja justamente nisso.

Assim, agora você vai pensar em aplicar tudo isso que conversamos, tentar ficar no canal do Flow. Ou seja, sempre entre a ansiedade muito grande e o tédio, também muito grande. 

Trabalhar de acordo com a sua energia e considerando o que você está afim de fazer, não só o que você planejou, pois isso pode ser alterado.

Às vezes, colocamos uma lista enorme de coisas para fazer e o que estamos querendo, até mais importante, a gente deixa de lado por não estar na lista. Então, tudo é também parte dessa questão de você se escutar, de você se entender, se perdoar quando você não quer estudar algo difícil e também se cuidar, se você passar por fases mais para baixo, mais desmotivadas. 

Essa é a ideia de hoje, eu espero ter ajudado, de verdade, porque isso é uma coisa que eu faço na minha vida e eu tentava fazer nos estudos também. Eu acho, de verdade, que transforma a sua vida de estudante.

Bons estudos pra você. continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa de habilidades que só você tem. Beijos e até o próximo post, tchau!