Ícone do site resumov

Dá tempo de PASSAR no ENEM começando a estudar AGORA?


Dá tempo de aprender o suficiente para passar no Enem? Pra um dado curso, passar vai depender de duas coisas: A sua base, ou seja, o que você já estudou e como você vai estudar agora. E essa porcentagem vai depender de quanto tempo falta para a prova. Então, se fosse no começo do ano, a sua base importaria muito menos. E como você vai estudar esse ano influencia muito mais. Faltando poucos meses para a prova, a sua base passa a ser mais importante. Inclusive, na semana da prova, tudo o que importa é a sua base. E quanto mais concorrido é o curso, maior vai ser esse círculo inteiro.

Assim, você se pergunta: como aproveitar melhor esse tempo? Antes de te contar isso, quero fazer um parêntesis, que é o seguinte: Um estudo 100% focado na véspera pode ser perigoso. Porque é como se você colocasse um objetivo de curto prazo para um lado, que é passar esse ano.

Na prática, você vai fazer três coisas: Prova sem base, assuntos que mais caem sem base e decoreba de equações sem base. Mas acaba que, se não der certo, esse pode ser um objetivo desalinhado com o passar no ano que vem. Acaba que dá o dobro de trabalho, perde tempo e dá mais sensação de frustração. E é o que acontece com muita gente que estuda pra prova. Então, tem todo gás pra estudar, esse estudo de véspera, aí a prova passa e para de estudar. Aí depois estuda de novo para outra prova, a prova passa e para de estudar.

Objetivos Alinhados

Logo, o que eu proponho para você? Você alinhar nos seus objetivos. Então, alinha agora essa primeira prova com o ano que vem, caso não dê certo. E assim você ganha muito mais aprendizado, você enfatiza as matérias principais, você tem mais tranquilidade no processo e menos retrabalho. Então, é bem legal essa ideia e, principalmente, vai ter a consistência. Então, essa é a ideia que eu queria deixar primeiro aqui nesse estudo de véspera. Alinhe o seu estudo agora esse ano pra um possível estudo ano que vem. Porque muita gente não passa de primeira ou mesmo em seis meses e aí isso quer dizer o que? Que você vai desistir depois? Não, quer dizer que você vai continuar estudando. 

E quanto mais você não precisa começar do zero pro ano que vem, melhor. Sempre pensando no seu eu do futuro.

Focar nas matérias mais importantes

Então, pensando em alinhar esse ano com o ano que vem, qual é a coisa mais importante que eu acho? Focar nas duas matérias mais importantes do Enem, que são matemática e redação. Então, foca, assim, muito nessas matérias… Como se, sabe, como se tudo dependesse delas. Então, indo nessa ideia de alinhar, o que acontece no estudo véspera, sabe? No estudo assim “agora ou nunca”, em que você tenta estudar todas as matérias mais ou menos por igual, ou então sem muita relevância maior pra algumas e meio que sai atirando para todos os lados. Você quer aprender física, química, biologia, matemática, história, geografia… E, assim, é muita coisa de uma vez. 

E não dá pra evoluir tanto em todas as matérias em tão poucos meses. Então, o que eu acho que dá muito certo e se precisar vai te ajudar muito no ano que vem, é focar nas matérias principais. É pensar, assim, “matemática” e gabaritar matemática, acertar o máximo possível dessa matéria. Redação também.

Dessa forma, se você pegar essas duas matérias e focar boa parte do seu tempo em matemática e redação, ano que vem, se precisar estudar, você já vai estar meses na frente do que quem tenta fazer tudo de uma vez. Aí você pensa: “Tá, mas aí eu tenho mais tempo, posso estudar mais”. Aí você escolhe, por exemplo, mais uma de natureza, mais uma de humanas. E você vai pincelando no seu quadro-horário as outras matérias pra ir evoluindo também e chegar bem na prova, ou seja, se você focar em matemática, redação e for pincelando algumas outras matérias, é muito mais provável que dê certo esse ano e no ano que vem. 

Organizando por Grupos

Dito isso, o que a gente pode fazer em matemática? A gente pode organizar por grupos. Grupo um, grupos dois, grupo três, os assuntos mais importantes. Logo, grupos um são os assuntos que mais caem e são mais importantes pela TRI. Desse modo, são aqueles assuntos que você tem que acertar, que você tem que fazer provas extras pra garantir que você vai acertar eles, porque vão te dar muito mais pontos pela TRI.

O grupo dois vão ser assuntos um pouco mais avançados, que você vai vendo em paralelo a fazer provas do grupo um. E, finalmente, o grupo três vai ser assuntos pra deixar pra depois, por último.

Sniper de Questões

E se você quiser entrar em detalhes sobre como organizar essa preparação por grupos, para focar no que é mais importante, no que mais cai, no mais fácil, primeiro eu mostro lá no Sniper de Questões para matemática, física, química, biologia… Para todas as matérias pro Enem. 

Não é Motivo para Não Estudar

Outra coisa: Ter poucos meses para prova não é motivo pra não estudar. É igual àquela ideia da dieta só segunda-feira. Não, começa dieta logo na sexta, sábado, qualquer dia! E essa é a ideia aqui, você ganha muitos meses e pode, sim, passar. Você pode evoluir bastante, de repente, passar esse ano ou, se não der, já estar superpreparado para começar o ano que vem com pé direito, já com base nas matérias principais como matemática. 

Portanto, essa ideia do vídeo de hoje, espero que você tenha gostado. Continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem. E a gente vê aqui no próximo post. Tchau.