Ícone do site resumov

Curso Online ou Presencial: Prós e Contras


O que é melhor: Ir pra escola ou sentar na sua mesa? Ver a tela do computador ou um quadro branco Então hoje nós vamos começar sobre oito prós e contras do cursinho e do curso online. Quero te ajudar a tomar a melhor decisão ou confirmar a decisão que você já fez. 

Quesito 1: Tempo

O primeiro quesito vai ser o Tempo. No curso online basta abrir o computador. Não precisa se arrumar, não precisa trocar de roupa, não precisa nem escovar os dentes. Já no presencial, você precisa, sim, se arrumar e tem o tempo de deslocamento. Essa ida e vinda do cursinho. Então, o ganhador aqui, o que te faz perder menos tempo é o curso online.

Quesito 2: Facilidade de Organização

Agora, o quesito dois é a Facilidade de Organização. Então, o quanto você precisa se planejar. No presencial você não precisa, basicamente, organizar nada. É só ir pra escolar, assistir às aulas, fazer a lista ou, pelo menos, uma parte da lista e pronto. Já no curso online, tudo fica por sua conta. Então, as matérias que você vai assistir e a ordem que você vai seguir, se vai fazer frentes ou não, como vai fazer essas listas, como vai fazer sua revisão. Então, acaba que você tem muito mais liberdade; mas também precisa se organizar melhor. Então, em termos de facilidade de organização, o ganhador aqui é o cursinho. 

Quesito 3: Personalização

Agora, o terceiro ponto é a Personalização. Então, onde você consegue personalizar mais o seu estudo pra priorizar o que você mais precisa? Não o que trezentas pessoas precisam. E aí que vem a grande diferença. Porque no online você consegue priorizar as matérias mais importantes pra você ou as matérias que você precisa ver agora, os assuntos que você ainda não viu. Então, em vez de esperar chegar lá no fim do ano pra mostrar aquele assunto de eletromag que você não viu; não, você pode já priorizar esse assunto desde o começo do ano. Ou você consegue priorizar provas antigas e, com base nos seus erros em provas, assistir às aulas só dos assuntos que teve dúvida ou que não lembra tão bem.

Então, o curso online, ele abre um mundo de personalização. Você escolhe realmente o que você precisa. Não um pacote fechado do cursinho presencial que é entregue pra trezentas pessoas com a esperança de ser o melhor possível. Então, o presencial, ele é mais engessado, mais difícil de mudar, ele é um cronograma pra todo mundo. O presencial é uma caixinha que você não consegue mudar. Então, o ganhador em termos de priorização é o curso online. 

Quesito 4: Monitoria

Então, o quarto quesito é a Monitoria. E aqui, como você deve imaginar, o curso presencial tem vantagem. Então, é muito diferente você ir lá na sala dos monitores e, sabe, sentar na mesa junto com a pessoa que vai te ensinar e ela te ensinar no papel ali na frente. É muito diferente de alguém fazer isso online. Então, é preciso reconhecer que, nesse ponto, é muito melhor fazer curso presencial. E melhor ainda quando é o professor, a professora te contando como fazer tal coisa, como resolver uma questão. Ou como solucionar aquele erro que você sempre tem. Então, assim, nesse quesito é muito melhor o curso presencial. E, inclusive, é uma ideia pra quem faz um cursinho presencial; mas você tem a liberdade de não assistir todas as aulas e pode aproveitar, principalmente, a monitoria. Então o ganhador: curso presencial.

Quesito 5: Custo

O quinto quesito é sobre o custo. O custo de um curso online não é, assim, nem metade de uma mensalidade do cursinho. E, assim, muitas vezes não chega a ser um décimo da mensalidade do cursinho. Principalmente os mais caros, os mais chiques. É uma coisa até que democratiza e você tem acesso a professores muito bons de qualquer lugar do Brasil. Você não precisa se mudar pra São Paulo, se mudar pra grandes centros. Não, você tem acesso em qualquer lugar. Então o ganhador: curso online.

Quesito 6: Motivação

Então agora o sexto quesito: Motivação. Esse é um pouco mais difícil de falar. Mas tem uma coisa que acontece quando você está em uma turma. Então, uma turma presencial. Você meio que entra no bonde andando, você entra na energia da turma. Sabe, os professores, os colegas, todo mundo converge pra um certo caminho. E acaba que você se sente mais motivado. Porque você é parte desse grupo e todo mundo está indo no mesmo objetivo. Então, você está vendo que o seu colega está fazendo a lista da apostila, você vai fazer também. Ou o simulado aos sábados, todo mundo está estudando… Você vai também! Então, é mais fácil se manter motivado indo junto, nesse mesmo bonde, com os seus colegas. 

No online isso pode ser mais difícil. Então, no online não vai ter essa questão da energia da turma; não vai ter um colega que está estudando a mesma coisa que você, que você pode trocar uma ideia. Então, no online, vai ser preciso se automotivar, sempre ter muita clareza de porque você está estudando e lidar com desafios, sabe, é um pouco diferente. Então, eu acho que, nesse quesito, o cursinho trás, sim, maior motivação. E por isso ele é o vencedor desse quesito. 

Ah, e um ponto importante é que isso vale em cursinhos muito bons. Porque tem cursinho por aí que, assim, são muitas pessoas na sala e acaba que não motiva ninguém. Então você só vê, assim, duzentas outras pessoas e não existe essa energia da turma. Só existe a competição. E é até o próximo ponto. Mas, enfim, dependendo, se for um cursinho muito legal, com uma turma entrosada, com professores legais, que incentivam; e todo mundo indo pro mesmo caminho, então, sim, o cursinho é o ganhador desse quesito.

Quesito 7: Saúde mental

Agora, o sétimo ponto: Saúde Mental. E agora? Então, esse é o mais controverso, eu deixei logo pro final. E assim, o que acontece? No curso online você não tem competição direta; você não tem bullying de professores, nem de colegas; você não tem ninguém falando que você não é capaz; não tem ninguém falando que só aquela outra pessoa vai passar e mais ninguém; não tem comparação com quem foi zero um do simulado. Porque, assim, são pessoas da internet, você não conhece, sabe, não tem um impacto direto, não tem um ambiente pesado. 

Por outro lado, em muitos cursinhos, tem esse ambiente, assim, de competição, de quem foi … Qual número do simulado. Ou, às vezes, até de professores falando que, se a pessoa tem dificuldade de aprender isso aqui, ela nunca vai passar ou “na minha época…” quando falavam que mulheres não passavam no ITA. Então, o cursinho, muitas vezes, pode ser bem ruim. Um ambiente bem ruim, bem pesado pra saúde mental. 

Mas, assim, nem todo mundo é suscetível. Tem pessoas que nem se importam. Que vão lá aprender e nem… Sabe, não acontece nada com essa pessoa. E também, tem outros cursinhos que são mais legais, que são preocupados com a saúde mental dos alunos, em que os professores motivam, que eles são amigos, sabe, que eles vão, meio que, cuidar de você também. Ou melhor, os psicólogos vão fazer isso; mas os professores, eles são mais acolhedores. 

Então, tem esses dois lados. Eu acho que é difícil bater o martelo e falar “Olha, todo cursinho é assim ou… Sabe? Não tem como. Então, eu queria meio que fazer um empate aqui, porque vão ter cursinhos que é mais difícil ter uma boa saúde mental; já tem outros que vão te ajudar mais nesse processo. Então, mais do que falar “Todos os cursinhos são assim”, a ideia é analisar qual cursinho é assim e qual não é, pra você fazer. 

E muitas vezes, também não é preto e branco. Então, dentro de um mesmo cursinho pode ter vários aspectos. Então, pode ter aquele professor que te incentiva, aquele professor que tira as suas dúvidas, que, sabe, fala “Olha, vai lá! Você vai conseguir!”. E também podem ter outros que vão falar o contrário, ou pessoas que vão falar o contrário, é um ambiente de competição. Então, é mais um jogo, assim, tem várias coisas que estão acontecendo, várias nuances. E muitas vezes também a gente precisa ser forte, porque não vai existir um ambiente perfeito e essas dificuldades, elas também vão preparando você pro futuro. 

Quesito 8: Aprovações

E, por último, o resultado dos alunos; ou seja, Aprovações. Então, quem aprova mais? Então, procurando na internet, você acha aprovados tanto de cursinho quanto de curso online. Então, é muito difícil falar quem aprova mais. Porque a gente não sabe direito quem está realmente se dedicando em cada um e quem passou exatamente por causa do cursinho, quem passou exatamente por causa do curso online.

Então, eu tendo a achar que o mais importante é o compromisso do aluno, o esforço do aluno, é saber como estudar. E, assim, nos dois, eu acho que depende mais como você vai estudar em casa com aquilo que você aprendeu, tanto no curso presencial, quanto no online, do que realmente o curso em si. Porque, olha só, o que importa muito são as provas antigas que você faz, análises de erros, remoção de lacunas. E isso é depois da aula. Então vamos pensar nisso aqui como um empate também. Então, tem aprovações nos dois.

Minha experiência

Então, por exemplo, eu já fiz os dois. E eu acho que os dois valeram a pena nos momentos diferentes de vida. Então, por exemplo, pro ITA, eu fiz um cursinho, no segundo ano do ensino médio e no terceiro ano. E, assim, eu não teria como evoluir tanto sem esse cursinho. Então, eu saí de não saber Seno ou Cosseno, Log, sabe, passar de um lado pro outro na equação e em dois anos tirar oito na prova do ITA. Então, assim, foi uma evolução muito grande. Eu acho que eu não teria conseguido sem um apoio muito próximo de professores, de colegas, sabe, estudando na minha casa, na minha mesa. Eu sinto que eu precisava disso. E também, foi uma época em que não tinha internet, assim, como hoje, não existiam cursos online. Então, é difícil falar também por esse sentido; mas foi muito positivo ter feito um cursinho pra um vestibular tão difícil quanto o ITA. Agora, pro ENEM, eu sinto que isso não necessariamente precisa ser assim. Então, dá pra estudar pro ENEM online, sem tantos problemas quanto pro ITA. 

Já depois, anos depois, eu fui estudar pra Medicina na USP e UNICAMP. E aí eu fiz curso online. Fiz alguns, vários cursos online, na verdade; eu ia fazendo uma matéria em cada. E assim, eu já tinha base de exatas, eu já tinha maturidade de como estudar, eu já conseguia analisar o meu aprendizado. Então, foi outra experiência. E, assim, eu não queria perder tempo indo e voltando de algum lugar porque essa uma hora eu poderia alocar pra estudar. Então, com certeza, nessa época, foi melhor o curso online. 

O que eu recomendo

Se você vai começar do zero, não sabe nada, nem o nome dos assuntos, nada. E sente que precisa dessa energia da turma. E não tem nada de errado com isso. Isso é uma coisa que acontece mesmo. Você sente que precisa entrar nessa turma com o seu caderno e ir lá ver o professor. Se você é essa pessoa, vá pro cursinho. Então, tenta um cursinho e tenta seguir. Já, se você também está começando, mas você já tem mais clareza do que você quer, já sente que consegue se organizar, tem disciplina e não abre mão do tempo perdido, então provavelmente é melhor o curso online. 

E aí, pra quem já tem base boa, eu acho que aqui é a maior diferença. Porque quando você já tem uma base boa, o que você tem que fazer é priorizar o que você ainda não viu, preencher lacunas teóricas que ainda existem e focar muito em provas. Então, quando você já tem essa base boa, não faz sentido você ir em um cursinho presencial ou online e assistir tudo de novo. Então a gente tem que, sabe, escolher só alguns assuntos que faltam; não todos. Então, isso é muito mais fácil de fazer no curso online, dá pra fazer no presencial também, só assistindo algumas aulas; mas, em geral, é bem mais fácil no online. É só escolher os módulos, as aulas que você quer assistir.

Então essa, pra mim, é a maior vantagem do curso online. É você poder priorizar o que mais aumenta a nota pra você. Então essa foi a ideia da comparação entre o curso online e presencial. E aproveita pra curtir se você gostou. Me conta também: Você concorda? Ou discorda? Me conta aí embaixo e a gente vai conversando. 

Então, por hoje é isso, continue indo atrás dos seus sonhos, o mundo precisa da habilidade que só você tem! E a gente se vê aqui, no próximo post, tchau!