Ícone do site resumov

Curso online ou cursinho presencial: O que é melhor?


Hoje a gente vai tomar um café e eu vou te contar o que é bom e o que é ruim nos cursos online e presencial, além de o que é melhor para as três fases do estudo. Se você ainda não conhece essas 3 fases, dê uma olhada no vídeo abaixo.

Curso Presencial

Então, começando pelo curso presencial, a maior vantagem é que ele te dá toda a estrutura, ou seja, tem o professor e o monitor pra tirarem dúvidas, tem a professora de redação pra corrigir… Esse é o ponto mais forte dos cursos presenciais, não são nem as aulas, são essas estruturas. Entretanto, essas são vantagens que dão pra suprir, a redação você pode mandar para o Projeto Redação e monitoria você pode fazer no seu curso online.

É bom, também, no curso presencial, quando você precisa de alguém segurando a sua mão, quando você está muito inseguro e precisa de alguém como:

Olha, estuda isso aqui, estuda aquilo ali, e vamos lá!

Nesse ponto, pode ser bom. Porém, nem tudo são flores, tem também as desvantagens.  A maior desvantagem é que ensina todo mundo da mesma forma, então o aluno que tá começando e o aluno que já tá perto de passar são ensinados praticamente da mesma forma; tem alguns cursinhos que separam em turmas, mas mesmo você ficando na turma do seu nível, acaba que o que é passado na aula, não é o que você precisa.

Esse post está em formato de vídeo abaixo:

Logo, por exemplo, às vezes você precisa de mais ênfase em matemática e menos em história, mas a grade de história é muito alta e a grade de matemática não é tão boa, e fora isso você precisa do estudo ativo, treinando com exercícios, coisa que você não tem muita possibilidade no cursinho, de assistir menos aulas (ou assistir uma aula na velocidade 2.0), de condensar essa matéria.

Dessa maneira, ao ensinar todo mundo da mesma forma, é como se fosse um sapato de número 37, que não cabe nem no que usa 35, nem no que usa 40. Logo, fica esse negócio que não é bem adaptado pra sua realidade e é isso que os cursos online resolvem ou que buscam resolver.

Outra desvantagem é que se você ficou doente ou faltou por algum motivo, não dá pra reassistir, além de perder tempo indo e voltando do cursinho, e que a maior característica do cursinho presencial  é o estudo passivo, é você ficar assistindo aula, ficar olhando o professor. Isso não é aprendizado, aprendizado é quando você digere a informação, quando resolve exercício, e não assistindo aula.

O que aparece também (dentro das desvantagens) é que às vezes é um ambiente muito competitivo, em que você se sente dentro daquele ranking de quem está melhor nos simulados, de quem vai passar, de quem não vai passar; e aquilo não é verdade, pois várias vezes os primeiros colocados do ranking não passam e outros que nem estavam entre os primeiros são aprovados.

Então, isso só vai ser bom pro aluno que já está razoável e consegue ver aquela competitividade de maneira positiva, mas pra maioria não vai ser bom, pra maioria que vê seu nome lá embaixo e que falta tanto, vai dar um desespero, ou então, você já está entre os primeiros lugares e acha “ah, já estou muito bom”, e relaxa, já nem estuda mais, é um negócio que nem sempre dá certo.

Outra coisa é o cansaço. Você assiste aula o dia inteiro, acaba que quando você sai da aula, não tem mais nem energia, parece que foi drenada. Isso era uma coisa que eu sentia muito,  foi por isso que eu decidi parar de assistir aula na metade do ano, quando eu estava estudando pro ITA.

Nossa, não dá mais, é horrível esse negócio de assistir aula. Eu vou estudar sozinha e conforme eu for tendo dúvidas, eu pergunto para o professor ou para os monitores. Isso que eu fiz na época e foi muito bom.

Curso online

Então, agora falando do curso online, ele tem várias vantagens. A maior que eu acho é que você pode aprender exatamente o que precisa. Logo, por exemplo, se você precisa mais de matemática, você pode dar mais ênfase em matemática, pode ter mais aulas de matemática, rever as aulas, fazer exercícios, e estudar menos as matérias que você já acabou; ou focar só em provas naquelas matérias que você já está em um nível maior.

Isso é uma coisa que vai acelerar muito a sua aprovação, porque ao resolver exatamente a lacuna do seu conhecimento, é como se você deixasse o quebra-cabeça todo pronto pra prova, como se você pegasse um sapato do seu número.

Ao estudar online, você pode também ter um estudo mais ativo, porque é você que define, você é o senhor do navio, você define sua estratégia. Logo, você pode pensar assim:

Ah, vou assistir meia hora de videoaula e depois meia hora de exercícios.

Nesse caso, não tem nem combate! Porque você vai evoluir muito mais rápido, vai aprender o que precisa pra prova e tem aquela sensação de evolução, porque você tá vendo que tá resolvendo questão de prova.

E o que é ruim nos cursos online?

A primeira coisa é a falta de interação. Então, você não tem aquela interação humana, não tem um amigo (a) pra ficar conversando, pra bater papo, pra dividir essa tensão, porque esse é um momento tenso; mas ao mesmo tempo não tem ninguém pra você ficar se comparando diretamente, nem ninguém falando “ah, como eu sou bom!”, não tem isso.

O que é preciso pra dar certo em um curso online?

A primeira coisa, nessa quesito, é a organização. Você tem que se organizar, tem que ter sua disciplina, e muitas vezes o mais importante pra disciplina é ter um sistema, um sistema que te mostre evolução, porque você sempre fica motivado com uma coisa que tá indo bem, já quando você vê que está indo mal, começa a fica chato.

Logo, sempre que você ver sua solução “olha, eu tô andando, tô vendo progresso”, você vai se mantendo motivado. Então, faça um sistema progressivo, crescente, que você começa estudando menos e vai aumentando, e sempre vendo o seu progresso. Assim, vai ser mais fácil de manter a motivação.

É legal também ler um livro de como estudar ou assinar Sniper de Questões (http://sniperdequestoes.com.br), que é onde eu mostro como montar essa estratégia. Às vezes a gente quer estudar de qualquer jeito e acaba perdendo o maior tempo, estudando com métodos errados, que é uma coisa que só atrapalha. Então, principalmente se você for fazer curso online, considere fazer algum curso de como estudar ou alguma coisa sobre isso.

Agora, o que é preciso pra dar certo em um curso presencial?

Precisar de mais hora de estudo ativo.

O que exatamente é isso?

Você vai sair da aula do cursinho e a ideia não é que vá pra casa ler a teoria ou estudar lendo, a ideia é que você vá logo para os exercícios, porque é no exercício que você consolida o que acabou de aprender. Então, se você faz cursinho presencial é ainda mais importante chegar em casa e fazer exercícios ou provas.

Já o que acho que é melhor quando você já está na fase 2 ou 3?

Nesse momento, é melhor estudar sozinho mesmo, é pegar um curso online, livros ou apostilas e tentar focar você sozinho no que você mais precisa, e conforme você for tendo dúvidas, vá tirando na videoaula. Então, é um estudo que pode ser mais leve, mais fluido do que ir pro cursinho assistir aquele bando de aulas.

Se eu fosse estudar hoje, eu com certeza faria o curso online. Pra quem trabalha, o ideal é fazer curso online, não tem nem dúvida! Porque com o curso online, você estuda as matérias que mais precisa nas videoaulas, depois você tem tempo pra estudar sozinho.

Se você trabalhar, por exemplo, de 08:00 às 18:00 e ainda for pro cursinho, você não vai aprender nada, você vai pra aula e ter a ilusão que está aprendendo, mas não vai aprender, porque pra aprender mesmo, você precisa exercitar, você precisa pensar sobre aquele assunto mais vezes, e não só ficar assistindo aula.

Então, se você trabalha, o ideal é fazer curso online, você estuda no fim de semana, dá o seu gás, que dá certo!

Foi o que eu fiz quando eu estava estudando pra medicina. Eu trabalhava, então não tinha nem como pensar em fazer cursinho. E quem já tá mais de um ano no cursinho, pense em estudar sozinho, você pode focar no que mais precisa.

Às vezes você está na aula de um assunto que você já sabe ou um assunto que você precise só de um detalhezinho, precisa só revisar, é uma perda de tempo. SAI DESSA AULA E VAI ESTUDAR SOZINHO.

Já quem acabou de sair do ensino médio, tem uma base boa e não quer se estressar com uma organização, quer um negocio que já tá prontinho, aí você vai pro cursinho, tenta acompanhar o máximo possível, faz as listas, faz o simulados, e no segundo semestre foca nas provas; mas não passe 2-3 anos no cursinho, porque vai ser só tempo perdido, porque o que alimenta essa indústria de cursinho é a pessoa não passar e continuar lá ano após ano, que é uma coisa que não é necessária. Deveriam até falar:

“olha, você já fez 2 anos aqui, não faça mais, estude em casa só com provas antigas”

Mas eles não falam isso, o que é triste. Então, quando você já faz 2 anos de cursinho, no terceiro ano vá estudar sozinho, vá focar em provas antigas, vá fazer simulados, vá aprender o que você não sabe, e não vê tudo aquilo de novo, usar aquele sapato errado de novo, que não vai te ajudar.

O que você achou?

Você vai fazer o quê?

Vai fazer curso online ou curso presencial?

Me conta no comentários e obrigada por estar aqui! Nossa, o canal tá crescendo tanto, eu tô tão feliz, então obrigada por participar disso e até a próxima semana.

Bons estudos pra você e até o próximo vídeo, quarta-feira.