Ícone do site resumov

Conversa PÓS-ENEM com dudow


Olá, pessoal! Hoje a gente decidiu fazer um vídeo falando como foi esse momento de provas, como foi passar por tudo isso. Eu trouxe o Kleber do canal Dudow para ele falar sobre isso com a gente.

Conheça o 1pause.

Mentalidade após o vestibular

A diferença no pensamento quando você passa é que você pensa que tudo está resolvido e nem sempre está, mas a sensação é essa e é muito boa.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Já quando não passamos, a sensação é muito ruim no primeiro momento e ela continua muito ruim se não tomamos uma atitude diferente que mude o curso das coisas.

Antes de prestar, nunca temos certeza, a gente pensa que vai ser o pior. Mas não desistir significa um pouco passar por coisas ruins.

Eu lembro que quando fui fazer ITA no segundo ano do ensino médio, como treineira, apesar de já querer passar. Foi muito bom não ter conseguido fazer, chegar lá e não fazer as questões, pois esse fracasso foi muito importante, ele que me fazia estudar quando cansada.

Não digo para você sempre estudar quando estiver cansado, ache um equilíbrio, às vezes, mesmo cansado, o estudo pode render, outras vezes não.

Eu estudava muito, estudava até nos finais de semana, mas sempre dormia bem, dormia cedo, pois é no sono que a memorização se consolida.

Eu não sei se é pior deixar de passar por muito ou por pouco. Quando você passar por pouco, é “poxa, não passei só por causa desse detalhe” e quando você não passa por muito, você acha que falta pouca coisa, mas muitas vezes não é o que acontece.

Além disso, quando você passa por pouco, você estuda menos e não passa de novo. Às vezes, se sentir mal após fazer a prova e não sentir confiança, pode ser bom para te impulsionar a estudar mais. Isso vale para quando errar questões de provas antigas.

Mentalidade diante do erro

Você só consegue fazer uma preparação diferenciada quando passa a ignorar o acerto e focar no erro. Tem que aprender essa habilidade de ver o erro de forma positiva.

Essa mentalidade de que errar é muito ruim e te faz menor, vem da escola, que mostrou pra você que errando você tira nota baixa e não é suficiente. A partir disso, você começa a colocar o seu erro como uma doença que precisa ser extirpada, aí você cola para não errar, chuta, faz de tudo para evitar o erro.

Se você não estiver na fronteira do seu conhecimento, você não avança nunca.

Isso dói, doí errar, mas temos que lidar com isso. É sair da zona de conforto, talvez falar em público, gravar vídeo, etc. Você precisa ver o lado bom de errar, você descobre o que ainda não sabe e abre uma porta para aprender.

A ideia não é só errar por errar, é justamente ir atrás desse conhecimento que você não possui. Às vezes, aprender na hora não é suficiente, fazer a questão no dia seguinte e errar de novo é super comum.

Mentalidade para fazer as metas

Existem mudanças que você consegue operar em algumas horas, em alguns minutos o perfil do processo muda, mas tem coisas que não. Essa sensação de fracasso surge muitas vezes quando colocamos um prazo errado/menor para que as coisas sejam solucionadas.

Por exemplo, você não passou no ITA no segundo ano e quer em um mês estar preparado, vai ser um fracasso. Se você está estabelecendo uma meta errada para quando começar a construir seus resultados, vai sempre bater no fracasso, por isso metas curtas são metas que constroem metas longas.

Ah, daqui um ano, eu quero passar no Enem.

Isso não é uma meta, é um sonho. Esse sonho vai ser construído pelo o que você vai fazer hoje e hoje pode ser mudado somente uma pequena coisa. Com maturidade você vai calejando, você percebe que não vai conseguir mudar tão rápido quanto gostaria, você precisa se dar tempo. A partir disso, você irá mudar e fazer coisas que não imaginava que seria capaz.

Às vezes, quando você começa a estudar, tudo parece difícil e impossível. Depois de um tempo, começamos a pensar “nossa, eu sou mais inteligente do que eu pensava”. Quanto mais você faz isso, mais vai facilitando.

Essa questão fica a vida inteira com você, aprender a lidar com essas problemas, medos, preocupações, etc. Está tudo junto, faz parte do que você vai usar na vida depois.

Sabe o vestibular?

Ele nada mais é que o seu primeiro desafio na sua vida, disputar com outras pessoas e mostrar algo diferente do que mostrava em uma sala comum, pois na escola você só tirava uma nota suficiente e passava, independente da nota dos outros alunos.

Portante, estudem e sonhem, independente da dificuldade, tente sempre superar os desafios. Não existem sonhos grandes demais, existem aqueles que merecem uma atenção e um trabalho maior, mas sonhe e corra atrás.

Então, essa foi a ideia do vídeo de hoje, nos vemos no próximo. Tchau 🙂