Ícone do site resumov

Como você estudaria se fosse o primeiro lugar


Eu quero fazer uma pergunta bem básica, que é a seguinte: eu quero que você pense que daqui a um ano você descobre que foi o primeiro lugar no vestibular… você está no futuro, abre a lista de aprovados e você foi o primeiro lugar. Vamos supor que isso é verdade, o que você no futuro vendo isso  falaria pra você hoje?

Então, seu eu do futuro vai falar assim:

Nossa, pra chegar até aqui sendo o primeiro lugar, a gente precisou mudar isso.

Você mudou isso, isso e isso; e conseguiu aprender dessa forma, conseguiu esse desempenho. Logo, o que mudaria na sua vida, que atitude você teria, se fosse o primeiro lugar, o melhor na prova?

Esse é um exercício muito legal e dá pra aplicar em todas as áreas.

Então, qual seria a sua atitude se você fosse o primeiro lugar? Qual seria a sua atitude se você fosse o melhor do mundo no que você faz?

Portanto, pensa comigo o que mudaria nos seus estudos, o que mudaria na sua vida, pra você conseguir ter uma nota incrível?

Essa pergunta abre muitas possibilidades, porque tem coisa que a gente nem imagina que a gente possa melhorar e que a gente pode sim melhorar! Então, a ideia vai ser isso, se pergunte que horas você acordaria,  como você usaria o celular, que gás você teria pra estudar, quanto tempo você passaria no Facebook.

Pensa tudo isso, porque a gente pode pensar em só passar, em ficar na lista de espera ou só estar entre as vagas, mas e se der um pouquinho errado?

Então, vamos pensar bem alto, não vamos pensar em ficar na lista de espera e nem nos últimos.

É claro que não precisa ser o primeiro lugar, tanto o último quanto o primeiro entram e a ideia é só estar entre os primeiros, mas pensar bem alto é uma coisa que vai te garantir chegar lá, porque se a gente pensar pela rabeira, pensar “ah, eu vou estar entre os aprovados”, é mais provável que você tenha um desempenho um pouco menor, então vamos pensar em chegar lá gabaritando.

Esse texto está em formato de vídeo abaixo:

Para chegar nesse nível, o que você precisa fazer?

Se você focar em gabaritar, em ser o melhor possível, o que vai acontecer?

Se der um pouquinho errado, você ainda vai estar dentro das vagas. Logo, ir com esse sangue nos olhos e com a faca nos dentes, pensando em ser o melhor possível, é uma coisa que vai fazer você chegar lá com muito mais facilidade, você vai ter muito mais energia, mais gás pra estudar mesmo sem vontade, mesmo quando você não quer, isso vai fazer muita diferença.

Então, não é nem uma questão de competir, a gente não está competindo, mesmo porque quando você vê 300 candidatos por vaga, na verdade não é isso. A concorrência, na verdade, vai ser a procrastinação, a disciplina, vai ser enrolar pra começar a estudar, vai ser estudar menos do que poderia, as redes sociais. Assim, a concorrência não são as outras pessoas, a concorrência é interna.

Você pode ser o seu melhor amigo ou pode ser a sua maior concorrência.

Esse exercício vai te mostrar isso, vai te mostrar o que está alinhado com a aprovação, o que está alinhado com ser o melhor possível, com estudar da melhor forma, e o que está desalinhado com isso, o que está te levando pra baixo,  o que está te fazendo não estudar.

Quando eu vi essa pergunta… essa pergunta não foi eu que criei, foi uma empreendedora americana chamada Marie Forleo, e a pergunta original dela é: “O que você faria, como você agiria se fosse o melhor do mundo no que você faz?”.

Quando eu escutei ela falando isso, eu fiquei “nossa, isso mudou a minha vida!”, porque eu encarei tudo de uma forma completamente diferente. Então, eu tinha um blog e eu não via de uma forma tão profissional. Pra mim aquilo era mais um hobby: falar como estudar.

Depois que eu vi isso, eu fiquei pensando assim:

E se eu desenvolvesse isso como uma empresa, como um negócio, e tivesse a ideia de levar essa informação para muitas pessoas, como seria?

Não no sentido de concorrer, não é isso, não é concorrer com as outras pessoas, ou ser melhor que as outras pessoas, é ser o melhor que você pode! E ao ser o melhor que você pode, muitas vezes vai ser, naquela sua área, o melhor possível. É isso que eu quero mostrar pra vocês. Então, a gente se perguntar isso é muito legal!

Às vezes você está fazendo outras coisas, está vendo um filme, lendo alguma coisa e surge uma ideia:

Ah, se eu estudar de tal hora a tal hora, vai ser melhor, vou conseguir aprender mais; ou se eu fizer exercício físico, eu terei mais energia pra estudar.

Tem essa frase do Aristóteles que é perfeita: Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.

Então, a excelência é o que você vai fazer no dia a dia, e essa vai ser a resposta dessa pergunta.

Portanto, o que você vai mudar, o que você precisa fazer pra ser o melhor do mundo?

Qual vai ser sua atitude pra ser o primeiro lugar, pra ter uma nota incrível?

Esse é o dever de casa de hoje, é isso o que você vai pensar; e eu espero que você não pense só hoje. Essa é uma pergunta pra você guardar consigo, pra se perguntar assim de vez em quando, porque ela é uma sementinha de uma coisa gigante que você pode se tornar. Isso é algo que não se limita aos estudos.

Então, pra você ser uma pessoa de alto desempenho, não precisa pensar só nos estudos, pode pensar também como você vai ser mais feliz, como você vai gostar mais do que está fazendo, do que está estudando. Fazer essas perguntas abrem tantas possibilidades de mudança positiva, que a gente nem tem ideia.

É um momento também de superar crenças, às vezes a gente acha que não consegue. Por exemplo, quando eu criei o resumov, eu pensei “eu vou fazer só texto”; eu já conhecia o youtube, mas eu pensei:

Jamais eu vou fazer algum vídeo! Eu sou horrível em vídeo, eu não sei falar na câmera.

Eu fiquei com isso por quase 3 anos, então eu demorei pra superar esse pensamento, e agora eu adoro fazer vídeos, eu nem quero mais só escrever, quero logo falar aqui na câmera.

Esse é um exemplo de como essa pergunta me ajudou, logo quando eu escutei isso dela eu pensei: “nossa, tenho que melhorar isso que eu tô fazendo, eu vou fazer um podcast, vou fazer um youtube…”, isso mudou a minha vida. Portanto, eu espero que mude a sua também agora nos estudos, e você que você chegue onde você quer chegar.

Uma coisa também é pensar na entrevista que você vai fazer comigo quando você passar. Você vai passar, a gente vai conversar e você vai me contar exatamente essas mudanças que você está fazendo pra ser aprovado no vestibular que você quer.

Então é isso, um vídeo curtinho só pra dar essa ideia. Tudo de bom pra você, tudo de bom nos seus estudos, e agora vou pedir 3 favores pra você:

o primeiro é curtir. O segundo é comentar, então, me conta o que você achou dessa pergunta e o que vai mudar na sua vida, porque eu quero muito saber! E a terceira é se você puder compartilhar com algum amigo, eu ficaria muito feliz.

É isso, um abraço, até o próximo vídeo 🙂