Ícone do site resumov

Como ter mais energia para estudar: ciclo ultradiano


O dia tem 24 horas, mas se a gente for pensar, dá pra estudar no máximo umas 9 horas; e uma coisa que a gente quase nunca pensa é a energia que você vai colocar nessas horas. Então, uma hora de estudo com muita energia, muita concentração, é melhor do que três horas com uma energia bem ruinzinha. A ideia desse vídeo agora vai ser analisar a energia com foco de sincronizar o seus períodos de máxima energia com o de máximo estudo, pra você aproveitar melhor a sua energia.

Aproveite para curtir o vídeo, se inscrever, se você ainda não se inscreveu; e ativar o sininho pra você receber notificação de novos vídeos.

Então, quando a gente pensa em um sistema físico, a energia está relacionada a capacidade de realizar trabalho ou de fazer alguma ação. Aqui pro estudo, isso vai ser estudar, estudar com bem gás e energia.

Existem vários ritmos biológicos, tem uma área da biologia que estuda esses ritmos do corpo humano ou de outros animais. Logo, tem o ritmo de sono, o ritmo de piscadas dos olhos, e para produtividade nós temos um ciclo específico que é chamado de ciclo ultradiano de atividade e descanso.

É um ciclo que começa e termina ininterruptamente, então dura de 80 a 120 minutos e acontece o dia inteiro, que vai ser um revezamento de 90 minutos de atividade focada com 20 minutos de descanso.

O que acontece é que a gente não sabe que existe essa variação, a gente começa a estudar e continua estudando mesmo quando a gente deveria ter parado pro descanso. Isso faz com que a energia que poderia voltar a crescer no descanso só caia, então você não faz o ciclo e sua energia só cai.

A ideia vai ser sincronizar nesse máximo estudo o estudo mais focado e deixar o descanso pra você se revigorar. Pra descobrir isso, os pesquisadores pegaram medidas fisiológicas, então batimentos cardíacos, níveis hormonais, níveis de cortisol, atividade cerebral, capacidade de concentração… Tudo isso é pensando pra maximizar a sua atividade, a sua concentração.

Uma coisa que você pode observar é o sinal de quando você poderia começar a fazer intervalo. Os sinais incluem:

Vamos ver a anatomia do ciclo ultradiano. A ideia é que a atividade começa e com ela sua concentração começa a aumentar no começo desse ciclo, ela atinge o máximo mais ou menos na metade. Então, considerando um tempo de atividade de 90 minutos, o seu pico vai estar em 45 minutos; e depois dessa primeira parte da onda, você vai precisar de um descanso pra recuperar sua energia e fazer mais um ciclo de novo.

Ao ver isso, você percebe que não adianta estudar 3 horas uma matéria, é completamente contraprodutivo, você tem que fazer esses ciclos ao longo do dia. Até mesmo pensando em um ciclo, sabendo que o máximo da sua energia está no meio do ciclo, você pode pegar aquele conteúdo mais difícil, por exemplo provas antigas ou listas de exercícios, pra fazer no meio do ciclo.

Logo, você começa fazendo uma revisão, assistindo vídeo aula e no fim do estudo você revisa, faz um flash card. Assim, você tem um ciclo de máximo desempenho pra essa sessão de estudos.

Para isso, você precisa se estudar, se entender. Você tem que entender duas coisas:

1- Qual a hora certa de começar o intervalo.

Isso você vai perceber ao estudar, o seu ciclo vai ser de 90 minutos ou de mais tempo ou de menos tempo, vai ser uma hora ou uma hora e meia? Você analisa isso e vê qual o intervalo ideal. Essa é a primeira coisa.

2- Entender como funciona dentro do seu ciclo.

Então, quando, dentro dessa sessão de estudos, você está com máximo de concentração? Porque isso é sagrado, isso precisa ser protegido, é o momento perfeito pra você estudar, não é o momento de você está com o celular do lado e perder essa concentração valiosíssima. Logo, você respeita essa sua energia.

Depois, no intervalo, precisa ser revigorante. Precisa ser intervalo muito bom, que te faça voltar a estudar depois; então você pode, por exemplo, ouvir uma música, dançar no seu quarto sem ninguém ver (haha), você pode fazer alguma coisa que você gosta muito, nem que seja ficar deitado na cama pensando na vida, pensando em como vai ser, esse tipo de coisa.

Contudo, não faça algo que talvez te canse mais, como ficar vendo o feed do instagram, faça algo que realmente te relaxe, pra você voltar a estudar com gás, com energia. Uma ótima ideia é fazer meditação, fazer respiração guiada, deitar mesmo e descansar, ou fazer algum exercício físico, também é uma ótima ideia.

Gente, tudo isso que eu estou falando pra vocês, na verdade, eu vivi isso tantas vezes. Eu tentava estudar, na época do ITA, física a tarde toda, desde uma até 6 da tarde, e era um negócio muito ruim, porque depois de um tempo não rende mais, e não tem ninguém pra falar pra gente:

Olha, você não tem que fazer isso, você tem que mudar como você está fazendo.

Depois de um tempo, eu vi que:

 Nossa, não dá certo isso, eu vou estudar no máximo duas horas.

E é isso que eu recomendo. É melhor pensar nesse estudo energético, nesse estudo focado, do que passar várias horas mais ou menos, então perceba isso no seu estudo. A gente quer fazer um sprint e um descanso, um sprint e um descanso, ou seja, uma corrida e um descanso.

Claro que o estudo o dia inteiro não vai ser tão ativo assim, vai ter momento que você vai só ficar só vendo videoaula de história, alguma coisa assim. Mas pense no seu estudo como algo focado, que você precisa proteger e que você vai sincronizar. Por exemplo, você vai sincronizar aquele estudo de manhã, que é aquele estudo que você ainda não perdeu energia nenhuma, que você dormiu, acordou e está super bem.

Dessa forma, você estuda de manhã as matérias mais difíceis e já resolve aquele assunto. Isso tudo seguindo o seu ciclo ultradiano de descanso e atividade. Faz o seu descanso, volta de novo, e isso tudo você vai vendo ao longo do dia como uma onda; e é ótimo você ter consciência da sua própria energia, porque não tem como ficar concentrado o dia inteiro, isso não existe.

É legal também ver a variação da sua energia e colocar atividades específicas. Às vezes, por exemplo, depois de dois ciclos desse de alta concentração, como de matemática e biologia, você decide pegar uma matéria mais leve, porque você vai se recuperar ainda mais.

Portanto, essa é uma ideia, veja sua energia, como ela varia ao longo do dia, como ela varia durante a sessão de estudos, coloque a atividade mais preciosa, a atividade que vai te trazer mais retorno, nos momentos de pico, quando você tem mais energia mais concentração. Isso vai te ajudar a aprender melhor, porque você está alinhando uma coisa com a outra, você não está perdendo energia, não está perdendo seu tempo.

Então, você pode até pensar como uma onda no mar. Vê o surfista, ele surfa com a onda vem, logo, quando a onda vier, você estuda, se concentra e aproveita aquela onde. Já quando não tem onda, quando o mar está parado, você descansa, você fica na prancha olhando o mar.

Inclusive, se você surfa, me dá uma dica, como que começa a surfar? A gente chega em uma praia e fala com alguém? Tem escola de surf? Como que funciona? Me conta, pois eu sempre quis saber e eu acho muito legal quem surfa.

Enfim, você surfar essa sua onda dos estudos e descansar, então pensa como se fosse uma onda mesmo. Vem a onda, você pega ela, depois descansa, depois vem outra onde e você vai junto com ela. Dessa forma, você lida com o seu dia de estudos, sincronizando. Porque não adianta a gente ficar se sentindo mal querendo estudar mais e mais, sendo que na verdade o melhor é você seguir o seu corpo.

Existem coisas que podemos fazer para aumentar o nosso nível de energia, como, por exemplo, dormir melhor, se alimentar bem, fazer exercício físico, e isso tudo eu vou fazer em um vídeo separado.

Hoje a ideia é foi mostrar essa sincronia, então pensa em sincronizar momentos de alta energia com matérias mais difíceis, e não esqueça do intervalo, ele tem que ser revigorante, de repente até algo que te lembra do teu propósito, como uma meditação, uma visualização, algo que te faça estudar com mais gás depois.

Então, eu falei da energia, e se você quiser saber como aplicar essa energia da melhor forma, ou como estudar cada matéria, por exemplo, eu te convido a conhecer o Sniper de Questões. Eu fiz um vídeo explicando como é, pra quem é, como funciona, etc. Dá uma olhada, vídeo abaixo:

Tem uma frase que é muito legal, e ela é assim:

O que você achou desse vídeo? Eu espero que tenha ajudado, que tenha te dado uma luz de como ter mais energia nos estudos. Gente, pro canal crescer, eu preciso muito da sua ajuda. Pra você, não vai dar muito trabalho, mas pra mim, vai ser tudo. Que vai ser deixar um comentário, você pode deixar um ponto e posta, já vou saber que foi para me ajudar.

E curtir e compartilhar com algum amigo para o canal crescer. Então, é isso, eu te agradeço muito por assistir e a gente se vê no próximo vídeo 🙂